Mykonos - Grécia
Faz parte do arquipélago das Cíclades, um grupo de ilhas do Mar Egeu. Tem uma área de 86 km² e uma altitude máxima de 364 m. É composta principalmente de rocha de granito e tem pouca água. Em 2002, possuía uma população de aproximadamente 6200 habitantes. No post de hoje, vamos conhecer um pouco mais de Mykonos, uma das mais belas ilhas da Grécia, cuja capital tem o mesmo nome, situada na costa oeste da ilha. Faz parte da periferia do Egeu Meridional. Estão preparados para viajar novamente? Então vamos nessa!
Mykonos é uma das mais belas ilhas da Grécia |
História
Achados arqueológicos indicam que os jônios chegaram a Mykonos no começo do século XI a.C.. Descobertas mais recentes revelaram reminiscências de tribos do período Neolítico. Na mitologia grega, Mykonos foi o local da batalha entre Zeus e os Gigantes. A ilha recebeu o nome do filho do deus Apolo, Mykonos. Na Antiguidade, Mykonos, graças à sua proximidade com a populosa ilha de Delos (situada a cerca de 2 km da mesma) foi uma importante fonte de suprimento e possivelmente um local de refúgio para os moradores desta.
Hoje, Mykonos é uma ilha bastante cosmopolita, graças a ter se tornado destino, nas últimas décadas, de visitantes do jet set internacional. Muitas celebridades gregas e internacionais têm residências de verão na ilha, e frequentemente podem ser vistas nas belas casinhas brancas da ilha ou em tavernas locais. As belas praias da ilha também atraem praticantes de windsurf e nudismo. Há 10.134 habitantes de acordo com o censo de 2011, a maioria dos quais vive na maior cidade, Mykonos, que fica na costa oeste. A cidade também é conhecida como Chora (ou seja, a cidade em grego, seguindo a prática comum na Grécia quando o nome da própria ilha é igual ao nome da cidade principal).
O apelido de Mykonos é "A Ilha dos Ventos". O turismo é uma grande indústria e Mykonos é conhecida por sua vibrante vida noturna e por ser um destino gay-friendly com muitos estabelecimentos voltados para a comunidade LGBT.
Prefeitura de Mykonos |
Geografia & Clima
A ilha tem uma área de 85,5 quilômetros quadrados (33,0 sq mi) e se eleva a uma altitude de 341 metros (1.119 pés) em seu ponto mais alto. Ele está situado a 150 quilômetros (93 milhas) a leste de Atenas, no Mar Egeu. A ilha não possui rios, mas vários riachos sazonais, dois dos quais foram convertidos em reservatórios. A ilha é composta maioritariamente por granito e o terreno é bastante rochoso com muitas zonas erodidas pelos fortes ventos. Argila e barita de alta qualidade, um mineral usado como lubrificante na perfuração de petróleo, foram extraídas no lado leste de Mykonos até o final do século XX.
Vista panorâmica do Porto de Chora, em Mykonos |
Produz 4.500 metros cúbicos (160.000 pés cúbicos) de água por dia, por osmose reversa da água do mar, a fim de atender às necessidades de sua população e visitantes. A ilha tem uma população de quase 12.500 habitantes, a maioria dos quais vive na principal cidade de Chora. Mykonos tem um clima mediterrâneo. O sol brilha por até 300 dias por ano. A estação das chuvas vai de outubro a março. Segue o padrão típico da região e cresce em meados do outono e termina no início do verão.
Por causa do vento sazonal "meltemi" (semelhante ao das outras ilhas Cíclades), os dias de verão são secos, ensolarados e agradáveis. Os invernos em geral são amenos e úmidos, com muitos dias de sol até no meio do inverno. A neve é rara e não fica muito tempo no chão quando cai
Mykonos no inverno: neve é rara por lá |
Economia
Por ser uma ilha grega, a economia de Mykonos está intimamente ligada à do mar. No entanto, com o aumento do turismo, ela desempenha um papel menor durante o verão.
Vista da cidade de Mykonos
Gastronomia
As comidas em Mykonos são memoráveis. Seus grandes destaques são as excelentes matérias primas. Alguns ingredientes dão água na boca de qualquer turista, como o queijo feta, o azeite, mel, tomate e os peixes. Além, é claro, do iogurte deles. A gastronomia da ilha é uma das mais deliciosas da Grécia. Mykonos é uma fiel representante da comida grega, tendo influências de Turquia e Itália. A ilha oferece pratos confeccionados com produtos frescos. Havendo mesmo quem defenda que por muito que se tente copiar as receitas, estas nunca ficarão iguais, pois a qualidade dos alimentos/produtos não será de todo o mesmo que existe na ilha.
Um dos pratos que se pode comer em toda a Grécia é o Gyros, que mais não é do que carne assada num espeto vertical, servida com pão pita, geralmente acompanhado de molho Tzatziki. Nesta receita, a carne não é cozinhada no espeto vertical para puder ser confeccionado em casa. A receita dessa delícia está no site Tasty Kitchen.
Baklava Mykonos, o prato principal da cidade |
Pontos Turísticos
- BIBLIOTECA MUNICIPAL: Uma mansão do século 18 que abriga mais de 8.000 volumes e uma vasta coleção de fotografias, documentos e moedas das Cíclades e selos antigos dos séculos 18 e 19, bem como esboços e livros da biblioteca pessoal do artista americano John Ratekin. A Biblioteca Municipal está localizada na Praça Ayia Kyriaki na principal cidade de Chora.
- PETROS, O PELICANO: Uma velha celebridade da orla da cidade, "Petros" é o mascote oficial de Mykonos há mais de 60 anos. Ele fixou residência permanente na ilha após uma tempestade em 1954 e após sua morte os ilhéus elegeram um sucessor para continuar seu legado até hoje.
Pelicano em Mkyonos |
- MOINHOS DE VENTO DE MKYONOS: Os moinhos de vento são uma característica marcante da paisagem de Mykonos. Existem muitos espalhados pela ilha, mas a maioria está concentrada na cidade principal de Chora. O famoso "Kato Mili" em Chora (grego para moinhos inferiores), fica em uma fileira em uma colina com vista para o mar para aproveitar os fortes ventos do norte. Com acabamento em madeira e palha, os moinhos de vento foram construídos pelos venezianos no século XVI para moer farinha e permaneceram em uso até o início do século XX. Muitos foram reformados e restaurados para servir como casas para os habitantes locais e como abóbadas de vários documentos do patrimônio de Mykonos.
Um dos moinhos de vento de Mykonos |
- LITTLE VENICE: São fileiras de casas de pescadores se alinham à beira-mar com suas varandas penduradas sobre o mar. O primeiro deles foi construído em meados do século XVIII. Eles pertenciam originalmente a mercadores ou capitães ricos e as pequenas portas do porão que davam acesso direto ao mar e às áreas de armazenamento subterrâneo levavam as pessoas a acreditar que os proprietários eram secretamente piratas. Algumas das casas já foram convertidas em bares e cafés e pequenas lojas e galerias. A pequena Veneza é considerada um dos locais mais românticos da ilha e muitas pessoas se reúnem ali para assistir ao pôr do sol. A área atrai muitos artistas que vêm pintar o litoral pitoresco.
Little Venice |
Praia de Elia, em Mykonos |
Comentários
Postar um comentário