O Just Travel está de volta com mais um especial! Desta vez, vamos falar mais sobre uma das maiores tragédias da história da humanidade. O acidente na usina de Chernobyl, na Ucrânia, que ficou marcado como o maior desastre nuclear de toda a história. 32 anos depois do ocorrido, o blog vai contar a história de algumas das cidades que sofreram (e ainda sofrem) com as consequências da radiação. Pripyat, a cidade que foi construída para servir de lar para os trabalhadores da usina nuclear e seus familiares, e que hoje é uma cidade fantasma. Chernobyl, a cidade que deu nome à central, além da Bielorrúsia e de Upsala, cidada sueca onde foram detectados níveis altíssimos de radiação, provenientes da Ucrânia.
|
Pripyat é hoje uma cidade fantasma |
PRIPYAT - UCRÂNIA
Cidade-modelo da extinta União Soviética, foi fundada em 4 de fevereiro de 1970, para abrigar os trabalhadores da usina nuclear de Chernobyl e seus familiares. Situada no norte da Ucrânia, faz fronteira com a Bielorrúsia (ou Belarus, como você preferir) e fica próxima da central nuclear. Foi proclamada oficialmente como cidade apenas 9 anos depois de sua fundação. Porém, com o maior desastre nuclear da história, foi abandonada em 1986. Hoje, é uma cidade fantasma, que ficou fechada para visitação desde aquela época, só sendo aberta para visitas depois de 25 anos passados da tragédia nuclear.
|
"Sarcófago" construído para cobrir o reator 4. Hoje, a estrutura ganhou uma nova cobertura |
Atualmente, apenas três pessoas vivem na cidade, mas bem idosos. Hoje em dia, a cidade possui muitos apartamentos e instalações abandonadas. Em alguns lugares, a radiação é muito alta. Perto do reator 4, por exemplo, só é permitido ficar, no máximo, 15 minutos. No parque de diversões, que jamais foi inaugurado, a radioatividade também é bastante alta. A usina de Chernobyl foi desativada definitivamente em dezembro de 2000. Para se ter noção da tragédia, o acidente nuclear de Chernobyl espalhou 200 toneladas de material radioativo, o equivalente a 500 bombas de Hiroshima.
|
Parque de diversões em Pripyat jamais foi inaugurado |
O acidente aconteceu no dia 26 de abril de 1986. Uma falha no resfriamento durante uma bateria de testes causou a explosão do reator número 4. Os habitantes de Pripyat só foram evacuados da cidade depois de 36 horas do desastre.
Comentários
Postar um comentário