Perth - Austrália

Com uma população de 2 milhões de habitantes (2016), ocupa a quarta posição entre as maiores cidades do país, com uma taxa de crescimento consistentemente acima da média nacional. É também uma das metrópoles mais isoladas de todo o planeta e um importante centro comercial e industrial do país. Foi fundada em 27 de junho de 1729 pelo capitão Frank Urling como o centro político do livre-colono Swan River Colony. Foi colonizada principalmente por britânicos, que a fundaram a 20 km do mar. No passado teve grandes minas de ouro, sendo este seu principal produto. Hoje, o Just Travel viaja até Perth, na Austrália, para contar um pouco mais de sua história. Preparados para mais uma viagem? Então vamos nessa!

Resultado de imagem para perth australia wallpaper
Perth é a quarta maior cidade da Austrália

HISTÓRIA

A julgar pelos restos arqueológicos encontrados, a presença humana na área onde hoje fica a cidade de Perth, data de há pelo menos 40 000 anos. A população aborígene australiana da área diminuiu após a chegada dos primeiros colonizadores procedentes do Reino Unido da Grã-Bretanha, por causa de doenças e perseguição direta ou difusão, incluindo o alcoolismo. As explorações na área feitas por britânicos, franceses e neerlandeses começou no início do século XVIII, embora a primeira observação documentada na Europa da região ter sido feita pelo capitão holandês Willem de Vlamingh e sua tripulação em 10 de janeiro de 1697.

A fundação de Perth (quadro de 1829)
Em 1827, James Stirling chegou à região e fundou um pequeno povoado que viria a ser tomado por Charles Fremantle. Em 1829, estabeleceu uma colônia que levaria a esta cidade, sendo esta a data que é considerada a fundação da cidade. A Rainha Vitória concedeu o estatuto de cidade ao povoado, em 1856. O maior desenvolvimento econômico de Perth começou após a descoberta de vários depósitos de ouro em Kalgoorlie e após a conclusão das obras da ferrovia transcontinental em 1917. Em 1933, a Austrália Ocidental votou em um referendo para deixar a Federação Australiana, com uma maioria de dois a um a favor da secessão. No entanto, as eleições gerais estaduais realizadas ao mesmo tempo em que o referendo votou contra o governo "pró-independência", substituindo-o por um governo que não apoiava o movimento de independência. Respeitando o resultado do referendo, o novo governo fez uma petição ao Parlamento Imperial em Westminster. A Câmara dos Comuns estabeleceu um comitê selecionado para considerar a questão, mas após 18 meses de negociações e lobby, finalmente se recusou a considerar o assunto, declarando que não podia legalmente conceder a secessão.

GEOGRAFIA E CLIMA

Perth é uma das áreas metropolitanas mais isoladas na Terra. A cidade mais próxima, com mais de um milhão de habitantes, é Adelaide, que está localizada a 2104 km de distância. Perth está geograficamente mais próxima de Timor-Leste ou de Jacarta (Indonésia), do que de Sydney, Melbourne ou Brisbane. É o ponto antípoda das ilhas Bermudas.

Perth está situada junto ao rio Swan, que recebe o seu nome a partir do cisne-negro. Este rio tem sido tradicionalmente conhecido pelos habitantes locais como Derbal Yerrigan. Em 1697, uma expedição holandesa capitaneada por Willem de Vlamingh atingiu o estuário do rio de água doce, o segundo em comando da expedição, Gerritt Collaert, batizado no rio por causa dos cisnes negros que habitavam. O centro da cidade e a maioria dos bairros estão localizados na planície costeira do rio Swan e na costa do Oceano Índico. Os solos desta área são completamente estéreis. Na cidade de Perth os verões são geralmente quentes e secos, com duração de dezembro a março (como em todo Hemisfério Sul), geralmente sendo fevereiro o mês mais quente do ano, sendo Perth um exemplo de uma cidade com clima mediterrânico. Os invernos são relativamente frios e chuvosos.

Resultado de imagem para perth australia wallpaper
Perth durante a noite
A temperatura mais baixa registada em Perth foi -0,7 °C, em 17 de junho de 2006, sendo que nesse dia foram registrados -3,4 °C no Aeroporto Jandakot, área metropolitana de Perth. A máxima absoluta chegou a 46,2 °C em 23 de fevereiro de 1991, embora no Aeroporto de Perth a temperatura tenha chegado aos 46,7 °C. O dia mais chuvoso foi 9 de fevereiro de 1992, quando 120,6 mm de água caíram.

INFRA-ESTRUTURA (COMUNICAÇÕES E TRANSPORTES)

Como outras cidades australianas, Perth é servida por cinco estações: ABC, sete, nove, dez e SBS (como todos os outros estados da Austrália). Uma estação de comunidade, o Access 31, encerrou suas atividades em agosto de 2008.

A televisão produzida em Perth inclui edições locais do atual programa e outros tipos de programação, como documentários e desporto. Uma maratona anual tem sido transmitido desde 1968 para levantar fundos para instituições de caridade, incluindo Princess Margaret Hospital for Children.

Os principais jornais de Perth são The West Australian e The Sunday Times.

As estações de rádio estão em AM, FM e DAB + freqüências. Incluem estações ABC News Radio (585AM), 720 ABC Perth, Rádio Nacional (810AM), Classic FM (97.7FM) e Triple J (99.3FM). As 6 estações comerciais locais são: 92,9, Nova 93,7, Mix 94,5, 96fm, em FM e 882 6PR e 1080 6ix em AM. DAB + tem basicamente o mesmo que tanto FM e AM mais centrais nacionais a partir do ABC SBS, Radar e Rádio Novanation, juntamente com as estações locais My Digital e Perth HotCountry. Estações de rádio comunitárias importantes incluem RTRfm (92.1FM), Sonshine FM (98.5FM), SportFM (91.3fm) e Curtin FM (100.1FM).

Resultado de imagem para ABC perth
Estúdio da Rádio 720 ABC Perth
Perth tem uma rede rodoviária com três auto-estradas, nove rodovias metropolitanas e não estradas com portagem. O Graham Farmer Freeway, incorporando o túnel Northbridge, foi construído no ano de 2000 por uma série de razões. O objetivo principal do túnel é uma ligação entre a região oriental e ocidental de Perth.

Resultado de imagem para perth public transport
Trem da Transperth
O transporte público metropolitano de Perth inclui trens, ônibus e ferrovias. São fornecidos pela Transperth, com linhas para as zonas rurais fornecidos pelo Transwa. Perth oferece ainda, viagens sem custo de trem à região de Smartrider. São livres para todos os usuários.

ECONOMIA

Em virtude de sua população e papel como centro administrativo de negócios e governo, Perth domina a economia da Austrália Ocidental, apesar das principais indústrias de mineração, petróleo e exportação agrícola localizadas em outras partes do estado. A função de Perth como capital do estado, sua base econômica e tamanho da população também criaram oportunidades de desenvolvimento para muitas outras empresas voltadas para mercados locais ou mais diversificados. A economia de Perth está mudando em favor das indústrias de serviços desde os anos 50. Embora um dos principais conjuntos de serviços que ele fornece esteja relacionado ao setor de recursos e, em menor grau, à agricultura, a maioria das pessoas em Perth também não está conectada; eles têm empregos que prestam serviços a outras pessoas em Perth.

Porto de Fremantle, na região metropolitana de Perth
Como resultado do relativo isolamento geográfico de Perth, nunca teve as condições necessárias para desenvolver importantes indústrias manufatureiras além daquelas que atendem às necessidades imediatas de seus moradores, mineração, agricultura e algumas áreas especializadas, como, nos últimos tempos, nichos de construção naval e manutenção. Era simplesmente mais barato importar todos os bens manufaturados necessários dos estados do leste ou do exterior.

O emprego industrial influenciou a geografia econômica de Perth. Após a Segunda Guerra Mundial, Perth experimentou uma expansão suburbana auxiliada por altos níveis de propriedade de automóveis. A descentralização da força de trabalho e as melhorias no transporte tornaram possível o estabelecimento de manufatura em pequena escala nos subúrbios. Muitas empresas se aproveitaram de terras relativamente baratas para construir plantas espaçosas de um andar em locais suburbanos, com estacionamento abundante, acesso fácil e congestionamento mínimo de tráfego. "Os antigos laços estreitos de manufatura com locais próximos ao centro e / ou ferroviários foram afrouxados."

Propriedades industriais como Kwinana, Welshpool e Kewdale foram adições do pós-guerra, contribuindo para o crescimento da manufatura ao sul do rio. O estabelecimento da área industrial de Kwinana foi apoiado pela padronização do gabarito ferroviário leste-oeste que liga Perth ao leste da Austrália. Desde a década de 1950, a área é dominada pela indústria pesada, incluindo uma refinaria de petróleo, aciaria com alto-forno, refinaria de alumina, central elétrica e refinaria de níquel. Outro desenvolvimento, também relacionado à padronização ferroviária, ocorreu em 1968, quando o Terminal de Cargas Kewdale foi desenvolvido adjacente à área industrial de Welshpool, substituindo os antigos pátios ferroviários de Perth.

Com um crescimento populacional significativo após a Segunda Guerra Mundial, o crescimento do emprego não ocorreu na manufatura, mas no comércio varejista e atacadista, serviços de negócios, saúde, educação, serviços comunitários e pessoais e na administração pública. Cada vez mais, eram esses setores de serviços, concentrados na região metropolitana de Perth, que forneciam empregos.

Sede do governo
Perth também se tornou um centro de startups focadas em tecnologia desde o início dos anos 2000, que fornece um conjunto de empregos altamente qualificados para a comunidade de Perth. Empresas como Appbot, Agworld, Touchgram e Healthengine são oriundas de Perth e chegaram às manchetes internacionalmente. Programas como o StartupWA e incubadoras como Spacecubed e Vocus Upstart estão todos focados em criar uma cultura de inicialização próspera em Perth e no crescimento da próxima geração de empregadores baseados em Perth.

CULTURA

O Perth Cultural Centre é ao mesmo tempo uma área do centro de Perth e o nome coletivo para os principais edifícios da Art Gallery of Western Australia, o Western Australian Museum, a Alexander Library, State Records Office e o Perth Institute of Contemporary Arts (PICA). O Western Australian Museum tem uma extensa coleção de artefatos aborígenes e numerosas exposições zoológicas e sobre a sociedade australiana.

O Western Australian Maritime Museum em Fremantle, inaugurado em 2002, mostra objetos marítimos de todas as épocas e inclui um antigo submarino da Royal Australian Navy. Alberga o Australia II, o iate que ganhou a America's Cup em 1983.

A Art Gallery of Western Australia é a casa da Coleção de Arte do Estado, a State Art Collection. Um de seus vários cidadãos ilustres é o ator Heath Ledger, que interpretou o Coringa em "Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)", tido por muitos como a melhor interpretação do vilão já vista nos cinemas. O papel de Heath foi tão bem feito que lhe rendeu um Oscar.

Resultado de imagem para heath ledger joker
Heath Ledger como Coringa: ator faleceu em 2008
CULINÁRIA

Perth tem muitas cozinhas de quase todos os países. Algumas delas incluem chinês, indiano, japonês, malaio, coreano, cozinha italiana, turco e polonês. Muitos outros podem ser encontrados em toda a cidade. Um café suburbano em Perth recebeu o título de melhor criador do mundo de pizza gourmet.

Resultado de imagem para perth pizza gourmet
Pizza Gourmet de um café de Perth

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Lauterbrunnen - Suíça