Salzburgo - Áustria

Localizada às margens do Rio Salzach, localizada no centro-oeste do país, fazendo fronteira com o estado alemão da Baviera, sendo também a quarta maior cidade do país. O seu centro histórico é patrimônio mundial da UNESCO desde 1996, além de ser a cidade natal de Mozart, famoso compositor. Hoje, o Just Travel vai falar sobre Salzburgo, na Áustria. Preparados para mais essa viagem? Então vamos lá!

SalzburgerAltstadt02b.jpg
Centro Histórico de Salzburgo é Patrimônio Mundial da UNESCO

HISTÓRIA

Vestígios de assentamentos humanos encontrados na área datam do período Neolítico. Aparentemente, os primeiros assentamentos em Salzburgo foram iniciados pelos celtas.

Por volta do ano 15 a.C., os assentamentos isolados foram unidos em uma cidade pelo Império Romano. Nesta época a cidade era chamada Juvavo (em latim: Juvavum) e recebeu o estatuto de município em 45 d.C.. Juvavo se desenvolveu e tornou-se uma importante cidade da província romana de Nórica. Após o colapso da fronteira nórica, Juvavo declinou tão acentuadamente que no final do século VII ela havia se transformado em uma "quase ruína".

Frederico Guilherme I acolhe protestantes de Salzburg em Berlim
A Vida de São Ruperto atribui o renascimento da cidade ao santo do século VIII. Quando Teodão da Baviera pediu a Ruperto para se tornar bispo, por volta de 700, Ruperto explorou o rio para escolher um local para edificar sua basílica. Ruperto escolheu Juvavo, ordenou padres e anexou o senhorio de Piding. Ruperto chamou a cidade de "Salzburgo" e viajou para a evangelizar entre os pagãos.

O nome Salzburgo significa "castelo de sal" (em latim: Salisburgium). O nome é derivado das barcaças que transportavam sal no rio Salzach, e estavam sujeitas a um pedágio no século VIII, como era habitual para muitas comunidades e cidades nos rios europeus.

A Fortaleza de Hohensalzburg foi construída em 1077 e expandida durante os séculos seguintes.

A cidade ficou conhecida pelo incrível músico Wolfang Amadeus Mozart um dos maiores compositores de música clássica do mundo, que nasceu na mesma. A independência da Baviera foi assegurada no final do século XIV. Salzburgo foi a sede do Arcebispado de Salzburgo, um príncipe-bispado do Sacro Império Romano.

Em 31 de outubro de 1731, 214º aniversário da afixação por Martinho Lutero de suas 95 teses na porta da Escola Wittenberg, o arcebispo Leopold Anton von Firmian assinou um Edito de Expulsão, o Emigrationspatent, aconselhando todos os protestantes a abjurar suas crenças não-católicas, caso contrário seriam banidos da cidade. (Não confundir com muitos éditos de expulsão semelhantes publicados contra os judeus em várias cidades da Europa).

Os proprietários de terra tiveram dois dias para vender suas terras e partir. Bovinos, ovinos, mobiliários e terras, tudo tinha que ser despejado no mercado, em troca, os salzburguenses recebiam pouco dinheiro dos católicos abastados aliados de Von Firmian. Von Firmian confiscou grande parte das terras para sua própria família e ordenou que todos os livros e Bíblias protestantes fossem queimados. Muitas crianças até 12 anos de idade foram capturadas para serem criadas como católicas romanas.

Os arrendatários de terras, comerciantes, operários e mineradores tiveram apenas oito dias para vender o que pudessem e partir. Os primeiros refugiados marcharam para o norte em temperaturas terrivelmente frias e tempestades de neve, procurando abrigo nas poucas cidades da Alemanha controladas por príncipes protestantes. As crianças iam sobre vagões de madeira carregados de bagagem. Enquanto caminhavam, as economias dos refugiados acabavam rapidamente: eles eram atacados por salteadores, que exigiam impostos, pedágios e pagamento para proteção dos ladrões.

A notícia da situação dos refugiados era propagada rapidamente à medida que suas colunas marchavam para o norte. Johann Wolfgang von Goethe escreveu o poema "Hermann e Dorotéia", que, embora retratasse rupturas causadas na sequência da Revolução Francesa, foi motivado pela história da marcha dos refugiados de Salzburgo. Protestantes e alguns católicos ficaram horrorizados com a crueldade de suas expulsões em pleno inverno, e com a coragem que eles demonstraram ao não renunciar à sua fé. Lentamente no início, os refugiados chegavam às cidades que os acolhiam e lhes ofereciam ajuda. Mas não havia lugar onde tantos refugiados pudessem se estabelecer.

GEOGRAFIA, GEOLOGIA E CLIMA

Salzburgo está localizada às margens do rio Salzach, no limite norte dos Alpes. As montanhas ao sul de Salzburgo contrastam com a planície ao norte. O pico alpino mais próximo – o Untersberg com 1972 metros – está apenas a poucos quilômetros do centro da cidade. O Centro Histórico de Salzburgo (Altstadt), dominado por torres e igrejas barrocas e pela massiva Fortaleza de Hohensalzburg, está localizado às margens do rio Salzach. Esta área é cercada por duas montanhas menores, Mönchsberg e Kapuzinerberg, que funcionam como o pulmão verde da cidade. Salzburgo está localizada a aproximadamente 150 km leste de Munique, 281 quilômetros a noroeste de Liubliana e 300 quilômetros a oeste de Viena.

A bacia hidrográfica de Salzburgo possui entre 420 e 426 metros de altura. O ponto mais alto da área urbana é a Gaisbergspitze, com 1.288 metros, na foz do aterro Saalach, sendo este último, com 404 metros, o ponto mais profundo da bacia. A área municipal abrange 65,68 quilômetros quadrados. Destes, 2.238 hectares são constituídos de terra (34%), 503 hectares constituídos de tráfego (7,7%), 1.080 hectares de floresta nativa (16,5%) e 342 hectares de água (5,2%).

Resultado de imagem para alpes salzburgo
Os alpes austríacos
Salzburgo limita-se a noroeste com Freilassing, na Baviera, região fronteiriça, e nas demais direções com o distrito de Salzburg-Umgebung.

A cidade está localizada perto do extremo norte dos Alpes. As montanhas Gaisberg, Kühberg e Capuchos situam-se na fortaleza Kalkvoralpen, parte do Alpes. A costa norte do território é acidentada e forma o extremo norte dos Alpes, que vai desde o leste ao oeste do território, agregando uma pequena porção da cidade. As colinas ao norte formam a chamada ""Zona Flysch" e, assim, os Alpes. A bacia do Salzburgo foi esculpida por Salzach. A bacia é constituída de altitudes menores e planícies pluviais.

O clima em Salzburgo é temperado quente. A influência do clima oceânico é mais forte do que o clima continental. A temperatura média anual no período de 1971-2000 foi de 9°C. Em janeiro, a temperatura média é de -0,8°C, enquanto em julho sobe para, em média, 18,6°C. Durante esse período, registra-se uma média de 1184 milímetros. O mês mais chuvoso na cidade é julho, com uma média de 160 milímetros, e os meses mais secos são entre janeiro, fevereiro e março, com menos de 70 milímetros, em média. Prevalece nos arredores dos Alpes de Salzburgo ventos quentes, com precipitações. Os ventos fortes originam-se principalmente ao noroeste.

Resultado de imagem para neve em salzburgo
Neve no Centro Histórico de Salzburgo
ECONOMIA

Por muitos anos a economia de Salzburgo tem ocupado uma posição de liderança na Áustria. A nível europeu, Salzburgo é uma das regiões mais dinâmicas. Em um levantamento recente das regiões europeias, Salzburg é relacionada como um dos melhores locais para investimentos.

O nível acima da média do desempenho econômico - baseado em pequenas e médias empresas, na variedade das indústrias e na localização privilegiada - é refletido nos dados sobre o desempenho econômico. De 1995 a 2002, o Produto Bruto Regional de Salzburgo aumentou em uma média de 3,5% ao ano, enquanto o PIB da Áustria como um todo aumentou 3,3%.

A agricultura de Salzburg possui uma alta percentagem de agricultores orgânicos, maior que em qualquer outra região da Europa: de aproximadamente 10. 000 propriedades rurais, cerca de 3.500 são operadas de acordo com princípios orgânicos.

Resultado de imagem para salzburg night wallpaper
Ponte de Salzburgo durante a noite
MONUMENTOS E PONTOS TURÍSTICOS

Salzburg é um importante destino turístico. O número de turistas ultrapassa o de residentes por uma grande margem nas épocas de pico. Além de ser o local de nascimento de Mozart, outros locais notáveis incluem:

Centro histórico:

  • Todo o centro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1996;
  • A arquitetura barroca, incluindo as várias igrejas, é mundialmente famosa;
  • A Catedral de Salzburgo (Salzburger Dom);
  • A Fortaleza de Hohensalzburg (Festung Hohensalzburg) sobre uma colina que domina o centro antigo é um dos maiores castelos da Europa;
  • A Igreja Franciscana (Franziskanerchurch);
  • O Cemitério de São Pedro (Petersfriedhof);
  • A Abadia Nonnberg, um mosteiro beneditino;
  • O Palácio "Residenz"; a magnífica residência do antigo príncipe arcebispo;
  • O local de nascimento de Mozart;
  • A residência de Mozart;
  • A igreja da universidade;
  • O Siegmundstor (ou Neutor);
  • A Getreidegasse (rua).
Praça Mozart
Catedral de Salzburgo
TRANSPORTES

A cidade é servida por conexões ferroviárias abrangentes, com trens frequentes de leste para oeste servindo Viena, Munique, Innsbruck e Zurique, incluindo o ICE, um serviço diário de trens de alta velocidade. A cidade funciona como uma central ferroviária de trens para a Itália, através dos Alpes.

O Aeroporto de Salzburgo tem voos regulares para cidades européias como: Frankfurt, Viena, Londres, Rotterdam, Amsterdam, Bruxelas, Düsseldorf e Zurique, assim como Hamburgo e Dublin. Além destes, existem inúmeros voos charters. Dentro dele, está localizado o Hangar-7, um edifício multi-funcional que pertence à Red Bull.

Na cidade, há um sistema de trólebus e ônibus com mais de 20 linhas e serviços a cada 10 minutos. Salzburgo possui um sistema S-Bahn com quatro linhas (S1, S2, S3, S11), os trens partem da estação principal a cada 30 minutos, e compõem a rede ÖBB.

Vista do Aeroporto de Salzburgo
GASTRONOMIA

A gastronomia austríaca é uma das melhores de toda a Europa. Hoje, vamos trazer um pouco mais sobre a culinária do país! Não podemos falar de comida austríaca sem falar das famosas (e deliciosas!) salsichas brancas (Weisswurst) com mostarda doce.

Weisswurt, salsichas brancas com mostarda doce
Se você é mais tradicional para a comida, uma boa opção é o porco assado (Schweinsbraten) que vem acompanhado com salada de repolho ou o Wiener Schnitzel que é um bife de carne de vitela à milanesa bem fininho, servido com arroz, geléia de mirtilo e pimenta preta.

Schweinsbraten é o porco assado
O Germknödel é um bolinho fofo de massa de fermento recheado com geléia de ameixa (Powidl), guarnecido com manteiga derretida e uma mistura de sementes de papoula e açúcar em pó, às vezes servido com creme de baunilha.

Eis o Germknödel, um bolinho com creme de baunilha
As carnes mais populares na Áustria são carne bovina, carne de porco, frango, peru e ganso. O famoso Wiener Schnitzel é tradicionalmente feito de vitela. A carne de porco em particular é usada extensivamente, com muitos pratos usando miudezas e peças como o focinho e o trotador.

O Wiener Schnitzel, um prato tradicional austríaco feito com carne desossada e desbastada com um martelo (preparação ao estilo de escalope), e frito com uma camada de farinha, ovo e pão ralado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Santiago - Chile