Aberdeen - Escócia

É conhecida como a "cidade do granito" por haver muitos edifícios edificados à base dessa matéria-prima. É banhada pelo Mar do Norte e fica situada na foz dos rios Dee e Don. Tornou-se em 1996, sob uma lei do parlamento escocês de 1994, uma Área de Conselho, subvisão administrativa similar aos estados brasileiros. Hoje, o Just Travel vai falar mais sobre a cidade de Aberdeen, uma das mais importantes da Escócia. Prontos para mais uma viagem? Então vamos lá!

Rua Union, Aberdeen
Rua Union, na zona portuária de Aberdeen

HISTÓRIA

A cidade de Aberdeen foi fundada por volta do ano 700, tendo ganho importância ao tornar-se sede de bispado em 1137. Foi incendiada pelos Ingleses em 1336 e ocupada em 1651 pelas tropas do parlamento inglês devido ao bom acolhimento dado a Carlos II (rei inglês condenado á morte por traição e decapitado) durante a guerra civil inglesa. Desenvolveu-se a partir da década de 1980, como ponto de ligação às plataformas petrolíferas do Mar do Norte. Durante as guerras dos três reinos de 1644-1647, a cidade foi saqueada pelos dois lados. Em 1644, foi tomada e saqueada por tropas realistas após a Batalha de Aberdeen e dois anos depois foi invadida por uma força realista sob o comando do Marquês de Huntly. Em 1647, um surto de peste bubônica matou um quarto da população. No século XVIII, uma nova Prefeitura foi construída e os primeiros serviços sociais surgiram com a Enfermaria de Woolmanhill, em 1742, e o Lunatic Asylum, em 1779. O conselho começou a melhorar as estradas no final do século XVIII, com as principais avenidas de George. Street, King Street e Union Street foram concluídas no início do século XIX.

A casa da cidade, Old Aberdeen. Outrora um burgo separado, o Old Aberdeen foi incorporado à cidade em 1891
As caras obras de infra-estrutura levaram a cidade a falir em 1817, durante a depressão pós-napoleônica, uma recessão econômica logo após as Guerras Napoleônicas; mas a prosperidade da cidade mais tarde se recuperou. A crescente importância econômica de Aberdeen e o desenvolvimento das indústrias de construção naval e de pesca levaram à construção do atual porto, incluindo o Victoria Dock e o South Breakwater, e a extensão do North Pier. A iluminação pública a gás chegou em 1824 e um aumento no suprimento de água apareceu em 1830, quando a água foi bombeada do Dee para um reservatório em Union Place. Um sistema de esgoto subterrâneo substituiu os esgotos a céu aberto em 1865. A cidade foi incorporada em 1891. Embora a Velha Aberdeen tenha uma história separada e ainda mantenha sua antiga carta, ela não é mais oficialmente independente. É parte integrante da cidade, assim como Woodside e o Burgh Real de Torry, ao sul do rio Dee.

GEOGRAFIA E CLIMA

Estando situada entre duas bocas de rio, a cidade tem pouca exposição natural ao leito rochoso. Isso deixa os geólogos locais em um pequeno dilema: apesar da alta concentração de geocientistas na área (cortesia da indústria do petróleo), há apenas uma vaga compreensão do que está por baixo da cidade. Para o lado sul da cidade, falésias costeiras expõem rochas metamórficas de alto grau do Grupo Grampian; no sudoeste e no oeste, extensos granitos se intrometem em xistos semelhantes de alto grau; ao norte, as metamorfoses são invadidas por complexos gabroicos. A pequena quantidade de geofísica feita e exposições ocasionais relacionadas ao edifício, combinadas com pequenas exposições nas margens do Rio Don, sugerem que ela é realmente localizada em um inlier de arenitos e sedimentos Devonianos "Old Red". Os arredores da cidade se espalharam além dos limites (inferidos) do outlier para os complexos metamórficos/ígneos circundantes formados durante o período daladariano (aproximadamente 480-600 milhões de anos atrás) com áreas esporádicas de granitos de Diorito ígneos a serem encontrados, como na pedreira de Rubislaw que foi usada para construir grande parte das partes vitorianas da cidade.

Na costa, Aberdeen tem uma longa praia de areia entre os dois rios, o Dee e o Don, que se transforma em altas dunas de areia ao norte do Don que se estendem até Fraserburgh; ao sul do rio Dee há penhascos rochosos íngremes com apenas pequenas praias de seixos e seixos nas profundezas das enseadas. Uma série de afloramentos de granito ao longo da costa sul foram extraídos no passado, criando um cenário espetacular e boa escalada.

Costa de Abeerden
A cidade se estende a 185,7 km² (71,7 sq mi), e inclui os antigos burgos de Old Aberdeen, New Aberdeen, Woodside e Royal Burgh of Torry, ao sul do rio Dee. Em 2017, isso deu à cidade uma densidade populacional de 1.231. A cidade é construída em muitas colinas, com os primórdios originais da cidade crescendo de Castle Hill, Hill St. Catherine e Windmill Hill.

Aberdeen possui um clima oceânico. Aberdeen tem temperaturas de inverno muito mais amenas do que se poderia esperar pela sua localização ao norte, embora estatisticamente seja a cidade mais fria do Reino Unido. Durante o inverno, especialmente ao longo de dezembro, a duração do dia é muito curta, com média de 6 horas e 41 minutos entre o nascer e o pôr do sol no solstício de inverno. Conforme o inverno avança, a duração do dia cresce rapidamente, para 8 horas e 20 minutos até o final de janeiro. Por volta do solstício de verão, os dias terão cerca de 18 horas de duração, com 17 horas e 55 minutos entre o nascer e o pôr do sol. Durante esta época do ano, o crepúsculo náutico marginal dura a noite inteira. As temperaturas nesta época do ano normalmente oscilam em torno de 17.0°C durante o dia na maior parte da área urbana, embora mais próximas de 16.0°C diretamente na costa, e por volta de 18.0 a 19.0°C (64,4 a 66,2°F) nos subúrbios mais ocidentais, ilustrando o efeito de resfriamento do Mar do Norte durante o verão. Além disso, a partir de junho, os céus estão mais nublados do que em abril / maio, como refletido em uma porcentagem menor de sol possível (a porcentagem de horas de luz do dia que estão ensolaradas). Esses fatores tornam o verão muito temperado pelos padrões europeus.

Praia de Aberdeen
Duas estações meteorológicas coletam dados climáticos para a área, o Aeroporto de Aberdeen/Dyce e o Craibstone. Ambas estão a cerca de 7 km a noroeste do centro da cidade e, uma vez que estão próximas umas das outras, exibem regimes climáticos muito semelhantes. Dyce tende a ter temperaturas diurnas ligeiramente mais altas durante o ano devido à sua elevação ligeiramente inferior, embora seja mais suscetível a geadas severas. A temperatura mais baixa a ocorrer nos últimos anos foi de -16,8°C durante o mês de dezembro de 2010, enquanto no inverno seguinte, Dyce estabeleceu um novo recorde de estação de alta temperatura em fevereiro de 28,22,12. e um novo recorde de alta temperatura de março de 21,6°C (70,9° F) em 25 de março de 2012.

A temperatura média do mar varia de 6,6°C (43,9°F) em março a 13,8°C (56,8°F) em agosto.

RELIGIÃO

O cristianismo é a principal religião praticada na cidade. As maiores denominações de Aberdeen são a Igreja da Escócia (através do Presbitério de Aberdeen) e a Igreja Católica Romana, ambas com numerosas igrejas em toda a cidade, com a Igreja Episcopal Escocesa tendo o terceiro maior número. O censo mais recente de 2001 mostrou que Aberdeen tem a maior proporção de residentes não religiosos de qualquer cidade da Escócia, com quase 43% dos cidadãos afirmando não ter religião e várias antigas igrejas na cidade terem sido convertidas em bares. e restaurantes. Na Idade Média, o Kirk de São Nicolau era o único burgh kirk e uma das maiores igrejas paroquiais da Escócia. Como vários outros kirks escoceses, foi subdividido após a Reforma, neste caso nas igrejas do leste e do oeste. Nesta época, a cidade também abrigava casas dos Carmelitas (Whitefriars) e franciscanos (Greyfriars), os últimos sobrevivendo de forma modificada como a capela do Marischal College no início do século XX.

Catedral de São Machar
A Catedral de São Machar foi construída vinte anos depois que David I (1124-53) transferiu a Diocese pré-Reforma de Mortlach, em Banffshire, para Old Aberdeen, em 1137. Com exceção do episcopado de William Elphinstone (1484-1511), a construção progrediu lentamente. Gavin Dunbar, que o seguiu em 1518, completou a estrutura adicionando as duas torres ocidentais e o transepto sul. Agora é uma congregação da Igreja da Escócia. Aberdeen tem duas outras catedrais: a Catedral de Santa Maria é uma catedral católica romana em estilo gótico, erguida em 1859. Além disso, a Catedral de Santo André serve a Igreja Episcopal Escocesa. Foi construído em 1817 como a primeira comissão de Archibald Simpson e contém um memorial para a consagração do primeiro bispo da Igreja Episcopal dos Estados Unidos da América, que aconteceu nas proximidades. Em 1804, a Igreja de São Pedro, a primeira igreja católica romana permanente na cidade depois da Reforma foi construída.

ECONOMIA

Tradicionalmente, Aberdeen era o lar de pesca, fábricas de têxteis, construção naval e fabricação de papel. Essas indústrias foram amplamente substituídas. Desenvolvimentos de alta tecnologia na indústria de design e desenvolvimento de eletrônicos, pesquisa em agricultura e pesca e a indústria do petróleo, que tem sido amplamente responsável pelo boom econômico de Aberdeen nas últimas três décadas, são agora partes importantes da economia de Aberdeen. Até a década de 1970, a maioria das principais indústrias de Aberdeen data do século XVIII; principalmente estes eram têxteis, fundição, construção naval e fabricação de papel, a indústria mais antiga da cidade, com o papel sendo produzido pela primeira vez em 1694. A fabricação de papel diminuiu em importância desde o fechamento da Donside Paper Mill em 2001 e da Davidson. Moinho em 2005, deixando a fábrica de papel Stoneywood com uma força de trabalho de aproximadamente 500. A produção têxtil terminou em 2004, quando Richards de Aberdeen fechou.

Porto de Aberdeen, visto de cima
O granito cinza foi extraído na pedreira de Rubislaw por mais de 300 anos, e usado para pavimentação de paralelepípedos, construção de pedras, monumentos e outras peças ornamentais. O granito de Aberdeen foi usado para construir os terraços das Casas do Parlamento e da Ponte de Waterloo, em Londres. A extração finalmente cessou em 1971. Os proprietários atuais começaram a bombear 40 anos de água da chuva da pedreira com o objetivo de desenvolver um centro de herança no local.

A pesca já foi a indústria predominante, mas foi superada pelas pescarias de alto mar, que derivaram um grande ímpeto de tecnologias aprimoradas ao longo do século XX. As capturas diminuíram devido à sobrepesca e ao uso do porto pelas embarcações de apoio petrolíferas, e por isso, embora ainda seja um importante porto de pesca, é agora eclipsado pelos portos mais ao norte de Peterhead e Fraserburgh. A Fisheries Research Services está sediada em Aberdeen, e há um laboratório de pesquisa.

PARQUES E JARDINS

Aberdeen tem sido famosa por seus 45 parques e jardins, e exposições de flores em toda a cidade, que incluem dois milhões de rosas, onze milhões de narcisos e três milhões de açafrão. A cidade venceu dez vezes o prêmio Grã-Bretanha em Bloom 'Cidade Melhor', dez vezes, a Escócia em flor vinte vezes e a grande cidade todos os anos desde 1968. No entanto, apesar dos relatos espúrios recentes, Aberdeen nunca foi banido a Grã-Bretanha na competição Bloom. A cidade ganhou o prêmio "Melhor cidade" da Escócia em Bloom de 2006, juntamente com o prêmio International Cities in Bloom. O subúrbio de Dyce também ganhou o prêmio Small Towns.

Duthie Park, em Aberdeen
O Duthie Park foi inaugurado em 1899 na margem norte do rio Dee. Foi nomeado após e dado à cidade pela senhorita Elizabeth Crombie Duthie de Ruthrieston em 1881. Tem extensos jardins, uma colina rosa, lago de barco, coreto e área de recreação, bem como segundo maior jardim fechado da Europa, o David Welch Winter Gardens. Hazlehead Park, é grande e arborizado, localizado nos arredores da cidade, é popular entre os caminhantes nas florestas, entusiastas de esportes, naturalistas e picnickers. Há campos de futebol, dois campos de golfe, um campo de pitch and putt e uma escola de equitação. O sucesso de Aberdeen nas competições da Grã-Bretanha em Bloom é frequentemente atribuído a Johnston Gardens, um pequeno parque de um hectare no extremo oeste da cidade, contendo muitas flores e plantas diferentes que foram reconhecidas por sua beleza. Em 2002, o jardim foi nomeado o melhor jardim das ilhas britânicas. Seaton Park, antigamente o motivo de uma casa particular, está à beira do terreno da Catedral de St Machar. O Cathedral Walk é mantido em um estilo formal com uma grande variedade de plantas, oferecendo uma exibição popular. O parque inclui várias outras áreas com estilos contrastantes para isso. O Union Terrace Gardens foi inaugurado em 1879 e está situado no centro da cidade. Ele cobre 2,5 acres (1,0 ha) no centro de Aberdeen, limitado em três lados pela Union Street, Union Terrace e Rosemount Viaduct. O parque forma um anfiteatro natural localizado no Vale do Denburn e é um oásis de paz e tranquilidade no centro da cidade. Uma recente proposta para construir uma superestrutura de concreto e aço de três andares no lugar dos jardins, parte da qual fornecerá um concurso comercial, provou ser altamente controversa.

Union Terrace Gardens, Aberdeen
Situado ao lado um do outro, Victoria Park e Westburn Park cobrem 26 acres (11 ha) entre eles. Victoria Park foi inaugurado em 1871. Há um conservatório usado como uma área de estar e uma fonte feita de catorze granitos diferentes, apresentados ao povo pelos polidores de granito e mestres construtores de Aberdeen. Oposto ao norte é Westburn Park inaugurado em 1901. Com grandes campos de grama é amplamente utilizado para esportes de campo. Há um grande centro de tênis com quadras cobertas e ao ar livre, pista de ciclismo para crianças, área de lazer e grama de bocha.

TRANSPORTES

O Aeroporto de Aberdeen (ABZ), em Dyce, no norte da cidade, serve destinos domésticos e internacionais, incluindo França, Alemanha, Holanda, Espanha, Bélgica, Áustria, Irlanda e países escandinavos. O heliporto que serve a indústria petrolífera e serviços de resgate é um dos heliportos comerciais mais movimentados do mundo.

A estação ferroviária de Aberdeen está na principal rede ferroviária do Reino Unido e Abellio ScotRail tem frequentes comboios directos para as principais cidades de Edimburgo, Glasgow e Inverness. A London North Eastern Railway e a Caledonian Sleeper operam trens diretos para Londres. A estação está sendo atualizada para trazê-lo para a era moderna. Em 2007 foram feitas adições e uma nova bilheteria foi construída no prédio. A viagem ferroviária mais longa do Reino Unido vai de Aberdeen a Penzance. É operado pela CrossCountry, saindo de Aberdeen às 08:20 e levando 13 horas e 23 minutos. Hoje, todos os serviços ferroviários para o sul passam por Dundee. A linha principal mais rápida de Aberdeen a Perth via Forfar e Strathmore encerrou em 1967 como resultado dos cortes de Beeching, e a linha principal mais rápida de Perth a Edimburgo via Glenfarg também subsequentemente fechou em 1970.

Estação Ferroviária de Aberdeen
Até 2007, uma estação de ônibus de concreto no estilo dos anos 1950 na Guild Street servia locais fora da cidade; desde então, transferiu-se para uma estação de ônibus nova e bem apresentada, a apenas 100 metros a leste da Market Street, como parte do desenvolvimento da Union Square.

Existem seis estradas principais dentro e fora da cidade. A A90 é a principal via arterial para a cidade do norte e do sul, ligando Aberdeen a Edimburgo, Dundee, Brechin e Perth, no sul, e Ellon, Peterhead e Fraserburgh, no norte. A A96 liga Elgin e Inverness e o noroeste. A A93 é a principal rota para o oeste, em direção a Royal Deeside e Cairngorms. Depois de Braemar, ele se dirige para o sul, oferecendo uma rota turística alternativa para Perth. O A944 também segue para oeste, através de Westhill e para Alford. A A92 era a estrada original para o sul de Aberdeen antes da construção da A90, e agora é usada como rota turística, ligando as cidades de Montrose e Arbroath e na costa leste. O A947 sai da cidade em Dyce e segue para Newmachar, Oldmeldrum e Turriff, finalmente terminando em Banff e Macduff.

Depois de ser debatida há 60 anos e presa nos últimos cinco anos por uma série de desafios legais, a tão esperada Rota Periférica Ocidental de Aberdeen foi liberada depois que ativistas perderam seu apelo para a Suprema Corte do Reino Unido em outubro de 2012. A rota de 30 milhas (50 km) foi marcada para ser concluída em 2018 e esperava-se que reduzisse significativamente o congestionamento de tráfego dentro e ao redor da cidade. Aberdeen Harbour é importante como o maior no norte da Escócia e serve a rota de ferry para Orkney e Shetland. Estabelecido em 1136, o porto foi referido como o negócio mais antigo da Grã-Bretanha.

O FirstGroup opera os ônibus da cidade sob o nome First Aberdeen, como o sucessor do Grampian Regional Transport (GRT) e da Aberdeen Corporation Tramways. Aberdeen é a sede global da FirstGroup plc, tendo crescido a partir do GRT Group. O primeiro ainda é baseado no antigo depósito da Aberdeen Tramways na King Street, que agora foi redesenhado em uma nova sede da Global Headquarters e no terminal de ônibus de Aberdeen. A Stagecoach East Scotland também opera ônibus em Aberdeen e Aberdeenshire, sob a marca Stagecoach Bluebird. Megabus corre ônibus da estação de ônibus para lugares do norte e do sul da cidade.

A National Express opera serviços de transporte expresso para Londres duas vezes por dia. O serviço 590, operado pela Bruce's Coaches of Salsburgh opera pela manhã e funciona durante todo o dia, ligando para Dundee, Perth, Glasgow, Hamilton, Carlisle, Milton Keynes, Golders Green e Victoria Coach Station, enquanto o 592 (operado pela Parks of Hamilton) sai à noite e viaja durante a noite, ligando para Dundee, Glasgow, Hamilton, Carlisle, Aeroporto de Heathrow e Victoria Coach Station. Além disso, existem serviços da Megabus para Londres e Edimburgo, e serviços da Scottish CityLink para Glasgow, operados pela Stagecoach East Scotland e pela Parks of Hamilton, usando a fivela Citylink em ouro e azul.

Ponte ferroviária sobre o rio Dee, em Aberdeen
Aberdeen está conectada à UK National Cycle Network, e tem uma via ao sul conectada a cidades como Dundee e Edimburgo e uma ao norte que se bifurca a cerca de 10 milhas (15 km) da cidade em duas pistas diferentes indo para Inverness e Fraserburgh, respectivamente. Dois trilhos populares ao longo das antigas vias férreas são o Deeside Way to Banchory (que acabará por se ligar a Ballater) e o Formartine e o Buchan Way até Ellon, ambos utilizados por uma mistura de ciclistas, caminhantes e ocasionalmente cavalos. Quatro locais para estacionar e estacionar servem a cidade: Stonehaven e Ellon (cerca de 12 a 17 milhas (19 a 27 km) fora do centro da cidade) e Kingswells e a Ponte de Don (cerca de 5 a 6 km) Fora).

O estuário de Dee, o porto de Aberdeen, foi continuamente melhorado. Começando como um porto de pesca, movendo-se para os arrastões a vapor, a indústria petrolífera, é agora um importante porto de partida para o Báltico e a Escandinávia. As principais exportações incluem fertilizantes, granito e produtos químicos.

EDUCAÇÃO

Aberdeen tem duas universidades, a antiga Universidade de Aberdeen, e a Robert Gordon University, uma universidade moderna muitas vezes referida como RGU. Taxa de estudante de Aberdeen de 11,5% é superior à média nacional de 7%.

A Universidade de Aberdeen começou como King's College, Aberdeen, fundada em 1495 por William Elphinstone (1431 a 1514), bispo de Aberdeen e chanceler da Escócia. Marischal College, uma instituição separada, foi fundada em "New" Aberdeen por George Keith, quinto Conde Marischal da Escócia em 1593. Essas instituições foram fundidas por ordem do Parlamento em 1860 para formar a Universidade de Aberdeen. A universidade é a quinta mais antiga do mundo de língua inglesa e oferece cursos em várias disciplinas. Seu campus principal fica em Old Aberdeen, no norte da cidade, e atualmente conta com aproximadamente 14.000 estudantes. A sociedade de debates da universidade é a mais antiga da Escócia, fundada em 1848 como Sociedade de Debate do King's College.

King's College
Aberdeen é também o lar de duas escolas artísticas: Escola de Arte de Gray, fundada em 1886, que é uma das mais antigas faculdades de arte estabelecidas no Reino Unido. A Escola de Arquitetura de Scott Sutherland e o Ambiente Construído, foi uma das primeiras escolas de arquitetura a ter seus cursos de treinamento reconhecidos pelo Royal Institute of British Architects. Ambos são agora parte da Universidade Robert Gordon e estão baseados em seu campus em Garthdee. O North East Scotland College tem vários campi na cidade e oferece uma ampla variedade de cursos de meio período e período integral, o que leva a várias qualificações diferentes em ciências. O Scottish Agricultural College é baseado nos arredores de Aberdeen, na Craibstone Estate. Está situado ao lado da rotunda do Aeroporto de Aberdeen, na A96. A faculdade oferece três serviços: Aprendizado, Pesquisa e Consultoria. O colégio apresenta muitos cursos baseados em terra, como Agricultura, Gestão do Campo, Gestão Ambiental Sustentável e Gestão de Negócios Rurais. Há uma variedade de cursos desde diplomas até mestrados. O Marine Laboratory Aberdeen, especializado em pesca, o Macaulay Land Use Research Institute (ciência do solo) e o Rowett Research Institute (nutrição animal) são algumas outras instituições de ensino superior.

GASTRONOMIA

A região de Aberdeen deu nome a vários pratos, incluindo o amanteigado de Aberdeen (também conhecido como "rowie") e a salsicha Aberdeen. O açougue de Aberdeen é mais freqüentemente visto e é vendido em padarias e supermercados em toda a cidade. É comparável a um croissant que é plano e redondo com um sabor amanteigado, saboroso e textura escamosa. Muitas vezes é torrado e servido simples ou com manteiga ou geléia.

Butteries Aberdeen, também conhecido como rowies, servido com geléia
Em 2015, um estudo foi publicado no The Scotsman, que analisou a presença de lojas de fast food de marca na Escócia. Das dez cidades analisadas, descobriu-se que Aberdeen tem a menor concentração per capita, com apenas 0,12 lojas por 1.000 habitantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Santiago - Chile