Munique - Alemanha

Capital do estado alemão da Baviera, no sudeste do país. Conta atualmente cerca de 1,3 milhão de habitantes (2012), enquanto a sua região metropolitana, que engloba diversas cidades vizinhas ou próximas, abriga mais de 2,6 milhões de pessoas. Depois de um mês sem posts, o Just Travel volta com força total. Hoje, vamos falar sobre Munique, a terceira cidade mais populosa da Alemanha. Sede de Olimpíadas, duas Copas do Mundo (uma final em 1974), enfim. Prontos para viajar novamente? Então vamos lá!


Munique é a terceira cidade mais populosa da Alemanha

HISTÓRIA

O primeiro assentamento conhecido na área era de monges beneditinos na Old Salt Route. A data da fundação é considerada o ano 1158, data em que a cidade foi mencionada pela primeira vez em um documento. O documento foi assinado em Augsburg. Até então, o Guelph Henry the Lion, o Duque da Saxônia e a Baviera, construíram uma ponte de pedágio sobre o rio Isar ao lado do assentamento monge e na rota salina.

Em 1175, Munique recebeu status da cidade e fortificação. Em 1180, com o julgamento de Henry the Lion, Otto I Wittelsbach tornou-se duque da Baviera, e Munique foi entregue ao bispo de Freising. (Os herdeiros de Wittelsbach, a dinastia de Wittelsbach, governaram a Baviera até 1918.) Em 1240, Munique foi transferida para Otto II Wittelsbach e em 1255, quando o ducado da Baviera foi dividido em dois, Munique tornou-se a residência ducal da Alta Baviera.

Munique no século 16
O duque Louis IV, nativo de Munique, foi eleito rei alemão em 1314 e coroado como Santo Império Romano em 1328. Ele fortaleceu a posição da cidade concedendo-lhe o monopólio do sal, assegurando-o de renda adicional. No final do século 15, Munique sofreu um avivamento das artes góticas: a Câmara Municipal antiga foi ampliada, e a maior igreja gótica de Munique - a Frauenkirche - agora uma catedral, foi construída em apenas 20 anos, começando em 1468. Quando a Baviera se reuniu em 1506, Munique tornou-se sua capital. As artes e a política tornaram-se cada vez mais influenciadas pelo tribunal (ver Orlando di Lasso, Heinrich Schütz e mais tarde Mozart e Richard Wagner). Durante o século 16, Munique foi um centro da reforma contadora alemã, e também das artes do renascimento. O duque Wilhelm V encomendou a Michaelskirche jesuíta, que se tornou um centro para a contra-reforma, e também construiu a Hofbräuhaus para preparar cerveja marrom em 1589.

A Liga Católica foi fundada em Munique em 1609.

Em 1623, durante a Guerra dos Trinta Anos, Munique tornou-se residência eleitoral quando Maximiliano I, o Duque da Baviera foi investido com a dignidade eleitoral, mas em 1632 a cidade foi ocupada por Gustav II Adolph da Suécia. Quando a peste bubônica começou em 1634 e 1635, cerca de um terço da população morreu. Sob a regência dos eleitores bávaros, Munique era um importante centro da vida barroca, mas também teve que sofrer sob as ocupações de Habsburgo em 1704 e 1742.

Em 1806, a cidade tornou-se a capital do novo Reino da Baviera, com o parlamento do estado (o Landtag) e a nova arquidiocese de Munique e Freising localizados na cidade. Vinte anos depois, a Universidade Landshut foi transferida para Munique. Muitos dos melhores edifícios da cidade pertencem a este período e foram construídos sob os três primeiros reis bávaros. Especialmente Ludwig, prestei excelentes serviços ao status de Munique como um centro de artes, atraindo numerosos artistas e aprimorando a substância arquitetônica da cidade com grandes avenidas e edifícios. Por outro lado, Ludwig II, famoso mundialmente como o rei do conto de fadas, era principalmente distante da sua capital e concentrou-se mais em seus castelos fantásticos no campo da Baviera. No entanto, seu patrocínio de Richard Wagner garantiu sua reputação póstuma, assim como seus castelos, que geram renda turística significativa para a Baviera até hoje. Mais tarde, os anos do Príncipe Regente Luitpold como regente foram marcados por uma tremenda atividade artística e cultural em Munique, aumentando seu status como uma força cultural de importância global (ver Franz von Stuck e Der Blaue Reiter).


GEOGRAFIA E CLIMA

Munique situa-se nas planícies elevadas da Alta Baviera, a cerca de 50 km (31,07 mi) ao norte da borda norte dos Alpes, a uma altitude de cerca de 520 m (1,706,04 pés) ASL. Os rios locais são o Isar e o Würm. Munique está situado no Foreland Alpino do Norte. A parte norte deste planalto arenoso inclui uma área de pederneira altamente fértil que já não é afetada pelos processos de dobramento encontrados nos Alpes, enquanto a parte sul é coberta de colinas morainas. Entre esses são campos de lavagem fluvio-glacial, como em torno de Munique. Onde esses depósitos ficam mais finos, as águas subterrâneas podem permear a superfície do cascalho e inundar a área, levando a pântanos como no norte de Munique.

A cidade de Munique situa-se na região entre os climas atlântico úmido e continental seco. Outros fatores essenciais que determinam o clima da cidade são os Alpes e o rio Danúbio, que fazem a divisão do tempo da região (um lado dos Alpes apresenta clima diferente do outro). Graças a esses fatores o tempo é relativamente muito variável. O vento Föhn traz da região sul, durante o ano todo, correntes de ar irregularmente quentes e secas. Em conjunto com as correntes de ar está a boa vista à distância - e especialmente o conhecido céu azul da Baviera - estando os alpes da Baviera muito nitidamente visíveis.

Neve em Munique
ECONOMIA

Munique tem a economia mais forte de qualquer cidade alemã e a menor taxa de desemprego (3,0% em junho de 2014) de qualquer cidade alemã de mais de um milhão de pessoas (as outras são Berlim, Hamburgo e Colônia). A cidade também é o centro econômico do sul da Alemanha. A iniciativa "Neue Soziale Marktwirtschaft (INSM)" (New Social Market Economy) e a revista WirtschaftsWoche (Business Weekly) concederam a Munique a pontuação máxima em sua pesquisa comparativa pela terceira vez em junho de 2006. Munique encabeçou o ranking da revista Capital in Fevereiro de 2005 para as perspectivas econômicas entre 2002 e 2011 em 60 cidades alemãs.

Quartel General da BMW em Munique
Munique é um centro financeiro e uma cidade global e detém a sede da Siemens AG (eletrônica), BMW (carro), MAN AG (fabricante de caminhões, engenharia), Linde (gases), Allianz (seguro), Munique Re (re-seguro ), e Rohde & Schwarz (eletrônica). Entre as cidades alemãs com mais de 500 mil habitantes, o poder de compra é maior em Munique (26.648 € por habitante) a partir de 2007. Em 2006, os trabalhadores de mão-de-obra de Munique gozavam de um salário médio por hora de 18,62 € (cerca de US $ 20).

A desagregação por cidades próprias (não áreas metropolitanas) de 500 cidades globais listou Munique na 8ª posição em 2009. Munique também é um centro para biotecnologia, software e outras indústrias de serviços. Munique também é o lar da sede de muitas outras grandes empresas, como o fabricante de motores da aeronave MTU Aero Engines, o fabricante de máquinas de moldagem por injeção Krauss-Maffei, a câmera e fabricante de iluminação Arri, a empresa de semicondutores Infineon Technologies (com sede na cidade suburbana de Neubiberg), o gigante da iluminação Osram, bem como a sede alemã ou européia de muitas empresas estrangeiras, como a McDonald's e a Microsoft.

Munique tem importância como um centro financeiro (apenas em Frankfurt), sendo o lar do HypoVereinsbank e do Bayerische Landesbank. Ele ultrapassa Frankfurt, embora seja o lar de companhias de seguros como Allianz e Munich Re

SiemensForum em Munique
Munique é a maior cidade editora da Europa e abriga o Süddeutsche Zeitung, um dos maiores jornais da Alemanha. A cidade também é a sede da sede de programação da maior rede de radiodifusão pública da Alemanha, ARD, enquanto a maior rede comercial, Pro7-Sat1 Media AG, está sediada no subúrbio de Unterföhring. A sede do ramo alemão da Random House, a maior editora do mundo e do grupo de publicação Burda também estão em Munique.

O Bavaria Film Studios está localizado no subúrbio de Grünwald. Eles são um dos maiores e mais famosos estúdios de filmes.

ALGUMAS EMPRESAS COM SEDE EM MUNIQUE
  • Allianz
  • BayernLB
  • BMW
  • HypoVereinsbank
  • Hypo Real State
  • Infineon Technologies
  • Langenscheidt
  • Linde
  • MAN
  • Munich Re
  • MVV
  • OSRAM
  • Siemens
  • Stadtsparkasse München
  • Stadwerke München
  • Qimonda Memorias

INFRAESTRUTURA

O Aeroporto Internacional de Munique Franz Josef Strauß foi aberto em 17 de Maio de 1992 em Erdinger Moos (código internacional de aeroportos: MUC (Código-IATA) EDDM (Código-ICAO)). A 29 km de distância de Munique, o aeroporto, com 30,8 milhões de passageiros em 2006, é o segundo maior da Alemanha e o sétimo da Europa.

Desde a decisão da Lufthansa de ter Munique além de Frankfurt como centro, o aeroporto internacional tem recebido cada vez mais conexões. Devido ao fluxo cada vez maior de passageiros um novo terminal foi construído e em 2003 aberto. Ainda é discutida a construção até 2011 de uma terceira pista de pouso e decolagem.

Aeroporto Internacional de Munique
Uma ligação do aeroporto com Munique através do Transrapid foi apoiada pelo Freistaat Bayern e pelo Bundesregierung, mas foi recusada pela Stadtrat devido aos altos custos. O projeto milionário foi interrompido. Essa ligação iria diminuir o tempo de viagem até o aeroporto em 10 minutos e seria uma ligação do aeroporto com a linha de trem de longas distância (Fernbahnnetz) da Deutschen Bahn AG.

No oeste de Munique há a Base Aérea de Fürstenfeldbrück e a Base Aérea Oberpfaffenhofen. Atualmente há discussão de ambas abrirem para o tráfego aéreo comercial. O Aeroporto Memmingnen, localizado a 90 km a oeste da cidade é também conhecido como Aeroporto Munique-West.

Estação de trem de Munique
ESPORTES

Munique foi cidade-sede das duas Copas do Mundo sediadas pela Alemanha. Em 1974, chegou a receber a final entre Alemanha e Holanda, vencida pelos donos da casa por 2 a 1. Em 2006, a cidade recebeu jogos inesquecíveis. O Brasil jogou lá na fase de grupos, quando venceu a Austrália por 2 a 0. O último jogo realizado em Munique foi uma das semifinais, com a vitória da França por 1 a 0 contra Portugal, com o gol marcado por Zinedine Zidane num pênalti pra lá de polêmico.

Resultado de imagem para alemanha x holanda
Lance da final da Copa do Mundo de 1974 entre Alemanha e Holanda
Na primeira Copa sediada pela Alemanha, o Olympiastadion (estádio olímpico) foi o palco dos jogos na cidade. Já em 2006, a Allianz Arena, construída para ser a nova casa do Bayern de Munique, foi a sede das partidas. Além das Copas do Mundo, Munique recebeu os Jogos Olímpicos de 1972, que foram marcados por uma tragédia que ficou conhecida como "O Massacre de Munique".


Resultado de imagem para allianz arena
Nova casa do Bayern de Munique, a Allianz Arena recebeu vários jogos da Copa do Mundo de 2006
Falando no estádio, além das Olimpíadas e da final da Copa de 1974, recebeu também a final da Eurocopa de 1988 e três finais da Liga dos Campeões da Europa.

Imagem relacionada
O Estádio Olímpico de Munique deixou de receber jogos de futebol com a ida do Bayern de Munique para a moderna Allianz Arena

O MASSACRE DE MUNIQUE -  JOGOS OLÍMPICOS DE 1972

O Massacre de Munique foi um atentado terrorista ocorrido durante os Jogos Olímpicos de 1972, quando, em 5 de setembro, onze integrantes da equipe olímpica de Israel foram tomados de reféns pelo grupo terrorista palestino denominado Setembro Negro, sendo, até hoje, o maior atentado terrorista já ocorrido em um evento esportivo. Dos 17 mortos, 6 eram treinadores e 5 eram atletas israelenses, além de 1 policial alemão e 5 membros do grupo terrorista.

O local onde ocorreu o massacre há 45 anos segue quase inalterado
Logo após o atentado, os Jogos Olímpicos foram suspensos. Uma cerimônia foi feita no estádio olímpico de Munique, onde 80.000 espectadores e 3.000 atletas compareceram. Autoridades de vários países pelo mundo condenaram os atentados. Os terroristas afirmaram que o motivo do atentado era chamar atenção mundial para a causa da independência da Palestina, cujo território estava sob ocupação militar israelense desde o final da década de 1960.

RELIGIÕES

O estado da Baviera, no sul da Alemanha, é maioritariamente católico, ao contrário de estados como Baden-Württemberg a oeste, bem como a maior parte dos estados situados no norte da Alemanha, que são na maioria protestantes (Luteranos).

Frauenkirche
A cidade de Munique pertencia inicialmente ao bispado de Freising, que por sua vez era subordinada (sufragânea) de Salzburgo. Houve várias tentativas de criação de um bispado próprio, inicialmente frustradas. Em 1817, como resultado de alterações políticas, o bispado de Freising foi transferido para Munique. Ao mesmo tempo o bispado foi promovido a arcebispado.

A doutrina de Martinho Lutero gozou de simpatia inicial em Munique, mas nos anos seguintes ao parlamento imperial de Worms em 1522 foi brutalmente reprimida. Antes de tudo devido à ação dos Jesuítas que oprimiram qualquer tentativa de revolta. Por isso, a cidade permaneceu católica, sem excepções. Só em 1799 foi possível estabelecer em Munique uma pequena paróquia, com a protecção do príncipe-eleitor (Kurfürstin), na altura uma mulher. Essa paróquia deu origem, em 1806, à primeira congregação paroquial (Pfarrei), cujo número de participantes crescia. A igreja de Salvador (Salvatorkirche) foi concedida aos protestantes, não tendo sido no entanto usada, porque era muito pequena. A paróquia pertencia à igreja protestante do reino da Baviera, que foi instituída para todas as paróquias luteranas e reformadas. Em 1833 foi possível erigir a igreja de Mateus (Matthäuskirche), a primeira igreja evangélica. São Markus foi a segunda, em 1877.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Lauterbrunnen - Suíça