Rotterdam - Holanda

É a segunda e mais importante cidade da Holanda, atrás apenas de Amsterdam, a capital do país. Sede do maior porto marítimo do continente europeu, possui cerca de 617.347 habitantes. É uma das cidades holandesas com uma arquitetura mais moderna, apresentando diversas construções famosas, como é o caso das casas cúbicas. Hoje, o blog vai falar mais sobre a cidade de Rotterdam, ou Roterdã. Estão preparados para mais uma viagem? Então vamos lá!

Erasmusbrug seen from Euromast.jpg
Rotterdam é a segunda maior cidade da Holanda e possui o maior porto marítimo da Europa

HISTÓRIA

Rottterdam destacou-se como notável centro de transporte marítimo no final do século XVII, durante o período conhecido como o Século de Ouro da Holanda. A cidade, que se beneficiou de todo o tráfego marítimo associado ao comércio das Índias Orientais Holandesas, ampliou suas instalações portuárias e estendeu-se ao longo do rio Nieuwe Maas. Durante a Primeira Guerra Mundial, a cidade era o maior centro de espionagem do mundo por causa da neutralidade holandesa e sua localização estratégica entre a Grã-Bretanha, a Alemanha e a Bélgica ocupada pelos alemães. Muitos espiões que foram presos e executados na Grã-Bretanha foram liderados por agentes secretos alemães que operam em Rotterdam. O MI6 tinha seu principal escritório europeu no Boompjes. A partir daí, a espionagem coordenada britânica na Alemanha e ocupou a Bélgica. Durante a Primeira Guerra Mundial, uma média de 25 mil refugiados belgas viviam na cidade, bem como centenas de desertores alemães e escaparam dos prisioneiros de guerra aliados.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército alemão invadiu a Holanda em 10 de maio de 1940. Adolf Hitler esperava conquistar o país em apenas um dia, mas suas forças encontraram resistência inesperadamente feroz. O exército holandês foi obrigado a capitular em 15 de maio de 1940, após o bombardeio de Rotterdam em 14 de maio e ameaçando bombear outras cidades holandesas. O coração de Rotterdam foi quase completamente destruído pela Luftwaffe. Cerca de 80 mil civis foram desabrigados e 900 morreram; Um número relativamente baixo devido ao fato de que muitos haviam fugido da cidade por causa da guerra e dos bombardeios ocorridos em Rotterdam desde o início da invasão três dias antes. A prefeitura sobreviveu ao bombardeio. Ossip Zadkine mais tarde tentou capturar o evento com sua estátua De Verwoeste Stad ('The Destroyed City'). A estátua fica perto do Leuvehaven, não muito longe da Erasmusbrug, no centro da cidade, na margem norte do rio Nieuwe Maas.

Rotterdam depois do bombardeio de 1940. A destruída Igreja de São Lourenço foi reconstruída
Rotterdam foi gradualmente reconstruído da década de 1950 até a década de 1970. Permaneceu bastante ventoso e aberto até que os conselhos municipais da década de 1980 começaram a desenvolver uma política de arquitetura ativa. Novos estilos de apartamentos, prédios de escritórios e instalações recreativas resultaram em um centro da cidade mais "habitável" com um novo horizonte. Na década de 1990, o Kop van Zuid foi construído na margem sul do rio como um novo centro de negócios. Rotterdam foi eleita, em 2015, como a cidade européia do ano pela Academia de Urbanismo.

GEOGRAFIA E CLIMA

Rotterdam é dividida em uma parte do norte e do sul pelo rio Nieuwe Maas, conectado por (de oeste a leste): o Beneluxtunnel; O Maastunnel; Erasmusbrug ("Ponte Erasmus"); Um túnel do metrô; Willemsspoortunnel ("Willems railway tunnel"); Willemsbrug ("Willems Bridge"); O Koninginnebrug ('Queen's Bridge'); E Van Brienenoordbrug ('Van Brienenoord Bridge'). A antiga ponte de elevador ferroviário, De Hef ('The Lift'), é preservada como um monumento em posição elevada entre o Noordereiland ('Ilha do Norte') e o sul de Rottterdam.

Imagem de satélite de Rotterdam e do porto
O centro da cidade está localizado no banco norte da Nieuwe Maas, embora o desenvolvimento urbano recente tenha estendido o centro para partes do sul de Rotterdam, conhecido como De Kop van Zuid ("o Chefe do Sul", ou seja, a parte norte do sul de Rotterdam). Do seu núcleo interno, Rotterdam atinge o Mar do Norte por uma faixa de área predominantemente portuária.

Construído principalmente por trás dos diques, grandes partes de Rottterdam estão abaixo do nível do mar. Por exemplo, o Prins Alexander Polder, no nordeste de Rotterdam, estende-se a 6 metros (20 pés) abaixo do nível do mar, ou melhor, abaixo de Normaal Amsterdams Peil (NAP) ou "Amsterdam Ordnance Datum". O ponto mais baixo nos Países Baixos (6,76 metros (22,2 pés) abaixo da NAP) está situado a leste de Rotterdam, no município de Nieuwerkerk aan den IJssel.

Rotterdam experimenta um clima oceânico temperado semelhante a toda a Holanda. Localizado perto da costa, o seu clima é ligeiramente mais suave do que os locais mais para o interior.

Resultado de imagem para rotterdam neve
Muita neve durante o inverno em Rotterdam
ECONOMIA

Rotterdam sempre foi um dos principais centros da indústria de navegação nos Países Baixos. A partir da Câmara de Rotterdam dos COV, a primeira multinacional do mundo, criada em 1602, para o líder de transporte mercantil Royal Nedlloyd, criada em 1970, com sede social no edifício histórico 'Willemswerf' em 1988. A Nedlloyd fundiu com o líder da indústria de navegação britânica, a P&O, formando a terceira maior empresa de transporte marítimo comercial do mundo. O anglo-holandês P&O Nedlloyd foi comprado pela corporação gigante dinamarquesa 'AP Moller Maersk' em 2005 e suas operações holandesas ainda estão sediadas no 'Willemswerf'.

Atualmente, empresas bem conhecidas com sede em Rotterdam são a empresa de bens de consumo Unilever, a empresa de gestão de ativos Robeco, a empresa de energia Eneco, a empresa de dragagem Van Oord, a empresa petrolífera Shell Downstream, a operadora de terminal Vopak, a empresa comercial Vitol e a empresa de arquitetura Office for Metropolitan Architecture . É também o lar da sede regional da empresa química LyondellBasell, da empresa comercial Glencore, da empresa farmacêutica Pfizer, das empresas de logística Stolt-Nielsen, da empresa de equipamentos elétricos ABB Group e da empresa de bens de consumo Procter & Gamble. Além disso, Rotterdam possui sede holandesa da Allianz, Maersk, Petrobras, Samskip, Louis Dreyfus Group e Aon.

A cidade de Rotterdam faz uso dos serviços das empresas semi-governamentais Roteb (para cuidar do saneamento, gestão de resíduos e serviços variados) e a Autoridade do Porto de Rotterdam (para manter o Porto de Rotterdam). Ambas as empresas já eram órgãos municipais, agora são entidades autônomas, de propriedade da cidade.

Gebouw Delftse Poort, um dos edifícios de escritórios mais altos da Holanda
Sendo o maior porto e uma das maiores cidades do país, Rotterdam atrai muitas pessoas que procuram emprego, especialmente no segmento de mão-de-obra barata. A taxa de desemprego da cidade é de 12%, quase o dobro da média nacional.

Juntamente com Eindhoven (Brainport) e Amsterdam (Aeroporto), Rotterdam (Seaport) constitui a base da economia holandesa.

PORTO DE ROTTERDAM

Rotterdam é o maior porto da Europa, com os rios Meuse e Reno proporcionando um excelente acesso ao interior a montante alcançando Basileia, Suíça e França. Em 2004, Shanghai assumiu como o porto mais movimentado do mundo. Em 2006, Rotterdam foi o sétimo maior porta-contâiner do mundo em termos de unidades equivalentes de vinte pés (TEU).

Parte dos terminais durante a noite
As principais atividades do porto são indústrias petroquímicas e movimentação e transbordo de carga geral. O porto funciona como um importante ponto de trânsito para materiais a granel e entre o continente europeu e o exterior. De Rotterdam, os bens são transportados por navio, barcaça de rio, trem ou estrada. Em 2007, o Betuweroute, uma nova ferrovia de transporte rápido de Rotterdam para a Alemanha, foi concluída.

EDUCAÇÃO

Rotterdam tem uma grande universidade, a Universidade Erasmus de Rotterdam (EUR), com o nome de um dos famosos ex-habitantes da cidade, Desiderius Erasmus. O campus do Woudestein abriga (entre outros) a Rotterdam School of Management, a Universidade Erasmus. No ranking do Financial Times em 2005, colocou o 29º mundial e o 7º na Europa. No ranking de Masters of Management 2009, a escola atingiu o primeiro lugar com o Mestrado em Gerenciamento da CEMS e um décimo lugar com o Mestrado em Gerenciamento da RSM. A universidade também é o lar da maior associação de estudantes da Europa, STAR Study Association Rotterdam School of Management A Universidade Erasmus e a maior associação de estudantes do mundo, AIESEC, tem seu escritório internacional na cidade.

Resultado de imagem para Universidade Erasmus de Rotterdam
Universidade Erasmus de Rotterdam
A Escola de Arte principal de Willem de Kooning Academy Rotterdam, que faz parte do Hogeschool Rotterdam. É considerada uma das mais prestigiadas escolas de arte da Holanda e o número 1 em Publicidade e Redação. Parte da Academia Willem de Kooning é o Instituto Piet Zwart para estudos de pós-graduação e pesquisa em Belas Artes, Design de Mídia e Design de Varejo. O Instituto Piet Zwart possui uma lista seletiva de artistas internacionais emergentes.

O campus Hoboken de EUR abriga o hospital Dijkzigt (geral), o Hospital Sophia (para crianças) e o Departamento Médico da Universidade. Estes são conhecidos coletivamente como o Erasmus Medical Center. Este é o terceiro lugar na Europa pelo CSIC como hospital, e também está classificado entre os 50 melhores universidades do mundo no campo da medicina (clínico, pré-clínico e de saúde, 2017).

Há também três Hogescholen (Universidades das ciências aplicadas) em Rotterdam. Essas escolas concedem aos seus alunos um diploma de licenciatura profissional e pós-graduação ou mestrado. Os três Hogescholen são Hogeschool Rotterdam, Hogeschool Inholland e Hogeschool para Muziek en Dans (uni para música e dança), que também é conhecido como CodArts.

Como há muitas escolas internacionais e americanas espalhadas por toda a Europa, como ASH (American International School of the Hague), Rotterdam também tem sua própria escola internacional/americana pelo nome AISR (American International School of Rotterdam). Nas crianças AISR recebem uma educação multicultural em uma comunidade culturalmente diversa e oferece o Programa do Diploma de Bacharel Internacional (IB).

Único para a cidade é a Faculdade de Transporte e Transporte que oferece mestrado, bacharelado e diplomas vocacionais em todos os níveis.

CULTURA

Ao lado do Porto, Rotterdam foi a Capital Europeia da Cultura em 2001. A cidade tem sua própria orquestra, a Filarmônica de Rotterdam, com seu bem-considerado diretor de música jovem, Yannick Nézet-Séguin; Um grande edifício de congressos e concertos chamado De Doelen; Vários teatros (incluindo o novo Luxor) e salas de cinema; E o complexo Ahoy Rotterdam no sul da cidade, que é usado para concertos pop, exposições, torneios de tênis e outras atividades. Um importante zoológico chamado Diergaarde Blijdorp está situado no lado noroeste de Rotterdam, completo com um aquário do mar, chamado Oceanium. A cidade é o lar da Academia Willem de Kooning e do Instituto Piet Zwart.

Rotterdam apresenta alguns projetos de arquitetura urbana, vida noturna e muitos festivais de verão que celebram a população e a identidade multicultural da cidade, como o "Carnaval de Verão" inspirado no Caribe, o Dance Parade, Rotterdam 666, o festival pop Metropolis e os dias do Porto Mundial. Nos anos 2005-2011, a cidade lutou com locais para popmusic. Muitos dos locais sofreram graves problemas financeiros. Isso resultou no desaparecimento dos principais locais de música Nighttown e WATT e estágios menores, como Waterfront, Exit e Heidegger. Atualmente, a cidade tem alguns locais para música pop como Rotown, Poortgebouw e Annabel. O local WORM centra-se na música experimental e na música subcultural de ponta relacionada. Há também o Festival Internacional de Cinema em janeiro, o Festival Internacional de Poesias em junho, o Festival de Jazz do Mar do Norte em julho, o Festival de Valery Gergiev em setembro, setembro em Rotterdam e o Mundo da Witte de With. Em junho de 1970, The Holland Pop Festival (que apresentou Jefferson Airplane, The Byrds, Canned Heat, It's a Beautiful Day e Santana) foi realizada e filmada no Stamping Grounds em Rotterdam.

Vista panorâmica de Rotterdam
Existe uma competição saudável com a Amsterdam, que muitas vezes é vista como a capital cultural da Holanda. Há um ditado: "Amsterdam para festejar, Den Haag (Haia) para viver, Rotterdam para trabalhar". Outro, mais popular por Rotterdammers, é "O dinheiro é ganho em Rotterdam, distribuído em Haia e gasto em Amsterdam". Outro ditado que reflete a rivalidade entre Rotterdam e Amsterdam é "Amsterdam, Rotterdam não precisa".

É também o lar de Gabber, um tipo de música eletrônica hardcore popular em meados da década de 1990, com batidas e amostras difíceis. Grupos como Neophyte e Rotterdam Terror Corps (RTC) começaram em Rotterdam.

As principais organizações culturais em Amsterdam, como o Festival Concertgebouw e Holland, possuem forças conjuntas com organizações similares em Rotterdam, via A'R'dam. Em 2007, essas organizações publicaram com planos de cooperação. Um dos objetivos é fortalecer a posição internacional de cultura e arte na Holanda no contexto internacional.

TRANSPORTES

Rotterdam está bem ligada pelos sistemas de transportes públicos internacionais, nacionais, regionais e locais, bem como pela rede de auto-estradas holandesa. A cidade também está bem conectado à rede ferroviária holandesa e tem várias conexões internacionais. Muito mais pequeno do que o centro internacional do aeroporto de Schiphol, o aeroporto de Rotterdam, Haia (anteriormente conhecido como Zestienhoven) é o terceiro maior aeroporto do país, atrás do aeroporto de Schiphol e do aeroporto de Eindhoven. Localizado a norte da cidade, mostrou um crescimento muito forte ao longo dos últimos cinco anos, principalmente causado pelo crescimento do mercado de operadoras de baixo custo. Para os viajantes de negócios, o Aeroporto de Rotterdam oferece vantagens em termos de manipulação rápida de passageiros e bagagem. Os regulamentos ambientais tornam ainda mais incerto o crescimento.

Eis o "Watertaxi", o táxi aquático de Rotterdam

GASTRONOMIA

A Holanda é famosa por muitas coisas, mas certamente não pela sua cozinha. É só procurar um restaurante holandês na sua cidade. Quantos você encontrou? Acredito que nenhum. Mas não se deixe enganar, existem muitas comidas típicas holandesas que valem à pena provar. Se você ainda não provou nem a metade das comidas listadas abaixo, programe-se nas férias para conhecer Rotterdam e provar essas delícias da culinária do país.


Bitterballen: Esse bolinho é talvez o petisco holandês mais famoso.  É um croquete de forma arredondada, recheado com um ragu de carne e servido acompanhado de mostarda. Geralmente chega na mesa muito quente, por isso, espete um palito antes de morder. Assim você não correrá o risco de se queimar, caso o óleo espirre na sua primeira mordida.

Biterballen - comda típica da Holanda - © Bailandesa.nl
Esse é o Bitterballen, bolinho recheado com carne

Kaassoufflé: Ele lembra bastante um risole de queijo. Empanado e envolto numa massa que deve ser fina, o queijo vem quentinho e derretido e faz a alegria de muito amantes do latícinio. O Kaassoufflé pode ser servido em tamanhos menores como um petisco, mas também é encontrado em tamanhos maiores e até como recheio de sanduíche (broodje kaassoufflé).

Kaassoufle - Bailandesa.nl
Esse é o Kassoufflé, que lembra bastante um risole de queijo. Ou não?
Frikandel: Essa salsicha enrugada é o snack mais vendido da Holanda; cerca de 580 milhões por ano. Uma espécie de salsicha sem pele, servida no pão (broodje frikandel) ou com fritas num prato. Ao contrário de hot-dog, o Frikandel é frito e muitas vezes acompanhado com molho curry.

Frikandel - Bailandesa.nl
O Frikandel vem acompanhado por batatas fritas em um prato
Kibbeling: Esse são pequenos pedaços de filé de peixe empanados e fritos encontrados em trailers nas feiras ou nas ruas. Essa estrela da street food holandesa vem acompanhada do molho à sua escolha: cocktail, alho, maionese e é uma ótima opção para o almoço.

kibbeling - fliet de peixe empanados - © Anne Swoboda ( Flickr)
Esse é o Kibbeling, filé de peixe empanado e frito
Erwtensoep (Sopa de Ervilha): Se você é um grande fã da saga Harry Potter, já deve ter ouvido falar sobre a tal sopa de ervilha do Caldeirão Furado, que o Ministro da Magia Cornélio Fudge (Robert Hardy - in memorian*) oferece a Harry (Daniel Radcliffe), enquanto ambos conversam no filme "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", de 2004. Pois bem, vamos falar da versão holandesa: ela é uma sopa espessa que leva além das ervilhas, diversos legumes, chouriça e carne de porco. No inverno, é muito comum encontrar em cafés e nos quiosques ao redor das pistas de patinação. Tradicionalmente é servida com pão de centeio (roggebrood) e bacon (spek).

opa de Ervilha © wikipedia
Essa é a Sopa de Ervilha da Holanda
* - o ator Robert Hardy, que interpretou Cornélio Fudge (o Ministro da Magia) em quatro filmes da saga "Harry Potter", morreu aos 91 de idade no dia 3 de agosto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Santiago - Chile