Santa Bárbara - Califórnia, EUA
Fica situada em uma parte de litoral sul, a parte mais longa da costa oeste dos Estados Unidos. A cidade fica entre as Montanhas Santa Ynez e o Oceano Pacífico. O clima da cidade é muitas vezes descrito como o Mediterrâneo, e a cidade foi promovida como a "Riviera Americana". É a segunda cidade mais populosa do condado de mesmo nome, dado por um explorador marítimo espanhol. Hoje, nosso blog irá contar um pouco mais sobre a cidade de Santa Barbara, na Califórnia. Prepare-se para conhecer um dos lugares mais belos dos Estados Unidos!
HISTÓRIA
Vista aérea da cidade de Santa Bárbara, na Califórnia |
A evidência de habitação humana da área começa há pelo menos 13.000 anos atrás. A evidência para uma presença paleo-indiana inclui um ponto parecido com os canais encontrados na década de 1980 ao longo da costa oeste do Condado de Santa Bárbara, bem como os restos de Arlington Springs Man, encontrados na Ilha de Santa Rosa na década de 1960. Estima-se que 8.000 a 10,000 Chumash viveram na costa sul do condado de Santa Bárbara no momento das primeiras explorações européias.
Cinco aldeias Chumash floresceram na área. A área atual do Santa Barbara City College era a aldeia de Mispu; O sítio da piscina El Baño (ao longo da praia ocidental, era a aldeia de Syukhtun, a grande vila de Yanonalit, localizada entre as ruas de Bath e Chapala, Amolomol estava na foz do Mission Creek e Swetete, acima do refúgio de pássaros.
O explorador português João Cabrilho (espanhol: Cabrillo), navegando para o Reino de Espanha, navegou pelo que agora é chamado de Canal de Santa Bárbara em 1542, ancorando brevemente na área. Em 1602, o explorador marítimo espanhol Sebastián Vizcaíno deu o nome de "Santa Bárbara" ao canal e também a uma das Ilhas Anglo-Normandas.
Uma expedição terrestre liderada por Gaspar de Portolà visitou em 1769, e o missionário franciscano Juan Crespi, que acompanhou a expedição, nomeou uma grande cidade natal "Laguna de la Concepción". O nome anterior de Cabrillo, no entanto, é aquele que sobreviveu.
Os primeiros residentes europeus permanentes foram missionários e soldados espanhóis sob o comando de Felipe de Neve, que entrou em 1782 para construir o Presidio. Eles foram enviados para fortalecer a região contra a expansão por outros poderes, como Inglaterra e Rússia, e para converter os nativos ao cristianismo. Muitos dos espanhóis trouxeram suas famílias com eles, e aqueles formaram o núcleo da pequena cidade - no início apenas um conjunto de adobes (que cercaram o Presidio). A Missão de Santa Bárbara foi criada na Festa de Santa Bárbara, 4 de dezembro de 1786. Foi o décimo das Missões da Califórnia a serem fundadas pelos franciscanos espanhóis. Foi dedicado pelo Padre Fermín Lasuén, que sucedeu ao Padre Junipero Serra como o segundo presidente e fundador da Cadeia da Missão Franciscana da Califórnia. Os pais da Missão começaram o lento trabalho de converter o Chumash nativo ao cristianismo, construindo uma aldeia para eles nos campos da Missão. Os trabalhadores de Chumash construíram uma conexão entre o riacho do canyon e o sistema de água da Missão de Santa Bárbara através do uso de uma barragem e um aqueduto. Durante as décadas seguintes, muitos nativos morreram de doenças como a varíola, contra as quais não tinham imunidade natural.
Porto de Santa Bárbara |
O evento mais dramático do período espanhol foi o poderoso terremoto de 1812 e o tsunami, com uma magnitude estimada de 7.1, que destruiu a Missão e o resto da cidade; A água alcançou a atual rua de Anapamu e carregou um navio a meio quilômetro do Refugio Canyon. A Missão foi reconstruída em 1820 após o terremoto. Após o terremoto, os pais da Missão escolheram reconstruir de uma forma mais grandiosa, e é essa construção que sobrevive até hoje, a melhor preservada das Missões da Califórnia.
O período espanhol terminou em 1822 com o fim da Guerra de Independência mexicana, que encerrou 300 anos de domínio colonial. A bandeira do México subiu o mastro no Presidio, mas apenas por 24 anos.
Os nomes das ruas de Santa Barbara também refletem esse período de tempo. Os nomes de Le Guerra e Carrillo são de cidadãos da cidade desta época. Eles ajudam a construir a cidade para que eles fossem honrados ao nomear não só ruas depois deles, mas os banheiros comuns na UCSB também são nomeados após eles.
GEOGRAFIA E CLIMA
Santa Barbara está localizada a cerca de 90 milhas (145 km) de WNW de Los Angeles, ao longo da costa do Pacífico. Este trecho de costa ao longo do sul do condado de Santa Bárbara às vezes é chamado de "A Riviera Americana", presumivelmente porque sua geografia e clima são semelhantes aos das áreas ao longo da costa norte do mar Mediterrâneo (especialmente no sul da França) conhecida como Riviera. As montanhas de Santa Ynez, uma faixa de tendência leste-oeste, aumentam dramaticamente atrás da cidade, com vários picos superiores a 4.000 pés (1.200 m). Coberto com afloramentos de chaparral e arenito, eles fazem um pano de fundo panorâmico para a cidade. Às vezes, talvez uma vez a cada três anos, a neve cai nas montanhas, mas raramente permanece por mais de alguns dias. Mais perto da cidade, diretamente a leste e adjacente à Missão Santa Barbara, é uma crista leste-oeste conhecida localmente como "Riviera", atravessada por uma estrada chamada "Alameda Padre Serra" (APS reduzido, o que se traduz em "caminho do padre Serra") .
De acordo com o Escritório de Censo dos Estados Unidos, a cidade tem uma área total de 108,8 km² (42,0 quilômetros quadrados), dos quais 19,5 milhas quadradas (51 km²) são terrestres e 58,52 km (53,62%) É água. Os altos números oficiais da água são decorrentes da extensão do limite da cidade para o oceano, incluindo uma faixa de cidade que alcança o mar e no interior novamente para manter o Aeroporto de Santa Bárbara (SBA) dentro do limite da cidade.
A capela de Santa Barbara |
Santa Barbara possui um clima mediterrâneo de verão quente característico da Califórnia costeira. Como a cidade fica ao longo do oceano, a brisa terrestre tem temperaturas moderadas, resultando em invernos mais quentes e verões mais quentes em comparação com lugares mais distantes do interior. No inverno, as tempestades chegam à Califórnia, algumas das quais trazem fortes chuvas. Os totais de chuvas locais podem ser aprimorados pelo levantamento orográfico quando as tempestades são acompanhadas por fluxo do sul que empurra o ar úmido sobre as montanhas de Santa Ynez, produzindo maiores chuvas do que em outras áreas costeiras. Verões no sul da Califórnia são, na sua maioria, sem chuva devido à presença de uma área de alta pressão sobre o Pacífico oriental. No outono, os ventos baixos, denominados localmente "Sundowners", podem elevar as temperaturas e soltar umidade em um único dígito, aumentando a chance e a gravidade dos incêndios florestais no sopé ao norte da cidade. Os totais pluviométricos anuais são altamente variáveis e em anos excepcionais, como 1940-1941 e 1997-1998, mais de 40 polegadas (1,0 m) de chuva caíram em um ano, mas em épocas secas com menos de 6 polegadas (150 mm) não é inédito. A neve às vezes cobre as elevações mais altas das Montanhas Santa Ynez, mas é extremamente rara na própria cidade. A mais recente acumulação de neve para cair perto do nível do mar foi em janeiro de 1949, quando aproximadamente duas polegadas caíram na cidade.
ECONOMIA
As empresas aeroespaciais e de defesa constituem a base do emprego privado da cidade, enquanto a Alliant Techsystems, o Channel Technologies Group, a Citrix Online, a FLIR Systems e a Raytheon possuem grandes operações na área. As atracções turísticas de Santa Bárbara fizeram do setor de hospitalidade um dos principais atores da economia regional. O Motel 6 foi iniciado em Santa Bárbara, no ano de 1962.
ATRAÇÕES E PONTOS TURÍSTICOS
Santa Bárbara é um destino turístico de todo o ano, conhecido pelo seu tempo, praias do centro da cidade e arquitetura espanhola. O turismo vem trazendo mais de um bilhão de dólares por ano para a economia local, incluindo US$ 80 milhões em receitas fiscais. Além dos recursos culturais da cidade, vários destinos icônicos estão dentro dos limites da cidade. A Missão Santa Bárbara, "A Rainha das Missões", está localizada em uma elevação a cerca de duas milhas a 3 km do porto e é mantida como um local de adoração, uma parada de turismo e um marco histórico nacional. O Tribunal de Justiça do Condado de Santa Bárbara, uma estrutura espanhola-mourisada de azulejos vermelhos, oferece uma visão abrangente do centro da cidade a partir da sua torre ao ar livre. O Presidio de Santa Bárbara, uma instalação militar espanhola e uma capela construída em 1782, foi fundamental para o desenvolvimento inicial da cidade e continua a ser um ícone das raízes coloniais da cidade. Em 1855, a Capela do Presidio, em decadência, cresceu no Colégio Apostólico de Nossa Senhora das Dores, agora Igreja Nossa Senhora das Dores. A igreja atual, consagrada no 147º aniversário da fundação do presidio em 21 de abril de 1929, continua sendo uma das mais belas igrejas da Califórnia.
Também é famosa a Festa anual (originalmente chamada "Old Spanish Days"), que é celebrada todos os anos em agosto. A Fiesta é hospedada pelas Filhas Nativas do Oeste de Ouro e pelos Filhos Nativos do Oeste de Ouro em um comitê conjunto chamado Fiesta Board. Fiesta foi originalmente iniciado como uma atração turística, como o Rose Bowl, para atrair negócios para a cidade na década de 1920.
Flower Girls e Las Señoritas são outra atração do Fiesta, enquanto marcham e participam de Fiesta Pequeña (o lançamento de Fiesta) e dos vários desfiles. Flower Girls é para meninas menores de 13 anos. Eles jogam rosas e outras flores nas multidões. Las Señoritas são suas acompanhantes mais velhas. Muitas senhoritas se juntam às filhas nativas aos 16 anos.
O Festival anual de Santa Bárbara anual realiza-se no fim de semana do dia da Bastilha em julho. Este é o maior festival francês no oeste dos Estados Unidos.
Algumas lojas do centro da cidade |
O New Noise Music Conference and Festival, criado em 2009, é um evento de 4 dias com a festa principal na Zona Funk, uma pequena seção de degustação de arte e vinho da cidade perto da praia e outras pequenas bandas para locais locais em torno da cidade. New Noise traz mais de 75 bandas e 50 palestrantes para o festival a cada ano.
Por mais de 40 anos, o Santa Barbara Arts and Crafts Show foi realizado no Bloco Cabrillo, a leste de Stearns Wharf e ao longo da praia, atraindo milhares de pessoas para ver obras de arte feitas por artistas e artesãos que vivem no condado de Santa Bárbara. De acordo com as regras do programa, todos os trabalhos exibidos devem ter sido feitos pelos próprios artistas e artesãos, que devem vender seus próprios bens. O programa começou no início da década de 1960, e agora tem mais de 200 stands variando em tamanho e estilo em qualquer domingo do ano. O show também é realizado em alguns sábados que são feriados nacionais, mas não durante o tempo incerto.
Nos últimos anos, o Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara, outro local sem fins lucrativos, também se tornou um grande atrativo, trazendo mais de 50 mil participantes durante o que geralmente é a estação lenta de Santa Bárbara no final de janeiro. O SBIFF hospeda uma grande variedade de celebridades, estréias, painéis e filmes de todo o mundo e é executado por 10 dias.
O desfile anual de solstício de verão atinge 100 mil pessoas. É um desfile temático colorido colocado pelos moradores locais e segue uma rota ao longo da State Street por cerca de uma milha, terminando no Parque Alameda. Sua principal regra é que não são permitidas mensagens escritas ou banners com palavras. Flutuadores e figurinos variam do caprichoso ao ultrajante; Festas e eventos de rua ocorrem durante todo o fim de semana do desfile, o primeiro fim de semana após o solstício.
O surf é uma parte da cultura de Santa Bárbara, como o art. O clássico de culto de Bruce Brown, The Endless Summer, coloca o surf no mapa, e ele é freqüentemente visto ao redor da cidade. A lenda do surf Pat Curren e seu filho, o tricampeão mundial Tom Curren, bem como o decacampeão mundial Kelly Slater, e outros ícones de surf populares, como Jack Johnson, chamam a casa de Santa Barbara. Os surfistas locais são conhecidos por ir para o norte até The Point, ou para o sul até Rincon.
PARQUES
Santa Barbara tem muitos parques, que vão desde pequenos espaços dentro do ambiente urbano até grandes áreas semi-selvagens que permanecem dentro dos limites da cidade. Alguns parques notáveis dentro dos limites da cidade são os seguintes:
- Parque da Alameda
- Alice Keck Park Memorial Gardens
- Andree Clark Bird Refuge
- Butterfly Beach
- Plaza De La Guerra
- Douglas Family Preserve
- East Beach
- Elings Park
- Franceschi Park
- Praia de Hendry (Arroyo Burro)
- Hilda Ray Park
- Praia Leadbetter
- Mission Historical Park
- Parma Park
- Shoreline Park
- Skofield Park
- West Beach
Região central do Jardim Botânico de Santa Bárbara |
Além desses parques, existem outras trilhas para caminhadas em Santa Barbara. Uma caminhada de 6-7 milhas do Parque Estadual de Gaviota atravessa as montanhas com uma vista para o mar.
Comentários
Postar um comentário