Lauterbrunnen - Suíça

É uma comuna no Cantão Berna, com cerca de 3.238 habitantes. Estende-se por uma área de 164,4 km², de densidade populacional de 20 hab/km². Confina com as seguintes comunas: Aeschi bei Spiez, Blatten (VS), Fieschertal (VS), Grindelwald, Gündlischwand, Kandersteg, Lütschental, Reichenbach im Kandertal, Saxeten, Wilderswil. Parece que fica na Alemanha, mas não é. Hoje, vamos falar sobre Lauterbrunnen, um dos lugares mais belos da Suíça. Dedicado para a querida e sempre especial Bárbara Marques, de Chapecó/SC. Preparados para mais uma viagem? Então vamos nessa!

Resultado de imagem para lauterbrunnen
Lauterbrunnen fascina pela sua beleza
HISTÓRIA

Lauterbrunnen é mencionado pela primeira vez em 1240 como no claro fonte. Em 1304 foi mencionado como Luterbrunnen.
O vestígio mais antigo de um assentamento na área é uma única moeda romana que foi descoberta no Blumental. Quando o Vale de Lauterbrunnen aparece pela primeira vez no recorde histórico, durante o século 13, foi de propriedade do Freiherr de Wädenswil. Em 1240, o Freiherr de Wädenswil vendeu o Vale Sefinen ao Mosteiro de Interlaken. Ao longo do século seguinte, o mosteiro e outros senhores locais começaram a expandir seu poder nos rios Lauterbrunnen e vizinhos. No entanto, por volta de 1300, o Lord of Turn começou a resolver suas pessoas de fala Walser no vizinho vale de Lötschen e nas terras altas do Vale de Lauterbrunnen. Em 1346, as aldeias Walser de Lauterbrunnen, Gimmelwald, Mürren, Sichellauenen e Trachsellauenen tinham governos das aldeias e uma certa independência do Mosteiro. Três anos depois, grande parte do Bernese Oberland se manteve sem sucesso contra Mosteiro. Quando o mosteiro suprimiu a rebelião, as aldeias de Walser suportaram o peso da ira do mosteiro.

No século XV, as aldeias do vale faziam parte da grande paróquia de Gsteig bei Interlaken (agora parte de Gsteigwiler). Em 1487-88, os aldeões em Lauterbrunnen construíram uma igreja filial da paróquia. Em 1506, a paróquia nomeou um sacerdote em tempo integral para Lauterbrunnen. Em 1528, a cidade de Berna adotou a nova fé da Reforma Protestante e começou a impô-la no Oberland Bernese. Lauterbrunnen juntou-se a muitas outras aldeias e ao mosteiro em uma rebelião mal sucedida contra a nova fé. Depois que Berna impôs sua vontade no Oberland, secularizaram o Mosteiro e anexaram todas as terras do Mosteiro. Lauterbrunnen tornou-se o centro de uma nova paróquia reformada.

Vale de Lauterbrunnen no final do século 19
As minas foram construídas na área de Trachsellauenen no vale superior, começando no final do século XVI. Uma fundição de ferro foi construída em Zweilütschinen (agora parte da Gündlischwand) em 1715 para processar o minério de ferro de Trachsellauenen. No entanto, a maior parte do dinheiro das minas foi para os nobres proprietários. Os aldeões permaneceram muito pobres. Nos séculos XVII e XVIII, a pobreza estava tão difundida que muitos aldeões se juntaram a regimentos mercenários ou emigraram. A maioria dos emigrantes mudou-se para as Carolinas nos Estados Unidos. A partir do final do século 18, os alpinistas estrangeiros começaram a usar Lauterbrunnen como ponto de partida para suas expedições para os Alpes próximos. Inicialmente, os alpinistas ficaram na reitoria da aldeia. No entanto, à medida que a fama de Lauterbrunnen crescia e com a conclusão de uma estrada de Interlaken em 1834 e a Estrada de ferro de Bernese Oberland de 1890, eram necessários mais hotéis para turistas. 

À medida que novos hotéis foram construídos, outras infra-estruturas turísticas também foram construídas na aldeia. Eles construíram teleféricos para Mürren em 1891 e em Wengen em 1893. Mas a parte mais significativa da infra-estrutura foi a ferrovia da Jungfrau, que foi construída em 1912.

A estante ferroviária da Jungfrau é executada a 9 km da Kleine Scheidegg até a estação ferroviária mais alta na Europa em Jungfraujoch. A estrada de ferro funciona quase inteiramente dentro de um túnel integrado nas montanhas Eiger e Mönch e contém duas estações no meio do túnel, onde os passageiros podem desembarcar para observar as montanhas vizinhas através de janelas embutidas na montanha. Em 1909, os irmãos ingleses Walter e Arnold Lunn popularizaram o esqui, curling e bobsledding em Lauterbrunnen. Esses esportes de inverno forneceram um novo grupo de turistas de inverno e converteram a indústria do turismo de verão em um negócio durante todo o ano. A economia turística de Lauterbrunnen foi devastada devido à Primeira Guerra Mundial e à Grande Depressão. No entanto, após o fim da Segunda Guerra Mundial, o turismo se recuperou. Muitas novas casas de férias e chalés foram construídos juntamente com elevadores de esqui, teleféricos e um heliporto.

Em 1 de janeiro de 1973, o antigo município de Isenfluh fundiu-se no município de Lauterbrunnen. Em 31 de dezembro de 2009, Amtsbezirk Interlaken, antigo distrito do município, foi dissolvido. No dia seguinte, 1° de janeiro de 2010, juntou-se ao recém-criado Verwaltungskreis Interlaken-Oberhasli.

GEOGRAFIA E CLIMA

Lauterbrunnen encontra-se no fundo de um vale em forma de U que se estende para o sul e depois para o sudoeste da aldeia para encontrar o muro de Lauterbrunnen de 8 quilômetros. O Lauterbrunnen Valley (Lauterbrunnental) é um dos mais profundos da cadeia alpina quando comparado com a altura das montanhas que se elevam diretamente de cada lado. É uma verdadeira fenda, raramente mais de um quilômetro de largura, entre precipícios de calcário, às vezes bastante perpendiculares, em todos os lugares de extrema inclinação. É a esta forma do vale que deve as numerosas cachoeiras das quais deriva seu nome. Os riachos que descem das montanhas adjacentes, ao chegar à beira dos muros rochosos do vale, formam cascatas tão altas que quase perdem em spray antes de atingir o nível do vale. O mais famoso deles é o Staubbach Falls a menos de um quilômetro da aldeia de Lauterbrunnen. A altura da cascata está entre 800 e 900 pés (240 e 270 m), uma das mais altas da Europa, formada por uma única queda ininterrupta.

O rio Weisse Lütschine flui através de Lauterbrunnen e transborda seus bancos cerca de uma vez por ano. A fonte do rio vem da neve derretida nas montanhas, tornando assim uma fonte de água muito pura e limpa. É prática comum nos acampamentos refrigerar as bebidas na água. Trummelbach Falls fica a 3 km de Lauterbrunnen, conectado por ônibus da estação.

Resultado de imagem para lauterbrunnen inverno
Lauterbrunnen durante o inverno
O município de Lauterbrunnen amplia uma distância considerável além da aldeia e do vale, com uma área de 164,56 km2 (63,54 milhas quadradas). Chega até os picos do Eiger, Mönch e Jungfrau a leste, o Gletscherhorn, Mittaghorn, Grosshorn, Breithorn e Tschingelhorn ao sul, eo Gspaltenhorn e Schilthorn ao oeste. A passagem de Kleine Scheidegg cruza para Grindelwald a leste, enquanto a passagem de Sefinenfurgge cruza para Griesalp e Reichenbach im Kandertal para o oeste; Ambos passam trilhas para caminhadas que fazem parte da Rota Alpine Pass, uma trilha de caminhadas de longa distância em toda a Suíça entre Sargans e Montreux. Além da aldeia de Lauterbrunnen, o município também inclui as aldeias de Wengen, Mürren, Grindelwald, Stechelberg e Isenfluh.

Do município, 36,79 km2 (14,20 milhas quadradas) ou 22,4% são utilizados para fins agrícolas, enquanto 28,84 km2 (11,14 milhas quadradas) ou 17,5% são florestas. Do outro lado da terra, 2,31 km2 (0,89 sq mi) ou 1,4% são instalados (edifícios ou estradas), 1,08 km2 (0,42 sq mi) ou 0,7% são rios ou lagos e 95,39 km2 (36,83 milhas quadradas) ou 58,0 % É terra improdutiva. Da área construída, a habitação e os edifícios constituíram 0,7% e as infra-estruturas de transporte representavam 0,5%. Fora da terra florestal, 13,6% da área total da terra é fortemente florestada e 2,0% é coberta de pomares ou pequenos cachos de árvores. Do solo agrícola, 3,5% são pastagens e 18,9% são utilizados para pastagens alpinas. Toda a água no município está fluindo. Das áreas improdutivas, 10,3% é vegetação improdutiva, 31,3% é muito rochosa para a vegetação e 16,3% da terra é coberta por geleiras.

1 lauterbrunnen valley 2012.jpg
16,3% da terra em Lauterbrunnen é coberta por geleiras
Entre 1981 e 2010, Lauterbrunnen teve uma média de 136,5 dias de chuva ou neve por ano e, em média, recebeu 1,207 mm (47,5 pol.) De precipitação. O mês mais úmido foi julho, período durante o qual Lauterbrunnen recebeu uma média de 144 mm (5,7 pol) de chuva ou neve. Durante este mês, houve precipitação por uma média de 13,8 dias. O mês com a maioria dos dias de precipitação foi junho, com uma média de 14,1, mas com apenas 133 mm (5,2 pol.) De chuva ou neve. O mês mais seco do ano foi outubro, com uma média de 78 mm (3,1 pol.) De precipitação ao longo de 9,5 dias.

EDUCAÇÃO

Em Lauterbrunnen cerca de 1.155 ou (39,6%) da população completaram o ensino secundário não obrigatório e 230 ou (7,9%) completaram o ensino superior (universidade ou Fachhochschule). Dos 230 que completaram a educação terciária, 60,0% eram homens suíços, 20,9% eram mulheres suíças, 10,0% eram homens não suiços e 9,1% eram mulheres não suiças.

O sistema escolar Canton of Bern fornece um ano de jardim de infância não obrigatório, seguido de seis anos de escola primária. Seguem-se três anos de escola secundária inferior obrigatória onde os alunos são separados de acordo com a capacidade e aptidão. Seguindo os alunos secundários mais baixos podem frequentar uma escolaridade adicional ou podem entrar em estágio.
Durante o ano letivo de 2010-11, havia 247 alunos que frequentavam aulas em Lauterbrunnen. Havia 3 aulas de jardim infant com um total de 36 alunos no município. Dos estudantes do jardim de infância, 16,7% eram residentes permanentes ou temporários na Suíça (não cidadãos) e 16,7% tinham uma língua materna diferente da linguagem da sala de aula. O município tinha 8 aulas primárias e 125 alunos. Dos estudantes primários, 19,2% eram residentes permanentes ou temporários da Suíça (não cidadãos) e 20,8% tinham uma língua materna diferente da linguagem da sala de aula. No mesmo ano, houve 3 aulas secundárias mais baixas com um total de 65 alunos. Havia 10,8% residentes permanentes ou temporários na Suíça (não cidadãos) e 10,8% tinham uma língua materna diferente da linguagem da sala de aula. O restante dos alunos frequentam uma escola particular ou especial.
A partir de 2000, havia 5 estudantes em Lauterbrunnen que vieram de outro município, enquanto 45 residentes frequentavam escolas fora do município.

Resultado de imagem para lauterbrunnen school
Estação de esqui em Lauterbrunnen, nos alpes suíços

ECONOMIA

A partir de 2011, Lauterbrunnen teve uma taxa de desemprego de 1,9%. A partir de 2008, havia um total de 1.908 pessoas empregadas no município. Destes, havia 147 pessoas empregadas no setor econômico primário e cerca de 55 empresas envolvidas neste setor. 223 pessoas eram empregadas no setor secundário e havia 35 empresas neste setor. 1.538 pessoas trabalhavam no setor terciário, com 195 empresas neste setor. Havia 1.623 residentes do município que estavam empregados em alguma capacidade, das quais as mulheres constituíam 43,1% da força de trabalho.

Em 2008, houve um total de 1.605 empregos equivalentes em tempo integral. O número de empregos no setor primário era de 77, dos quais 70 eram na agricultura e 7 na produção florestal ou madeireira. O número de empregos no setor secundário foi de 207 dos quais 20 ou (9,7%) estavam na fabricação e 124 (59,9%) estavam em construção. O número de empregos no setor terciário foi de 1.321. No setor terciário; 132 ou 10,0% estavam nas vendas por grosso ou a retalho ou na reparação de veículos a motor, 231 ou 17,5% estavam no movimento e armazenamento de mercadorias, 687 ou 52,0% estavam em um hotel ou restaurante, 75 ou 5,7% estavam em educação e 56 Ou 4,2% estavam em cuidados com a saúde.

Em 2000, havia 360 trabalhadores que se transitaram para o município e 252 trabalhadores que se separaram. O município é um importador líquido de trabalhadores, com cerca de 1,4 trabalhadores entrando no município por cada um que sai. Da população trabalhadora, 12,5% utilizavam o transporte público para chegar ao trabalho e 12,3% usavam um carro particular.

TRANSPORTES

A estação ferroviária de Lauterbrunnen, no centro da aldeia de Lauterbrunnen, é servida por trens do Berner Oberland Bahn (BOB), que correm para Interlaken e pelos comboios da Wengernalpbahn (WAB), que correm para Wengen, Kleine Scheidegg e para Grindelwald. Na conexão Kleine Scheidegg pode ser feita com o Jungfraubahn (JB), que ascende dentro do Eiger para o Jungfraujoch. O terminal inferior da Bergbahn Lauterbrunnen-Mürren (LSMS), um teleférico e um trem de conexão, é adjacente à estação principal e oferece serviço a Mürren.

Estação Ferroviária de Lauterbrunnen
Além da estação Lauterbrunnen, existem dez outras estações ferroviárias no município de Lauterbrunnen. Estes são o Sandweid no BOB, Wengwald, Wengen, Allmend, Wengernalp e Kleine Scheidegg no WAB, Eigergletscher no JB, e Grütschalp, Winteregg e Mürren no LSMS.

Os serviços de ônibus ligam a aldeia de Lauterbrunnen a Stechelberg e as Cataratas de Trummelbach e a Isenfluh. Uma rota alternativa para Mürren está disponível usando o ônibus para Stechelberg e depois o Luftseilbahn Stechelberg-Mürren-Schilthorn (LSMS)

RELIGIÃO

Do censo de 2000, 513 ou 17,6% eram católicos romanos, enquanto 1.973 ou 67,7% pertenciam à Igreja Reformada da Suíça. Do resto da população, havia 34 membros de uma igreja ortodoxa (ou cerca de 1,17% da população), e havia 47 indivíduos (ou cerca de 1,61% da população) que pertenciam a outra igreja cristã. Havia 1 indivíduo que era judeu e 28 (ou cerca de 0,96% da população) que eram islâmicos. Havia 3 indivíduos que eram budistas e 2 indivíduos que pertenciam a outra igreja. 144 (ou cerca de 4,94% da população) não pertenciam a nenhuma igreja, são agnósticos ou ateus, e 187 indivíduos (ou cerca de 6,42% da população) não responderam a pergunta.

Igreja de Lauterbrunnen

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia