Arquipélago de Santorini - Grécia
É uma ilha situada ao sul do mar Egeu, maior ilha de um arquipélago circular que leva o mesmo nome e é o resto de uma caldeira vulcânica. Pode não ser uma cidade tão populosa (15.550 habitantes), mas sua beleza encanta tanto os seus cidadãos quanto os turistas que a visitam. A ilha é o local de uma das maiores erupções vulcânicas já registradas na história humana: a erupção minoica (às vezes chamada de erupção de Tera), ocorreu cerca de 3600 anos atrás, no auge da civilização minoica. A erupção deixou uma grande cratera rodeada por depósitos de cinzas vulcânicas a centenas de metros de profundidade e pode ter levado, indiretamente, ao colapso da civilização minoica na ilha de Creta, 110 km ao sul, através da formação de um gigantesco tsunami. Outra teoria popular diz que a erupção de Tera é a fonte da lenda de Atlântida. Hoje, o Just Travel vai falar de Santorini, na Grécia. Um lugar paradisíaco situado a cerca de 200 quilômetros a sudeste da Grécia continental. Preparado para mais uma viagem? Arrume as malas!
HISTÓRIA
MITOLOGIA
ARQUITETURA
CIDADES E VILAREJOS DO ARQUIPÉLAGO DE SANTORINI
Vista panorâmica de Fira, a capital e maior localidade de Santorini |
A ilha deve o seu nome a Santa Irene, nome pelo qual os venezianos a denominavam. Era anteriormente conhecida por Kallístē (em grego clássico: Καλλίστη, "a mais bela"), Strongýlē (Στρογγύλη), "a circular") ou Tera (Θήρα), nome que ainda hoje ostenta em grego.
Para além da ilha principal, Santorini tem nas suas proximidades diversos ilhéus, formando um grupo quase circular de ilhas, vestígio da grande erupção que despedaçou a ilha. O grupo de ilhas é também conhecido por Tira (em grego: Θήρα).
Santorini é o vulcão mais ativo do denominado Arco Egeu, sendo constituída por uma grande caldeira submersa, rodeada pelos restos dos seus flancos. Esta forma actual da ilha deve-se, em grande parte, à erupção que há aproximadamente 3.500 anos (cerca de 1680 a.C) atrás destroçou o seu território. Aquela erupção, de grande explosividade, criou a atual caldeira e produziu depósitos piroclásticos com algumas centenas de metros de espessura que recobriram tudo o que restou da ilha e ainda atingiram grandes áreas do Egeu e dos territórios vizinhos.
O impacto daquela erupção se fez sentir em toda a Terra, mas com maior intensidade na bacia do Mediterrâneo. A erupção parece estar ligada ao colapso da Civilização Minoica na ilha de Creta, distante de Santorini por 110 km ao sul. Acredita-se que tal cataclismo tenha inspirado as posteriores lendas acerca de Atlântida. Nos contos de Platão, Atlântida era uma potência naval localizada "para lá das Colunas de Hércules", que conquistou muitas partes da Europa Ocidental e África 9000 anos antes da era de Solon, ou seja, aproximadamente 9600 a.C.. Após uma tentativa fracassada de invadir Atenas, Atlântida afundou no oceano "em um único dia e noite de infortúnio".
Algumas casas de Santorini |
A ilha foi criada quando Eufemo, um dos argonautas, jogou ao mar um pedaço de terra, presente de Tritão. A ilha então passou a se chamar Caliste, a mais bela, e serviu como lar para os descendentes de Eufemo.
Mais tarde a ilha se chamou Tera, por causa de Teras, filho de Autesião, filho de Tisâmeno, filho de Tersandro, que liderou um grupo de colonos para a ilha.
Segundo Estrabão, Tera, colônia dos lacedemônios, era a metrópole de Cirene, localizada na atual Líbia. O fundador de Cirene, Bato, era filho de uma princesa cretense com um nobre de Tera.
Kamari, uma das cidades e vilarejos do arquipélago de Santorini |
AS ILHAS DO ARQUIPÉLAGO
Nova Cámeni: Ilha de grande interesse científico, assumindo-se como um monumento natural protegido. "Local histórico de beleza natural excepcional", palavras do Centro Cultural Helénico para descrever não só Nova Caméni, mas também todas as ilhas que formam Santorini.
Velha e Nova Caméni: grupo central de ilhas – e a área da caldeira foram também nomeadas como monumentos geológicos na lista do Patrimônio Mundial. A beleza singular de Nova Caméni é reforçada pelo fato de ser a forma vulcânica mais recente do sudeste mediterrânico. Contudo, sofreu uma evolução gradual, onde a erupção mais antiga surgiu há 430 anos e a última em 1950. A ilha apresenta uma forma extremamente irregular e de declives acentuados, depósitos piroclásticos de dimensões variadas todos eles provenientes de seis pontos de erupção diferentes.
Vela Caméni: Ilha de características semelhantes mas de dimensões reduzidas, tem a particularidade de apresentar fontes termais, um conjunto de vapor de água, dióxido de carbono, enxofre e outros elementos, que formam uma autêntica bacia de água quente, formando um destino turístico de grande fluxo
Casas construídas na beira da caldeira vulcânica |
ECONOMIA
A principal indústria de Santorini é o turismo. As duas principais fontes de riqueza em Santorini são a agricultura eo turismo. Nos últimos anos, Santorini foi eleita uma das mais belas ilhas do mundo (2015 Travelers "Choice Awards Reader's Choice Awards, entre outros).
Santorini continua a ser o lar de uma pequena, mas florescente indústria vitivinícola, com base na variedade indígena Assyrtiko. As variedades brancas também incluem Athiri e Aidani, enquanto as variedades vermelhas incluem mavrotragano e mandilaria.
CLIMA
Santorini tem um clima semi-árido (Bsh na classificação climática de Koeppen) com características mediterrânicas. Total de chuvas médias cerca de 38 cm (15 polegadas) por ano. Na estação do verão, os ventos fortes podem também ser observados
Vista panorâmica da caldeira de Santorini |
ARQUITETURA
A arquitetura tradicional de Santorini é semelhante à das outras Cíclades, com casas cúbicas baixas, feitas de pedra local e caiadas com calcário e várias cinzas vulcânicas usadas como cores. A característica única é a utilização comum do hypóskapha: extensões de casas escavadas lateralmente ou para baixo na pedra-pomes circunvizinha. Estes quartos são apreciados por causa do alto isolamento fornecido pelo ar-cheio de pedra-pomes, e são usados como vivendo quartos de frescor único no verão e calor no inverno. Estes são espaço de armazenamento premium para produtos, especialmente para adega de vinho: as vinícolas Kánava de Santorini.
Vista de Imerovigli, um exemplo de arquitetura Cíclade. |
Quando fortes terremotos atingiram a ilha em 1956, metade dos edifícios foram completamente destruídos e um grande número sofreu danos reparáveis. As habitações subterrâneas ao longo da crista com vista para a caldeira, onde a instabilidade do solo era responsável pela grande extensão do dano, precisava ser evacuada. A maior parte da população de Santorini teve de emigrar para Pireu e Atenas.
PRODUÇÃO DE VINHOS
A ilha continua a ser a casa de uma pequena, mas florescente, indústria do vinho, com base na variedade de uva autóctone, Assyrtiko, com culturas auxiliares de dois outros varietais do Egeu, Athiri e Aidani. As vinhas são extremamente antigas e resistentes à filoxera (atribuída pelos vinicultores locais ao solo vulcânico bem drenado e à sua química), pelo que as vinhas não necessitaram de substituição durante a grande epidemia de filoxera do final do século XIX. Em sua adaptação a seu habitat, tais videiras são plantadas distante, porque sua fonte principal da umidade é orvalho, e são treinados frequentemente na forma de cestas low-spiraling, com as uvas que penduram dentro para protegê-las dos ventos.
O orgulho vitivinícola da ilha é o doce e forte Vinsanto, um vinho de sobremesa elaborado a partir das melhores uvas Assyrtiko, Athiri e Aidani secas ao sol e submetidas a envelhecimento prolongado em barris (até vinte ou vinte - cinco anos para os melhores cuvées). Ele amadurece a um doce, escuro âmbar-laranja, untuoso vinho de sobremesa que alcançou fama mundial, possuindo o padrão Assyrtiko aromas de citros e minerais, em camadas com tons de nozes, passas, figos, mel e chá.
Os vinhos brancos da ilha são extremamente secos com um forte aroma de citrinos e aromas de sal mineral e iodeto, contribuindo com o solo vulcânico, enquanto o envelhecimento em barril dá a alguns dos vinhos brancos um ligeiro aroma de incenso, como o Vinsanto. Não é fácil ser um viticultor em Santorini; As condições quentes e secas dão ao solo uma produtividade muito baixa. O rendimento por acre é apenas 10 a 20% dos rendimentos que são comuns na França ou na Califórnia. Os vinhos da ilha são normalizados e protegidos pelas designações de origem "Vinsanto" e "Santorini" OPAP.
CULINÁRIA LOCAL
Ficou com fome? Agora, vamos conhecer um pouquinho da culinária de Santorini!
- Brantada: um prato local do peixe de Santorini. Filé de bacalhau revestido em uma mistura de farinha, água, sal e, por vezes cerveja, normalmente servido com salada de alho. O melhor lugar para experimentá-lo é em algumas aldeias menos turísticas, como Exo Gonia.
Essa é a Brantada, um prato feito com filé de bacalhau |
- Santorinio Sfougato: um prato tradicional de Santorini. Ingredientes: abobrinha pequena, cebola, azeite extra virgem, farinha, ovos, folhas de alecrim ou folhas de hortelã ou xarope, xinomyzithra ou outro queijo azedo ou feta macia, naxos gruyère doce, sal e pimenta moída, pimentão, sementes de gergelim.
- Fava: Mais um prato local de Santorini, feito originalmente com o feijão largo. Mais tarde, o feijão foi substituído por uma versão mais fácil de se cozinhar, a lentilha de casca amarela. Seu nome origina-se da palavra "favus", que é a palavra latina para feijão.
Fava Santorinis |
- Melitinia (sobremesa): são cookies que são feitos para casamentos, compromissos e festivais. Eles são feitos de queijo de mitzithra unsalted e iogurte, eles também têm um belo cheiro de mastic. Eles podem ser encontrados nas padarias tradicionais de Santorini.
Parecem até empadas, mas essa é a Melitinia. São muito tradicionais em casamentos, compromissos e festivais no arquipélago de Santorini |
Esse é o tomatokeftdes, o prato conhecido como "Tomates Fritos". |
- Tomatokeftdes: também conhecido como tomates fritos, é feito com tomates cereja de Santorini. É cozido em azeite com cebolas, pimentas, hortelã e outras ervas.
Santorini é uma das poucas ilhas das Cíclades que possui um grande aeroporto. Ele fica a cerca de 6 km (4 mi) sudeste da cidade de Thera. A principal pista de asfalto (16L-34R) possui 2,125 metros (6,972 pés) de comprimento, e a pista de rodagem paralela foi construída de acordo com a especificação da pista (16R-34L). Ele pode acomodar aeronaves Boeing 757, Boeing 737, Airbus 320, Avro RJ, Fokker 70 e ATR 72. As companhias aéreas programadas incluem o novo Olympic Air, a Aegean Airlines, a Ryanair e a Athens Airways, com vôos fretados de outras companhias aéreas durante o verão, e com transporte de e para o terminal aéreo disponível através de ônibus, táxis, carrinhos de hotel e aluguel de carros.
Aeroporto de Santorini |
Santorini tem dois portos: Athinios (Ferry Port) e Skala (Velho Porto). Os navios de cruzeiro ancoram fora de Skala e os passageiros são transferidos por barqueiros locais à costa em Skala onde Fira é alcançado pelo teleférico, no pé ou pelo burro. Os barcos da excursão partem de Skala para Nea Kameni e outros destinos de Santorini. Os serviços de ônibus partem de Fira para a maioria das partes da ilha.
Navios em Santorini |
- Akrotiri
- Ammoudi
- Athinios
- Emporio
- Finika
- Fira
- Firostefani
- Imerovigli
- Kamari
- Karterados
- Messaria
- Monolithos
- Oia
- Perissa
- Pyrgos Kallistis
- Vothonas
- Vourvoulos
Devido à sua ecologia única e clima, e especialmente o seu solo de cinzas vulcânicas, Santorini é o lar de produtos únicos e premiado. Os tomates de Santorini são conhecidos; São os tomates de cereja que são extremamente saborosos e doces, e com uma cor intensamente vermelha, manchando. Santorini "fava" é um purê feito da lentilha descascada, então secada ao sol, então fervida Lathyrus clymenum - não da ervilha rachada amarela como no resto da Grécia. As berinjelas brancas de Santorini são muito doces, com muito poucas sementes, e podem ser comidas cruas. O katsoúni é uma variedade local única de pepino grande que, se deixado unpicked quando verde, vira amarelo e adquire um sabor doce quase indistinguível daquele de melão. Alcaparras com seu sabor único são usados em saladas gregas e outros pratos locais.
Comentários
Postar um comentário