Cidade do Cabo (Cape Town) - África do Sul
É uma das três capitais da África do Sul. Segunda cidade mais populosa do país, atrás apenas de Joanesburgo. É famosa pelo seu porto natural, incluindo marcos bem conhecidos, como a montanha da Mesa e a baía da Mesa, sendo um dos mais populares destinos turísticos nacionais. É o segundo mais populoso núcleo urbano, financeiro e cultural do país, depois de Joanesburgo. Um fato que merece observação é quanto aos tubarões. Em toda a região há muitos tubarões, porém existe um cuidado especial da cidade em evitar acidentes. Em várias praias há sinalização com bandeiras e pessoas observando o mar para avisar aos banhistas caso seja observada a presença de algum animal. A cidade é um importante polo comercial e industrial, tendo um dos principais portos do país. Sua economia é baseada nos setores de refinação de petróleo, automóveis, alimentar, químico, têxtil e construção naval. Consequentemente, é considerado o segundo maior centro financeiro, econômico e comercial da África do Sul, ficando atrás apenas de Joanesburgo. Hoje, estamos falando da Cidade do Cabo, ou Cape Town, a capital legislativa da África do Sul. A cidade também recebeu jogos da Copa do Mundo de 2010, realizada no país. Vamos conhecer um pouco mais da história desse lugar encantador! Hora do embarque!
HISTÓRIA
TRANSPORTES
Imagem panorâmica de Cape Town |
Os indícios mais antigos de ocupação humana na região foram encontrados nas Grutas de Peers, em Fish Hoek, datando de cerca de 10.000 a.C. Pouco se sabe sobre os primeiros habitantes devido à escassez de documentos. A primeira vez que a cidade foi referida de modo escrito foi durante a Era dos Descobrimentos, quando o explorador português Bartolomeu Dias passou pelo local em 1486. Onze anos mais tarde, em 1497, outro explorador português, Vasco da Gama, também navegou perto do local. O contacto permanente com a Europa começou apenas em 1652, quando uma delegação da Companhia Holandesa das Índias Orientais, liderada por Jan van Riebeeck aí estabeleceu um porto marítimo de apoio às viagens para as Índias Orientais Neerlandesas. Nessa época, a cidade cresceu lentamente, sobretudo devido à falta de mão de obra na zona; contudo, foram importados escravos da Indonésia e de Madagascar para ajudar no desenvolvimento local.
Durante a Revolução Francesa e as Guerras Napoleónicas, a Holanda, país europeu que controlava a Cidade do Cabo, foi ocupada várias vezes pela França, deixando, por isso, a colônia africana desprotegida. O Reino Unido aproveitou a ocasião e ocupou o território em 1795. Contudo, um tratado assinado entre esses dois países determinou que a cidade voltaria para o comando holandês, em 1803. Apesar do acordo, três anos depois, em 1806, o Reino Unido voltou a invadir o local, ocupando-o definitivamente. Um tratado assinado no ano de 1814 declarou que a Holanda cedia permanentemente a cidade ao domínio britânico. A partir desse momento, a Cidade do Cabo passou a ser a capital da Colônia do Cabo, território ultramarino do Reino Unido. Nas eleições de 1948, o National Party ganhou a plataforma do Apartheid (segregação racial). Este fato conduziu o país, e também a Cidade do Cabo, para uma determinação de zonas para brancos e outras para negros, fazendo desta forma a segregação racial. Alguns subúrbios multirraciais da cidade foram a demolidos para que a ação do Apartheid fosse efectivamente cumprida. O exemplo mais flagrante desta medida foi no District Six; depois de ter sido declarado uma zona de "apenas brancos" em 1965, mais de 60.000 pessoas foram forçadas a mudar de residência. Muitos desses residentes foram realojados nos planos do Cabo (Cape Flats, em inglês) e em Lavendar Hill.
A Ilha de Robben foi o lugar onde Nelson Mandela passou 27 anos preso |
A Cidade do Cabo foi a "casa" de muitos dos líderes de movimentos antiapartheid. Na ilha Robben, a 10 km da costa da cidade, estava edificada uma prisão para presos políticos onde estiveram em cativeiro alguns dos mais famosos activistas desses movimentos. Num dos mais famosos momentos que ditaram o final do Apartheid, Nelson Mandela fez o seu primeiro discurso público em décadas, no dia 11 de fevereiro de 1990, da varanda principal do edifício da Câmara Municipal da Cidade do Cabo horas depois de ter sido libertado da prisão na ilha Robben. O seu discurso foi início de uma nova era para o país, e as primeiras eleições livres foram levadas a cabo quatro anos depois, em 1994, no dia 27 de abril.
GEOGRAFIA E CLIMA
O centro da cidade está localizado no extremo Norte da Península do Cabo. A Montanha da Mesa (Table Mountain, em inglês) forma uma enorme parede que protege a cidade dos ventos vindos do ocidente. O cume da montanha fica a mais de 1000 metros de altitude, que se desenvolve em encostas quase verticais sobre a cidade. Os picos mais conhecidos da formação geológica são o Devil's Peak (pico do diabo) e Lion's Head (cabeça de leão). A península consiste nessa montanha, que cobre toda a zona leste, ligando o oceano Atlântico ao Cape Point. A grande maioria dos subúrbios da cidade estão situados nos planos do Cabo (Cape Flats, em inglês), sendo o istmo da península.
O clima da Cidade do Cabo é mediterrânico de verões amenos, com as estações do ano bem definidas. O inverno começa no mês de junho e acaba em setembro. Estes meses são frescos e úmidos, sendo que a temperatura média do mês mais frio durante esta época do ano é de 12,5°C. O verão começa em Dezembro e acaba em narço. Esta época do ano é amena e seca sendo a temperatura média do mês mais quente 21,5°C.
EDUCAÇÃO
As escolas públicas do ensino primário e secundário na Cidade do Cabo são administradas pelo Departamento de Educação do Cabo Ocidental. Esse departamento estadual é dividido em sete distritos; quatro desses são os distritos da "Metropole" – Metropole Central, North, South e East – que compreende várias áreas da cidade. Há também muitas escolas particulares, religiosas e seculares na Cidade do Cabo.
A Cidade do Cabo possui um sistema de ensino superior de universidades públicas bem desenvolvido. A cidade é servida por três universidades públicas: a Universidade da Cidade do Cabo, a Universidade do Cabo Ocidental e a Universidade de Tecnologia da Península do Cabo. A Universidade de Stellenbosch, apesar de não ficar na cidade, está a 50 quilômetros de City Bowl e possui campi adicionais, tais como a Faculdade Tygerberg de Ciências da Saúde e o Parque de Negócios Bellville, próximos à cidade.
Universidade da Cidade do Cabo é a mais antiga do país, fundada em 1829 |
Tanto a Universidade da Cidade do Cabo quanto a Universidade de Stellenbosch lideram na África do Sul. Isso se dá, em grande parte, devido às contribuições financeiras substanciais feitas a essas instituições pelos setores público e privado. A Universidade da Cidade do Cabo é uma instituição anglófona. Possui mais de 21 mil estudantes e o programa MBA, que ficou no 51º lugar pela Financial Times, em 2006. Desde que o Congresso Nacional Africano chegou ao poder, alguns projetos de reestruturação da Universidade do Cabo Ocidental têm sido realizados e universidades tradicionalmente não-brancas viram suas condições financeiras melhoradas, o que beneficiou a Universidade do Cabo Ocidental.
A Universidade de Tecnologia da Península do Cabo foi formada em 1 de janeiro de 2005, quando duas instituições (a Cape Technikon e a Peninsula Technikon) foram fundidas. A nova universidade oferece educação principalmente em inglês, embora o aluno possa cursar em qualquer uma das línguas oficiais da África do Sul.
ESPORTES
Os esportes mais populares, e também mais praticados, na Cidade do Cabo são o cricket, futebol, natação e rugby. Os Stormers representam o Cabo Ocidental e o Boland na Super 14, competição de rugby no hemisfério sul. Na cidade estão também sediados os Western Province, que actuam no Newlands Stadium, competem na Currie Cup. A seleção Sul-Africana de rugby atua pontualmente na cidade; durante o campeonato do Mundo de 1995, alguns jogos da fase de grupos e também uma das semi-finais foram jogados na Cidade do Cabo.
No que toca ao futebol, mais conhecido na África do Sul como soccer, existem duas equipes de relevo na cidade, que actuam na principal liga da modalidade no país, a Premier Soccer League (PSL). O Ajax Cape Town, formado em 1999 devido à fusão dos Seven Stars com os Cape Town Spurs; e ainda o Santos Football Club, com o nome em homenagem ao gigante clube brasileiro, bicampeão mundial de futebol. A Cidade do Cabo recebeu vários jogos da Mundial de 2010, incluindo uma das semifinais (Uruguai 2x3 Holanda). O novo estádio de futebol com capacidade de 70 mil espectadores foi construído em Green Point para a ocasião; o estádio chama-se Green Point Stadium.
Green Point Stadium recebeu oito jogos da Copa do Mundo de 2010 |
Relativamente ao cricket, os Cape Cobras representam a Cidade do Cabo e atuam no Newlands Cricket Ground. A equipe surgiu da fusão do Western Province Cricket com o Boland Cricket. Participa na Supersport e também na Standard Bank Cup Series.
Muitas cidades do mundo, assim como a Cidade do Cabo, sonham em sediar uma edição dos Jogos Olímpicos de Verão. Em 1996, a cidade foi uma das cinco cidades finalistas para a organização do evento em 2004. Contudo, ficou em terceiro lugar, atrás de Atenas (onde foi realizada aquela edição) e Roma.
MERGULHO COM TUBARÕES
O tour tem duração de um dia completo e consiste em um passeio de barco, saindo de Gansbaai até uma área em alto mar onde encontram-se os tubarões. Os animais são atraídos por alimentos apresentados a eles e é nessa hora que os turistas tiram fotos e entram em uma gaiola no mar, onde ficam protegidos dos animais, mas, ao mesmo tempo, podem observá-los de perto. Todo o tempo as pessoas ficam protegidas pela gaiola, que, apesar de ser vazada, impede que o animal tenha contato com quem está nela. Não é preciso saber nadar nem usar máscara, basta observar debaixo da água os tubarões.
O passeio é feito por diversas agências, porém sugerimos que você o faça com uma empresa que lhe passe confiança. Os tubarões brancos são considerados perigosos e ter uma gaiola reforçada é essencial para a segurança da atividade. Existem praias muito conhecidas por ataques desses animais, como a Baía de Jeffreys, que costuma receber etapas do Mundial de Surfe, localizada no Cabo Oriental. Em 2015, o australiano Mick Fanning foi atacado por um tubarão branco, mas não sofreu qualquer tipo de ferimento. Outros surfistas que se aventuraram por lá não tiveram a mesma sorte.
Momento em que o tubarão branco surpreende Mick Fanning em Jeffrey's Bay |
O Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo é a porta de entrada para a cidade tanto de voos domésticos como internacionais. É o segundo maior aeroporto da África do Sul, a seguir ao de Joanesburgo, e é um dos principais pontos de chegada de passageiros destinados a toda a região do Cabo. A Cidade do Cabo tem voos directos para a maior parte das grandes cidades do país, tal como para vários destinos internacionais.
Desde junho de 2006, o Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo foi alvo de melhoramentos ao nível da capacidade de passageiros, devido ao fato de se esperar um crescente número de turistas para a zona, sobretudo devido à organização da Copa do Mundo, em 2010. As reestruturações incluem a construção e alargamento das zonas destinadas a estacionamento, um terminal remodelado para os vôos domésticos e um novo terminal para as saídas e chegadas de vôos internacionais. No que diz respeito a capacidade de transporte de mercadorias, os armazéns foram aumentados e, junto destes, foram construídos prédios de escritórios e também um hotel.
Terminal do Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo |
A Cidade do Cabo já tem uma longa tradição de transporte marítimo. O Porto da Cidade do Cabo, o porto marítimo mais importante da cidade, está localizado na Baía da Mesa, a norte do bairro comercial central. Essa estrutura serve de abrigo aos navios que navegam no Atlântico Sul: está localizado ao longo de um dos mais importantes corredores marítimos do Mundo. É também um dos mais movimentados cais de contentores do país, sendo que o mais importante fica na cidade de Durban. Em 2004, estiveram aí atracados 3.161 barcos e cerca de 9.200.000 toneladas de mercadorias. O Porto de Simon's Town, na Baía Falsa, é a base principal da Marinha sul-africana.
O Shosholoza Meyl é um dos principais serviços da Spoornet; opera as viagens ferroviárias de longa distância na África do Sul. Os principais destinos são Joanesburgo, via Kimberley (diário) e para Durban, via Kimberley, Bloemfontein e Pietermaritzburg (semanal). Estes trens terminam o seu percurso na Estação Ferroviária da Cidade do Cabo (Cape Town Railway Station), fazendo antes uma escala em Bellville, já dentro da cidade. Os trens Metrorail são o serviço que explora o transporte ferroviário suburbano na Cidade do Cado e arredores; a rede consiste em 96 estações.
Comentários
Postar um comentário