Especial da Flórida - Miami, Orlando, Jacksonville

Hoje, o Just Travel terá um post especial. Um especial com quatro cidades da Flórida, que talvez seja o estado americano que mais recebe turistas do mundo inteiro. O estado é conhecido mundialmente por suas diversas atrações turísticas, que atraem anualmente mais de 60 milhões de turistas, vindos de outros Estados americanos e de outros países. Estas atrações incluem inúmeras praias, que aliados ao clima relativamente ameno o ano inteiro, atraem milhões de turistas americanos e canadenses no inverno, o Walt Disney World, entre outras atrações.

Vamos passar por Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Jacksonville. Começaremos pela cidade mais conhecida do estado.


Miami é uma das maiores cidades do estado da Flórida




Miami: A atual cidade tem origem numa povoação criada no fim do século XIX, que prosperou com o caminho-de-ferro e o porto. Miami é também conhecida por ter uma grande comunidade de exilados cubanos, principalmente concentrados na Little Havana.


Miami é um centro turístico, sendo uma das cidades mais visitadas por turistas nos Estados Unidos, por causa de seu clima quente durante o ano inteiro, e pelas suas praias. A cidade é uma das mais frequentadas pelos snow-birds (termo usado para descrever os habitantes da região norte dos Estados Unidos, que passam o inverno nos Estados do Sul, em especial, a Flórida, para fugirem da neve e ao frio). O turismo tornou-se uma importante fonte de renda de Miami a partir da década de 1920, e é atualmente a principal fonte de renda da cidade.

São falados comumente na cidade, além do inglês, o espanhol, devido à quantidade de hispano-americanos (de origem cubana, porto-riquenha, mexicana e de outros países da América Central) morando em Miami. A região também conta com uma colônia judaica numerosa.

Nos arredores da cidade está o Aeroporto Internacional de Miami, que é o segundo aeroporto mais movimentado do Estado, atrás apenas do Aeroporto Internacional de Orlando. Este aeroporto está em tempos atuais em reformas, o que possibilitará a operação de grandes jatos, como o A380, da Airbus e outros grandes aviões.

Muitos imigrantes ficam em Miami, ou pelo menos desembarcam de suas viagens imigrantes por Miami, por causa de sua proximidade com a América Central, e também pela cidade situar-se no litoral, facilitando assim o acesso aos Estados Unidos através do litoral.


HISTÓRIA


A área de Miami foi o primeiro espaço habitado por mais de mil anos pelo Tequestas, mas foi mais tarde reivindicado pela Espanha em 1566 por Pedro Menéndez de Avilés. Uma missão espanhola foi construída um ano mais tarde, em 1567. Em 1836, a Fort Dallas foi construída, e a área de Miami se tornou posteriormente um sitio de combate durante a Segunda Guerra Seminole.

Miami detém a distinção de ser a única grande cidade dos Estados Unidos fundada por uma mulher, Julia Tuttle, que era uma rica produtora de citrinos nativa de Cleveland. A área de Miami era conhecida como a "Biscayne Bay Country", nos primeiros anos de seu crescimento. Alguns relatos descrevem a zona como um promissor deserto. A área também foi caracterizada como "uma das melhores obras na Flórida."Na Grande Parada de 1894-1895 Miami acelerou o crescimento, onde as culturas da área Miami foram as únicas que sobreviveram na Flórida. Julia Tuttle posteriormente convenceu Henry Flagler, um magnata ferro-rodoviário, a fim de expandir sua Florida East Coast Railroad para a região. Miami foi oficialmente declarada como uma cidade em 28 de julho de 1896 com uma população de pouco mais de 300 habitantes.

Imagem rara da inauguração da Collins Bridge, em 1913. A primeira ponte a ligar Miami a Miami Beach
Miami prosperou na década de 1920 com um aumento na população e infra-estruturas, mas enfraqueceu após o colapso da Flórida em 1920, o Furacão em Miami em 1926 e da Grande Depressão na década de 1930. Quando a II Guerra Mundial começou, Miami, bem localizada, devido à sua localização na costa sul da Flórida, desempenhou um papel importante na batalha contra os submarinos alemães. A guerra contribuiu para expandir a população de Miami, por volta de 1940, 172 172 pessoas viviam na cidade. Depois que Fidel Castro subiu ao poder em 1959, muitos cubanos se refugiaram em Miami, aumentando ainda mais a população. Na década de 1980 e 1990, diversas crises assolaram o Sul da Flórida, entre elas o espancamento de Arthur McDuffie e o subsequente motim, guerra das drogas, o furacão Andrew e o alvoroço de Elián González. No entanto, na segunda metade do século 20, Miami se tornou um dos principais centros financeiros e culturais internacionais.

Miami e sua área metropolitana cresceu de pouco mais de mil habitantes para quase cinco milhões e meio de habitantes, em apenas 110 anos (1896-2006). O apelido da cidade, A Cidade Mágica, surge a partir deste rápido crescimento. Os visitantes de inverno observaram que a cidade cresceu muito a partir de um ano para o outro que era como magia.

CLIMA


Miami tem um verdadeiro clima tropical, especificamente monções e ventos sazonais (tipo Am na classificação climática de Köppen-Geiger). Lá os invernos são secos, já os verões são quentes. A partir do final de outubro a março, inúmeras frentes frias passam na cidade. No entanto, a temperatura média anual para qualquer mês nunca foi maior de 64,4°F (sendo as maiores as de janeiro: médias de 67°F). A maior parte do ano é quente e úmido, e os verões são quase idênticos aos verões do Caribe. Além disso, a cidade recebe a maior parte das suas chuvas no verão (estação chuvosa) e é na maior parte do inverno que o tempo é seco e ameno (estação seca).

Sua elevação aproxima-se do nível do mar, possui localização costeira e posição um pouco acima do Trópico de Câncer, a área deve o seu calor e umidade a corrente do Golfo. Um típico dia de verão não tem temperaturas abaixo de 75°F (24°C). Chuva de verão aliviam a tarde, a maioria das vezes com trovoadas ou simplesmente uma brisa do mar que se desenvolve no Oceano Atlântico, que então permite a chegada de temperaturas mais baixas. A temperatura máxima registada foi de 98°F (37°C). A temperatura mais baixa já registada na cidade de Miami foi de 30°F (-1°C) em várias ocasiões.

Tempestade de verão em Miami

BAIRROS

Miami é dividida em várias seções, aproximadamente em Norte, Sul, Oeste e Centro. O coração da cidade é Downtown Miami e é tecnicamente no lado oriental da cidade. Esta área inclui Brickell, Virginia Key, Watson Island, e o Porto de Miami. Downtown é distrito comercial central do Sul da Flórida, e lar de muitos dos grandes bancos, sede financeiras, culturais e turísticos, e altas torres residenciais.

O lado sul de Miami inclui Coral Way, as estradas e Coconut Grove. Coral Way é um histórico bairro residencial construído em 1922 conectando Downtown com Coral Gables, e é o lar de muitas casas antigas e ruas ladeadas de árvores. Coconut Grove foi fundada em 1825 e é onde está localizada a Câmara Municipal de Miami no Dinner Key, o Coconut Grove Playhouse, CocoWalk, muitas casas noturnas, bares, restaurantes e lojas boêmia e, como tal, é muito popular com os estudantes universitários. É um bairro histórico com muitos parques e jardins, como Villa Vizcaya, The Kampong, a luneta Histórica do Parque Estadual, e a casa do Coconut Grove Convention Center, em muitos dos mais prestigiosos do país, as escolas privadas, e numerosas casas históricas e quintas.

O lado oeste de Miami inclui Little Havana, West Flagler e Flagami, e é o lar de muitos dos bairros da cidade tradicionalmente de imigrantes. Apesar de ser uma região predominantemente judaico, os bairros ocidentais de Miami hoje é o lar de imigrantes provenientes principalmente da América Central e Cuba, enquanto o bairro ocidental de Allapattah é uma comunidade multicultural de muitas etnias.

O norte de Miami inclui Midtown, um distrito com um grande mix de diversidade com muitos índios, hispânicos, artistas e brancos. Edgewater, e Wynwood, são os bairros de Midtown e são compostas principalmente de alta torres residenciais e é onde está localizado o Adrienne Arsht Center for the Performing Arts (Centro de Artes Cênicas Adrienne Arsht). Os residentes mais abastados geralmente vivem na parte nordeste, em Midtown, o Design District, e o Upper East Side, com muitas casas que surgiram após 1920 do Mimo Historic District, um estilo de arquitetura originada em Miami na década de 1950. O norte de Miami, também é notável os afro-americanos e comunidades de imigrantes do Caribe, tais como Little Haiti, Overtown (casa da Lyric Theater), e Liberty City.

TURISMO

O turismo é também uma importante indústria em Miami. As praias, convenções, festas e eventos chamam mais de 12 milhões de visitantes anualmente de todo o país e de todo o mundo, gastando $ 17,1 bilhões. O bairro histórico Art Deco em South Beach, é amplamente considerado como um dos mais glamorosos do mundo com suas boates mundialmente famosas, praias, edifícios históricos e centros de compras. No entanto, é importante notar que Miami Beach é uma cidade separada da cidade de Miami.

Porto de Miami é o maior porto de navios de cruzeiro do mundo.


UNIVERSIDADES/EDUCAÇÃO


As escolas públicas em Miami são regidas pela Miami-Dade County Public Schools, que é o maior distrito escolar na Flórida e a quarta maior dos Estados Unidos. Em setembro de 2008, foram matriculados 385.655 alunos em mais de 390 escolas. 60% dos estudantes em Miami são de origem hispânica, 28% afro-americanos, 10% brancos (não-hispânico) e 2% não-brancos de outras minorias. Miami é o lar de algumas das melhores escolas do país, tais como Design and Architecture High School (classificou os melhores Magnet Schools da nação) MAST Academia, Coral Reef High School (classificou-se como a 20ª melhor escola pública nos Estados Unidos) Miami Palmetto Alto Escola, e o Novo Mundo Escola de Artes. A escola M-DCPS é uma das poucas escolas públicas nos Estados Unidos que oferecem a opcional educação bilíngue.


Universidade de Miami
Miami é o lar de várias prestigiadas escolas da denominação Católica e de judeus. A Arquidiocese de Miami opera as escolas particulares Católicas da cidade, que incluem: Nossa Senhora de Lourdes Academy, St. Hugh Católica Escola, Escola Santa Teresa, La Salle High School, Monsenhor Eduardo Pace High School, Carrollton Escola do Sagrado Coração, Christopher Columbus High School, Arcebispo Curley-Notre Dame High School, St. Brendan High School, entre muitas outras escolas. Algumas das mais conhecidas escolas particulares não-religiosas em Miami são Ransom Everglades, Gulliver Escola Preparatória, e Miami Country Day School, que são tradicionalmente conhecidos como algumas das melhores escolas do país.

PORTO/AEROPORTO

O Aeroporto Internacional de Miami, localizado em uma área não incorporada no conselho, serve como o principal aeroporto internacional da região de Miami. Um dos principais aeroportos internacionais do mundo, o Aeroporto Internacional de Miami atende a mais de 35 milhões de passageiros por ano. Identificáveis localmente, bem como diversas autoridades mundiais, como MIA ou KMIA, o aeroporto é um centro importante e único, maior portão internacional de entrada da American Airlines, o maior do mundo em número de passageiros. O Porto de Miami é o terceiro maior porto internacional de entrada dos Estados Unidos para os passageiros estrangeiros, e é a porta de entrada como o sétimo maior do mundo. A rede de rotas do aeroporto internacional extensivo inclui voos a mais de setenta cidades internacionais na América do Norte e América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio.

Aeroporto Internacional de Miami atende a mais de 35 milhões de passageiros por ano.


Miami tem um dos maiores portos dos Estados Unidos: o Porto de Miami (conhecido oficialmente como o Dante B. Fascell Port of Miami). A autoridade responsável pela gestão é de Miami-Dade County Department Seaport. É também um dos portos de cruzeiros do mundo. Porque ele é conhecido como o "Cruise Capital do Mundo", com três milhões de passageiros anualmente. Em 2007, 3.787.410 passageiros passaram por suas instalações. Por seu turno, o porto é um dos principais em transporte de carga.

Porto de Miami recebe mais de 3 milhões de passageiros por ano
O porto possui uma área de 2 km quadrados e tem sete terminais de passageiros. Os principais produtos exportados no porto vão para a China. Os produtos importados, em sua maioria, vem de Honduras e do Brasil. Ela também tem vários locais de linhas de cruzeiro que estão entre a Carnival Cruise Lines, Celebrity Cruises, Costa Cruises, Crystal Cruises, Norwegian Cruise Line Oceania Cruises, Royal Caribbean International e Windjammer Barefoot Cruises.


Já conhecemos um pouco sobre Miami. Bora viajar até Orlando?

Orlando: Está localizada na região central do estado, possuíndo um clima subtropical. Pântanos são comuns na região. Famosa por suas atrações turísticas, tais como Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort e SeaWorld Orlando, Orlando recebeu em 2012 mais de 55 milhões de turistas, tornando-se a cidade mais visitada dos Estados Unidos e a segunda mais visitada no mundo. Isto a faz comportar uma imensa infraestrutura de hotéis, carros de passeio e guias para atender tal demanda. 

A infraestrutura para o turismo é tão grande que a cidade possui 100 mil quartos de hotéis a disposição e 26 mil residencias de aluguel para férias, o turismo emprega 230 mil pessoas na região, sendo que Walt Disney World é a que mais emprega, com 56 mil funcionários.


Além de ser um polo turístico, Orlando também é um centro financeiro, passando atualmente por uma fase de intenso crescimento, com inúmeros projetos de expansão em andamento. É também considerado por oito anos consecutivos líder em atendimento e pesquisas na área da saúde (Florida Hospital), possui a segunda maior universidade do estado da Flórida, (University of Central Florida) e uma equipe na principal liga americana de basquetebol, a NBA (Orlando Magic).

Walt Disney World Resort é o resort de entretenimento mais visitado em todo o mundo

HISTÓRIA


A região onde hoje é localizado a cidade de Orlando era habitada por uma tribo de nativos americanos conhecida pelo nome de seminoles. Durante a Primeira Guerra dos Seminoles, um soldado chamado Orlando Reeves fora morto em 1836, em suas terras que produziam açúcar, seu corpo enterrado ao lado de uma árvore, com seu nome escrito na mesma. Mais tarde alguns colonos que chegaram à região passaram a atribuir o nome escrito no túmulo ao local que ali eles se estabeleceram, assim Orlando fora como o lugar passou a ser conhecido.

Durante a Segunda Guerra dos Seminoles, em 1838 o Exército da União estabeleceu um acampamento em Fort Gadlin, poucos quilômetros ao sul do atual centro da cidade, mas foi rapidamente abandonado quando a guerra chegou ao fim.

Somente durante a Terceira Guerra dos Seminoles, por volta de 1850, que a região passou a receber uma ocupação considerável, os primeiros habitantes em sua maioria eram criadores de gado, e assim permaneceu durante a Guerra Civil Americana.

De 1875 até 1895 a cidade passou por um fase de grande crescimento na produção de frutas cítricas, em especial a laranja, esta era ficou conhecida como a Era Premiada. Mas ao final da era a produção passou por grandes problemas devido a um tempo congelado que chegou à região, muitos dos produtores deixaram a cidade passando a produzir mais ao sul do Estado.

Um fato importante acontecido nos anos 70 foi a construção do Aeroporto Internacional de Orlando, no lugar da Base McCoy da Força Aérea, sendo um dos mais movimentados aeroportos do mundo.

O prédio SunTrust Center é o maior de Orlando, construído em 1988, ele tem 134 metros; em segundo lugar está o Orange County Courthouse, construído em 1997, ele tem 127 metros. Hoje encontra-se em construção o prédio VUE no Lago Eola e terá 129,5 metros.


CLIMA


Orlando possui um clima subtropical quente e úmido, onde duas estações climáticas são bastantes peculiares. Uma delas é bastante quente e chuvosa, que vai do mês de abril até setembro; a outra é fria e com poucas chuvas, que vai do mês de outubro até março. O calor excessivo e a alta umidade, se dá ao fato da baixa elevação e sua posição relativamente próxima ao trópico de Câncer.

Orlando é famosa por suas atrações turísticas. Nos dias mais quentes, os termômetros costumam registrar até 45 graus.
Durante a temporada de elevadas temperaturas e de um verão bastante úmido, o termômetro está sempre acima dos 22°C, no ponto mais quente do dia chega até os 45°C. Nestes meses fortes tempestades à tarde são comuns quase que diariamente, fazendo de Orlando a capital mundial dos raios e trovões. Já no inverno a umidade se encontra baixa, assim como os termômetros. Em média a temperatura não ultrapassa os 20°C, podendo chegar até 5°C. Não há registro de precipitação de neve na região.

ESPORTES

A cidade tem times que competem em dois dos três principais esportes do país. O Orlando Magic, que joga na NBA, a maior liga de basquete do mundo. Também é sede do Orlando City, que joga na MLS, o campeonato americano de futebol, onde joga o brasileiro Kaká, pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira. O estádio onde o time manda os seus jogos é Citrus Bowl, que chegou até a receber partidas da Copa do Mundo de 1994, também vencida pelo Brasil.

Citrus Bowl é a casa do Orlando City. Estádio recebeu 5 partidas da Copa do Mundo de 1994


WALT DISNEY WORLD RESORT

A escolha de Orlando para ser a sede do complexo se deu ao fato de que furacões tem uma incidência menor do que nas cidades litorâneas. A obra do complexo terminou em Outubro de 1971, com isso um crescimento econômico e populacional gigantesco foi trazido, além de fazer a cidade ser conhecida no mundo inteiro. Recebe anualmente mais de 52 milhões de pessoas em seus parques temáticos e hóteis.


Abrangendo 11.106 hectares, pertence e é operada por The Walt Disney Company através da divisão de seus parques e resorts e é o lar de quatro parques temáticos, dois parques aquáticos, vinte e sete resorts temáticos (excluindo mais nove que estão no local, mas não pertencente ao The Walt Disney Company), dois spas e centros de ginástica, cinco campos de golfe, e outros locais de lazer, esporte, compras e entretenimento. Magic Kingdom foi o primeiro parque do complexo, seguido de Epcot, Disney's Hollywood Studios e Disney's Animal Kingdom, abertos entre as décadas de 1980 e 1990.

Possui dois parques aquáticos, e um deles é o Blizzard Beach. Trata-se de um parque aquático integrado ao complexo Disney em 1995 e que representa uma estação de esqui na neve, com inúmeros tobogãs, piscina de ondas e muitas outras atrações. A água em todos os parques aquáticos da Disney possui a temperatura controlada durante todo o ano, estando sempre em um temperatura agradável em qualquer época. Uma das atrações mais pitorescas do parque é o Summit Plummet, grande escorregador em estilo tobogã de velocidade, o atual mais alto do mundo. Descidas em botes para seis pessoas e outras peripécias aquáticas fazem parte do cardápio do Blizzard Beach. Um dos setores do parque, o Melt Away Bay, é uma praia em si, com areia e ondas artificiais.

Blizzard Beach representa uma estação de esqui na neve
Inspirado nas praias do Havaí, o Typhoon Lagoon foi inaugurado em 1989 que representa um pequeno vilarejo que foi vitimado por uma enorme tempestade que reduziu-o a ruínas. Na parte central do parque está localizado o Monte Mayday no qual está encalhado o Miss Tilly um antigo barco pesqueiro. Este parque aquático é considerado um dos maiores do mundo. As filas das atrações são consideradas em sua maioria moderadas. Umas das atrações de maior visitação e conseqüentemente de fila é o Shark Reef, que consiste de um passeio com tubarões e outros animais marinhos. O parque já foi palco do show gravado em dvd de Hannah Montana (Miley Cyrus).


O outro parque aquático do complexo, o Typhoon Lagoon, é inspirado nas praias do Havaí.
Inaugurado em abril de 1998, o Animal Kingdom é o mais novo parque temático da Walt Disney World, com uma área cinco vezes maior que o primeiro parque, o Magic Kingdom. Animal Kingdom em português é Reino Animal e o intuito é celebrar a história de todos os animais: reais, imaginários e extintos. São seis áreas diferentes dentro do parque (com a previsão da abertura da sétima área em 2017), que conseguem criar um clima bastante natural e ao mesmo tempo apresentar atrações da mais alta tecnologia, como Dinosaur!, uma aventura no mundo dos dinossauros que é feita em tecnologia de Audio-Animatronics. Ao mesmo tempo que o parque apresenta atrações para diversão existe uma preocupação real com os animais, que pode ser vista principalmente na área Conservation Station, onde é mostrado como são criados os diversos animais do Animal Kingdom . A idéia de construir o Animal Kingdom surgiu numa reunião entre Michael Eisner, presidente da Disney e seu grupo de criadores, denominado Imagineers, em 1989. O parque foi construído em três anos e a maioria dos animais foram trazidos da África. Por todo parque é possível encontrar animais raros, acompanhados por seus tratadores que estão à disposição para responder à perguntas. O mais interessante sobre a Tree Of Life (Árvore da Vida) é de que nela, estão esculpidos rostos de diversos animais. Dá para passear entre suas raízes e assistir um maravilhoso filme em 3D abaixo de suas raízes. O personagem principal do filme é Flik do filme A Bug's Life (no Brasil Vida de Inseto), aonde ele apresenta un Talent Show (Show de Talentos).


O Magic Kingdom foi o primeiro construído dos quatro parques temáticos do Walt Disney World Resort em Bay Lake, próximo a Orlando, Flórida. Ele foi inaugurado em 1º de outubro de 1971. Projetado e cosntruído pela WED Enterprises, seu layout e atrações são semelhantes à Disneyland Park em Anaheim, Califórnia, e é dedicado aos contos de fada e personagens da Disney. Em 2014, o parque atraiu 19,33 milhões de visitantes, tornando-o o parque temático mais visitado no mundo pelo sexto ano consecutivo .

O parque é representado pelo Castelo da Cinderela, uma réplica do castelo do conto de fadas visto no filme de 1950.

Castelo da Cinderela, no coração do Magic Kingdom.
Depois de conhecer Miami e Orlando, vamos dar um pulinho até Jacksonville?

Jacksonville: É a cidade mais populosa do estado da Flórida e também a terceira cidade mais populosa na costa leste dos Estados Unidos, depois de Nova Iorque e Philadelphia e a 11ª mais populosa do país. Foi fundada em 1791 e incorporada em 9 de fevereiro de 1832.


No dia 6 de fevereiro de 2005 realizou-se final do Super Bowl no EverBank Field. 

HISTÓRIA


Existem evidências de que a área de Jacksonville teria sido povoada há mais de 6.000 anos pelo povo Timucua. Em 1562, o explorador francês Jean Ribault, explorou a área em redor do rio San Juan. A primeira povoação naquela zona chavama-se Cow Ford. Quando a Florida se tornou um território dos Estados Unidos em 1821, Cow Ford mudou de nome para o actual Jacksonville, em honra ao presidente Andrew Jackson. A 9 de fevereiro de 1832, a legislatura estatal aprovou a constituição da cidade.

Durante a Guerra Civil dos Estados Unidos da América, Jacksonville sofreu um bloqueio pelas forças da União.

Desde os finais do século XIX, Jacksonville e a cidade de San Agustín, próxima de Jacksonville, ficaram populares como um lugar luxuoso de residência de inverno. Os visitantes chegavam de barco a vapor e depois por comboio.

Entre 1886 e 1888 uma epidemia de febre amarela afectou a cidade e matou quase metade dos seus habitantes. Em 1901 um grande incêndio destruiu a zona comercial da cidade e deixou sem residência mais de 10 mil pessoas.

Jacksonville é a cidade mais populosa do estado da Flórida
Inicialmente a indústria do cinema instalou-se em Jacksonville, onde se instalaram mais de 30 estúdios. O clima político desfavorável para esta indústria fez os estúdios mudarem-se de Jacksonville para a Califórnia.

Jacksonville tem um historial de segregação racial. No dia 27 de agosto, um grupo de membros do Ku Klux Klan armados com bastões de beisebol e utensílios agrícolas atacaram um grupo de manifestantes a favor dos direitos civis, que protestavam em frente a um restaurante que praticava segregação racial. Estes atos de violência continuaram contra a população afro-americana sem intervenção da policia, até que os manifestantes brancos começaram a ser feridos. Como o resto do sul dos Estados Unidos, a coexistência entre populações de diferentes origens melhorou em muito, e em 1995, Nat Glover foi eleito governador do condado e re-eleito em 1999. Em 2003, tentou novamente recandidatar-se, só que deste vez não ganhou. Nat Glover foi o primeiro afro-americano a ser eleito governador num condado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Santiago - Chile