Ilha da Madeira - Portugal

Faço o post de hoje em homenagem às minhas origens. Sou descendente de portugueses, e mais uma vez estarei postando sobre a Terrinha. Depois de Lisboa, vamos conhecer outro lugar lindo de Portugal.

"A Madeira é um jardim, no mundo não há igual". Quem já ouviu esse trecho da famosa música sabe de onde estamos falando. Hoje, vamos conhecer um pouco mais da Ilha da Madeira. A capital da ilha e região autônoma é a cidade do Funchal. A Ilha da Madeira é de origem vulcânica, o seu clima é subtropical com extensa flora exótica, economicamente é amplamente voltada para o turismo.

Baía de Machico, Ilha da Madeira, Portugal

HISTÓRIA

As ilhas do arquipélago da Madeira já seriam conhecidas antes da chegada dos portugueses, a crer em referências presentes em obras, bem como na representação destas em cartas geográficas. Entre as obras que se referem à Madeira salientam-se passagens do Libro del Conocimiento (1348-1349), obra de um frade mendicante espanhol na qual as ilhas são referidas pelo nome de Leiname, Diserta e Puerto Santo.

Um ano após a descoberta de Porto Santo por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, os dois navegadores em conjunto com Bartolomeu Perestrelo, chegam à ilha da Madeira em 1419. Tendo sido notadas as potencialidades das ilhas, bem como a importância estratégica destas, iniciou-se por volta de 1425 a colonização, que terá sido uma iniciativa de D. João I ou do Infante D. Henrique. A partir de 1440 estabelece-se o regime das capitanias com a investidura de Tristão Vaz Teixeira como Capitão-Donatário da Capitania de Machico; seis anos mais tarde Bartolomeu Perestrelo torna-se Capitão-Donatário do Porto Santo e em 1450 Zarco é investido Capitão-Donatário da Capitania do Funchal.

Ponta Gorda
CLIMA

Pela latitude e situação, a Ilha da Madeira apresenta todas as características de ilha subtropical, encontrando-se elementos das ilhas tropicais na costa sul e das ilhas de climas temperados na costa norte. O clima é subtropical seco ou temperado mediterrânico, sendo que em certos pontos da costa sul, as temperaturas médias anuais atingem valores acima dos 20º C. A temperatura da água do mar, varia entre os 26 de verão e os 17 de inverno. Os ventos predominantes são de oeste a noroeste no Inverno, e de nordeste no Verão (os alíseos). A precipitação anual varia de 500 mm no sudeste da ilha aos mais de 2000 mm nas encostas norte. As ilhas Selvagens que também fazem parte deste arquipélago têm um clima desértico com precipitações abaixo dos 200 mm anualmente.

Ponta de São Lourenço é uma das maravilhas da Ilha da Madeira
TRANSPORTES

Atualmente, a Ilha da Madeira sofreu grandes alterações em todo o tipo de transportes. Nos transportes rodoviários, foram construídas vias rápidas e vias expresso, que combatem os obstáculos geológicos da ilha, através de túneis, pontes e viadutos.

É importante falar na ampliação da pista do Aeroporto da Madeira, através da colocação de 180 pilares.

Ilha da Madeira é cheia de aperitivos e atrações para os turistas do mundo inteiro

POPULAÇÃO

Antes da chegada dos colonos portugueses no século XV, a ilha era inabitada. Atualmente a população da ilha é de aproximadamente 250 mil habitantes, a maioria de nacionalidade portuguesa. O Funchal conta com cerca de metade dos habitantes da ilha (112 mil habitantes). A maior parte dos habitantes declaram-se de religião católica, sendo o Funchal sede da diocese do Funchal. Mais de metade da população concentra-se em apenas 7% da área da ilha, em especial na costa sul.

CIDADES DO ARQUIPÉLAGO

Funchal: Capital da Região Autônoma da Madeira e a mais populosa fora do território continental português. A cidade coincide com o seu concelho, e tem 76,15 km² de área e 111 892 habitantes (2011), subdividindo-se em 10 freguesias. A área metropolitana do Funchal, que inclui os concelhos de Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Santa Cruz e Machico, tem uma população superior a 225 mil habitantes. A nível de patrimônio arquitetônico destacam-se: Igreja e Mosteiro de Santa Clara, construídos entre 1492 e 149714 , em estilo hispano-árabe, o Fortaleza-Palácio São Lourenço da primeira metade do século XVI, a Sé Catedral, projetada por Pêro Anes a mando do rei D. Manuel I de Portugal e que tem um dos mais belos tetos de Portugal feitos com a madeira da ilha, contém uma mistura de estilos arquitetônicos: o flamengo, com linhas góticas e características do estilo Manuelino foi terminada em 1514 ano em que é também elevada a bispado. Edifícios também importantes são: o paço episcopal, o palácio do governo regional, a Câmara Municipal do Funchal, o Teatro Municipal Baltazar Dias, os museus das Cruzes, Municipal e de Arte Sacra.

Funchal visto das montanhas
FOLCLORE: Há também os trajes típicos do folclore português na Ilha da Madeira, além de festas e romarias.



Traje típico da Ilha da Madeira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Santiago - Chile