Pequim - China

É a segunda maior cidade da República Popular da China, foi capital do Império Chinês de 1421 até 1911. Durante séculos, ela foi a cidade mais populosa do mundo. Situada ao norte do país, e conhecida pela "Cidade Proibida", que foi o palácio imperial da China desde meados da Dinastia Ming até ao fim da Dinastia Qing. Fica localizada no centro da antiga cidade de Pequim, acolhendo atualmente o "Palácio Museu". Durante quase cinco séculos serviu como residência do Imperador e do seu pessoal doméstico, sendo o centro cerimonial e político do governo chinês.

Sim, estamos falando de Pequim, a capital da China. No ano de 1912, a capital foi transferida para Nanquim, e Pequim tomou o nome para Beiping. Ocupada pelos japoneses entre 1937 e 1945, no fim da Guerra Sino-Japonesa, Pequim tornou-se novamente a capital chinesa no ano de 1949.

Capital da China, Pequim já foi a cidade mais populosa do mundo
A cidade também sediou os Jogos Olímpicos em 2008, quando a China desbancou os Estados Unidos no quadro de medalhas. Muitas das instalações do evento ainda continuam até hoje. O estádio onde foram realizadas a abertura e o encerramento das Olimpíadas recebe jogos da seleção chinesa de futebol, além de partidas de times locais e amistosos de outras seleções. O Brasil jogou lá recentemente, com vitórias sobre Coréia do Sul em 2013 e Argentina em 2014.

DADOS DE PEQUIM

População: 10,3 milhões de habitantes
Idioma: chinês mandarim
Moeda: Renmibi (Yuan)

Vamos conhecer um pouco mais da história da capital da República Popular da China?

HISTÓRIA

Durante as dinastias Tang e Song, existiam somente pequenas aldeias na zona. A última dinastia Jin (que durou do ano 1115 até 1234) cedeu grande parte da sua fronteira norte, incluindo Pequim, para a dinastia Liao no século X. A dinastia Liao fundou uma segunda capital numa cidade a que chamou Nanjing (capital do Sul). A dinastia Jin conquistou Liao e o norte da China, fundando Zhongdu (中都), a "capital central".

Os mongóis, com Genghis Khan, arrasaram Zhongdu em 1215 e reconstruíram-na como Grande Capital (大都), a norte da capital Jin. Este é considerado o início da atual Pequim. O explorador Marco Polo chamou à zona Cambaluc. Kublai Khan, que queria ser imperador da China, localizou a sua capital no norte da China, que era mais próximo às origens de Kublai na Mongólia. Isto realçou a importância da cidade, apesar de ela estar na fronteira norte da China.

Em 1403, o terceiro imperador Ming, Zhu Di (朱棣), que subiu ao trono depois de matar o seu sobrinho e de uma longa guerra civil, moveu a capital, que estava no sul, estabelecendo-a no norte e chamando-a Beijing, ou seja, capital do norte. A Cidade Proibida foi construída entre 1406 e 1420. Em seguida, foram construídos o Templo do Céu (1420) e vários outros projetos. A Praça da Paz Celestial (Tian'anmen) pegou fogo duas vezes durante a dinastia Ming e foi finalmente reconstruída em 1651.

Cidade Proibida, o antigo palácio imperial da China durante várias dinastias

Após a instauração da República da China em 1911, estabeleceu-se de novo a capital em Nanjing (Nanquim) e "Beijing" foi renomeada "Beiping". Durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, foi ocupada pelo Japão em 29 de Julho de 1937. Durante a ocupação, Pequim foi a capital do Governo Provisório da China, um estado fantoche que governou o norte da então China ocupada. Essa ocupação durou até a rendição do Japão, em 15 de Agosto de 1945.

Como capital da nação, Pequim também sofreu agitação política nos últimos vinte anos. Na Praça da Paz Celestial tiveram lugar os Protestos da Praça da Paz Celestial em Maio e Junho de 1989, que terminaram num massacre por parte do exército, sob ordem direta dos dirigentes comunistas: milhares de estudantes foram massacrados, o que ainda é objeto de polêmicas e é contestada nacionalmente porque tratava da liberdade política na mais populosa nação da Terra. A praça também foi lugar de apelos de praticantes da Falun Gong (uma prática de Qigong) para que eles não fossem mais perseguidos.

CLIMA

O clima de Pequim é continental. O tempo é praticamente seco em quase todo o ano, mas no verão as monções causam muita chuva. Os invernos são muito frios, registrando temperaturas máximas abaixo de 0 °C nos dias mais frios, mas neva pouco devido à seca, causada pela alta pressão do ar vinda da Sibéria. Os verões são quentes, as temperaturas ficam acima dos 30 °C em vários dias da estação. O outono e a primavera são estações de transição entre o frio e o calor e, assim como o inverno, são estações secas.

Neve em Pequim. Ao fundo, a Cidade Proibida
TRANSPORTES

Com o crescimento da cidade após as reformas econômicas, Pequim tem evoluído como o centro de transportes mais importante da República Popular da China e na região do leste asiático. Circundando a cidade estão cinco anéis viários, nove vias expressas e vias expressas da cidade, onze autoestradas nacionais, várias linhas ferroviárias, e um aeroporto internacional. Além disso, Pequim é considerada a capital mundial das bicicletas, sendo que quase a maioria de seus habitantes usa o veículo para se locomover e se livrar dos enormes engarrafamentos da cidade.

Bicicletas estacionadas numa praça de Pequim

Se você planeja ir até Pequim, fique de olho no nosso guia de pontos turísticos da capital chinesa!

PONTOS TURÍSTICOS


  • Estádio Nacional de Pequim: Também conhecido como "Ninho de Pássaro", pela sua aparência externa, o estádio recebeu as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2008, além de competições do atletismo e a final do futebol. Costuma receber jogos da Seleção da China, e sediou em 2014, o Superclássico das Américas, com a vitória do Brasil em cima da Argentina. Construído em 2003, o Ninho de Pássaro tem capacidade para 80 mil espectadores, sendo que chegou a comportar 91.000 durante as Olimpíadas. Seu apelido vem pelas estruturas expostas de ferro e aço, que se cruzam e entrelaçam, semelhante a um ninho.


Ninho de Pássaro já recebeu a Seleção Brasileira em duas oportunidades, e o retrospecto é positivo.

  • Centro Aquático Nacional de Pequim: Situada próxima ao Ninho de Pássaro, a arena que ficou conhecida como "Cubo d'Água" foi construída em 2003. Durante os Jogos Olímpicos em 2008, sediou as competições de natação, saltos ornamentais e nado sincronizado. Após os jogos, a arena foi reformada. Em 2010, foi reinaugurada, agora transformada no maior parque aquático do continente asiático.

Cubo d'Água sediou competições de natação, saltos ornamentais e nado sincronizado nos Jogos Olímpicos. Em 2010, foi reinaugurado após reforma, agora como parque aquático. 

  • Cidade Proibida: Ela foi o palácio imperial da China desde meados da Dinastia Ming até o fim da Dinastia Qing. Localizada no centro da antiga cidade de Pequim, ela atualmente acolhe o "Palácio Museu". Durante quase cinco séculos, serviu como residência do Imperador e do seu pessoal doméstico, sendo o centro cerimonial e político do governo chinês. O título de Cidade Proibida surgiu pelo fato de somente o imperador, sua família e empregados especiais terem permissão para entrar no conjunto de prédios do palácio. Trata-se de uma cidade dentro de outra cidade. Sede de um governo burocrático que comandou o império mais populoso da Terra, é o maior palácio do planeta, cujos rumores sempre apontavam a existência de 9.999 divisões. Durante séculos, apenas a família do imperador, além dos oficiais e empregados mais graduados tinham permissão de entrar no local. Qualquer outra pessoa que ousasse atravessar seus portões sem a devida autorização, era sujeita a uma execução sumária e dolorosa.

Galeria da Suprema Harmonia, apenas um dos muitos pavilhões da Cidade Proibida
  • Grande Muralha: Ela não fica em Pequim, mas não há como falar na China sem mencionar, talvez, o seu principal ponto turístico. Retratada no filme "Mulan", da Disney, a Muralha começou a ser construída no ano 220 a.C, com término apenas no século 15, durante a Dinastia Ming). Em 2012, foi anunciado que a Muralha da China mede 21.196 quilômetros na totalidade e aproximadamente 7 metros de altura. Esta medida contempla todas as paredes que foram alguma vez construídas, mesmo as que já não existem.

Muralha da China é uma das 7 maravilhas do mundo

EDUCAÇÃO

A capital chinesa abriga um grande número de faculdades e universidades, incluindo várias reconhecidas em nível internacional, tais como a Universidade de Tsinghua e a Universidade de Pequim. Por causa do status de Pequim como a capital política e cultural da China, a maioria das Universidades está localizada lá, tendo na soma geral 59 Universidades. Muitos estudantes estrangeiros, vindos dos países vizinhos e de outros continentes se transferem para Pequim todos os anos.

Universidade de Pequim: Essa universidade pública foi fundada em 1898 e é a primeira universidade formalmente estabelecida na China e considerada uma das melhores e mais seletas universidades do país. O nome em inglês permaneceu como Peking University em vez de Beijing University. Aparentemente, isso se deve ao desejo de manter uma tradição que remonta a 1912 (ano em que a antiga Universidade Metropolitana criada pela Dinastia Qing ganhou seu nome atual).

Biblioteca da Universidade de Pequim. 
Universidade de Tsinghua: Foi fundada em 1911 como uma escola preparatória para chineses com graduação que buscavam aprofundamento em universidades estadunidense. Em 1925 transformou-se em universidade.

Entre os seus ex-estudantes famosos estão Hu Jintao, Presidente da República Popular da China entre 15 de março de 2003 e 14 de março de 2013, e Xi Jinping, atual Presidente do país. Ambos são formados em engenharia.

Universidade de Tsinghua. Ex-presidente e o atual mandatário estudaram lá e são formados em engenharia.

AEROPORTO

O Aeroporto Internacional de Pequim é o maior e o mais movimentado aeroporto da China e serve a cidade de Pequim. O Aeroporto está situado a 20 quilômetros a nordeste da cidade na província de Shunyi. Tem dois terminais de passageiros e um de carga, mas está em curso a construção do terceiro terminal de passageiros no aeroporto, que custará cerca de 500 milhões de euros, vindos do Fundo Europeu de Investimento.

O Aeroporto possui 986 mil metros quadrados, sendo assim o maior aeroporto do mundo.

O Aeroporto é o principal hub das companhias aéreas Air China, Hainan Airlines e China Southern Airlines.

O Aeroporto Internacional de Pequim foi o primeiro da China. Foi aberto no dia 2 de Março de 1958. O aeroporto tratou 77,4 milhões de passageiros em 2011, tornando-a o segundo maior aeroporto no mundo entre os top 10 aeroportos, em termos do tráfego de passageiros. A capacidade do aeroporto será um valor estimado em 82 milhões, em comparação com os atuais 35,5 milhões antes da abertura do Terminal 3.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Santiago - Chile