Oslo - Noruega

Se você procura por paz, sossego e tranquilidade, Oslo reúne tudo isso. A capital e maior cidade da Noruega fica situada no sudeste do país e detém estatuto de condado e comuna simultaneamente. Em 1952, a cidade sediou os Jogos Olímpicos de Inverno, e é a cidade onde é entregue o Prêmio Nobel da Paz. Oslo é a 24ª cidade com melhor qualidade de vida do mundo.

Oslo é o centro cultural, científico, econômico e governamental da Noruega. Tem sua atenção voltada para negociações, bancos, indústrias e navegação. É também um importante centro para as indústrias marítimas e tratados marítimos na Europa. A cidade é o "lar" de muitas empresas voltadas para o setor marítimo, algumas delas sendo umas das maiores do mundo.

Oslo. Capital da Noruega é importante centro para indústrias marítimas na Europa

HISTÓRIA

Fundada em 1049 por Haroldo III da Noruega, Oslo em 1299 tornou-se capital do país como consequência da fixação do rei Haquino V na cidade. Uma época de rápido crescimento econômico e consequentemente populacional seguiu-se, e a prosperidade manifestava-se, sobretudo, através de seu porto. Também foi construída nessa época a Fortaleza de Akershus. Logo, Oslo se transformou em um importante ponto nas rotas marítimas.

Entretanto, um século depois, seu status de capital teve fim com a união da Noruega à Dinamarca, época cujo poder centralizou-se em Copenhague, além de ter sido atingida e destruída por um grande incêndio. À mando do rei Cristiano IV da Dinamarca, Oslo foi reconstruída e passou a ser denominada Cristiânia em homenagem ao rei. Com a dissolução da união dano-norueguesa em 1814, a cidade ocupa novamente o posto de capital.

Durante o século XIX, passa por outro momento de grande prosperidade, construções como o Palácio Real e a Universidade de Oslo foram efetivadas, bem como o Stortinget e o Nationaltheatret. Em 1878 tornou-se Kristiania, e em 1925, mais uma vez, Oslo. Em 1993 e 1995 foram assinados os Acordo de Oslo I e II que resultara na retirada de Israel de parte da Faixa de Gaza e de parte da Cisjordânia. A capital norueguesa mantém-se como centro econômico, político e cultural do País.

UNIVERSIDADES

Universidade de Oslo: Fundada em 1881, é a mais antiga universidade da Noruega, quando o país encontrava-se sob domínio dinamarquês. Conta com cerca de 38 mil estudantes e mais de 4 mil empregados atualmente.

A Universidade está organizada em oito faculdades: (Teologia, Direito, Medicina, Humanidades, Matemática e Ciências Naturais, Medicina Dentária, Ciências Sociais e Educação), oferecendo formação em vinte áreas de estudo. Ainda tem várias outras faculdades além dessas oito, como jornalismo, engenharia química, sociologia, filosofia, gastronomia, moda, entre outras.

A universidade, além disso, integra 17 museus, 4 hospitais, uma estação biológica em Drøbak, uma estação ecológica de alta montanha em Finse, a Estação Arqueológica de Isegran e os Institutos Noruegueses de Roma e de Atenas.

Universidade de Oslo é a maior da Noruega
AEROPORTOS 

Oslo Gardermoen: É o maior aeroporto da Noruega, sede e hub da companhia aérea escandinava e membro da aliança aérea Star Alliance, Scandinavian Airlines System. O Aeroporto de Oslo atendeu 21,1 milhões de passageiros em 2011. Foi Aeroporto nomeado "aeroporto mais pontual da Europa" quatro vezes pela Association of European Airlines (AEA).

O aeroporto reside no município de Ullensaker, cerca de 47 km ao norte de Oslo. Tem um forte perfil ambiental e centra-se em transportes públicos de acesso ao aeroporto. Cerca de 13000 pessoas trabalham no aeroporto, a fim de mantê-lo funcionando 24 horas por dia. Em 2007 e 2010 foi nomeado o aeroporto mais eficiente da Europa.

Devido ao aumento do tráfego no Aeroporto de Oslo, o aeroporto deve aumentar a sua capacidade de ser capaz de lidar com a quantidade esperada de 28 milhões de passageiros por ano. Isto será alcançado através da expansão do terminal, e a construção de um novo cais para permitir mais aviões. O terminal também terá novo ponto de partida e de chegada áreas, e uma academia de manuseio nova bagagem. O desenvolvimento está prevista para ser concluída em 2017.

Aeroporto de Oslo Gardermoen é o maior do país

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Santiago - Chile