Kiev - Ucrânia
Capital e maior cidade de uma das principais ex-repúblicas da extinta União Soviética. Passou a ser uma cidade importante da República Socialista Soviética da Ucrânia e, a partir de 1934, sua capital. Durante a Segunda Guerra Mundial, voltou a sofrer danos pesados, mas recuperou-se rapidamente no pós-guerra e continuou a ser a terceira maior cidade da URSS. Com o colapso da União Soviética e a independência da Ucrânia em 1991, manteve-se como capital do país. Hoje, o Just Travel vai falar mais sobre Kiev, a capital da Ucrânia. Prontos para viajar conosco novamente? Então vamos lá!
HISTÓRIA
Kiev voltou a prosperar no final do século XIX, durante a revolução industrial do Império Russo, quando se tornou a terceira cidade mais importante do império e o principal centro comercial do sudoeste do império. No período turbulento após a Revolução Russa de 1917, Kiev tornou-se capital de vários estados ucranianos de curta duração e foi apanhada no meio de vários conflitos: a Primeira Guerra Mundial, o Guerra Civil Russa e a Guerra Polaco-Soviética. Kiev mudou de mãos dezesseis vezes a do final de 1918 até agosto de 1920.
Na esteira do colapso da União Soviética, a declaração da Independência da Ucrânia foi proclamada na cidade pelo parlamento ucraniano em 24 de agosto de 1991, com Kiev sendo a capital da Ucrânia independente.
ECONOMIA
EDUCAÇÃO
Existem cerca de 530 escolas secundárias gerais e cerca de 680 escolas maternais e jardins de infância em Kiev. Além disso, existem escolas noturnas para adultos e escolas técnicas especializadas. A pesquisa científica é realizada em muitos dos institutos de ensino superior e, além disso, em muitos institutos de pesquisa afiliados com a Academia Ucraniana de Ciências e vários ministérios industriais Ucraniano. Kiev também é famosa por suas pesquisas em medicina e ciência da computação.
Um meio de transporte incomum encontrado em Kiev é o funicular (em ucraniano: Київський фунікулер, transliterado: Kyivs’kyi funikuler; em russo: Киевский фуникулёр, transliterado: Kyivskiy funikulyor), que sobe a íngreme margem direita do rio Dniepre, que conecta o centro histórico com o bairro comercial do distrito de Podil, junto a margem do rio Dniepre. Ele transporta entre 10.000 e 15.000 passageiros por dia. O funicular foi construído entre 1902-1905, e foi aberto ao público em 7 de maio de 1905, passando por restaurações em 1928, 1958, e 1984.
Todo o transporte público rodoviário em Kiev é operado pela Kyivpastrans, uma empresa municipal. Esta empresa é bastante subsidiada pela cidade uma vez que um grande número de passageiros (pensionistas, etc) possuem acesoo gratuito em suas linhas. O transporte público de Kiev utiliza um sistema de tarifa única, independentemente da distância percorrida: bilhetes para transporte terrestre devem ser adquiridos a cada embarque. Passagens com desconto estão disponíveis para estudantes do ensino fundamental e ensino superior. Pensionistas usam o transporte público gratuitamente. Bilhetes mensais, que são vendidos ao preço de 60 viagens, também estão disponíveis em todas as combinações de transporte público: metrô, ônibus, trólebus e bondes. Recentemente, micro-ônibus de propriedade privada, os marshrutkas, tem aparecido nas ruas de Kiev. Eles oferecem uma boa cobertura para pequenas ruas residenciais e possuem itinerários convenientes. Os micro-ônibus levam menos passageiros, são mais rápidos, param quando solicitado e estão mais disponíveis, embora com uma maior frequência de acidentes. O preço do bilhete e o itinerário dos micro-ônibus são regulados pelo governo da cidade, e o custo de uma viagem, embora mais alto do que nos ônibus públicos, ainda é muito inferior do que na Europa Ocidental.
O serviço de táxi em Kiev é caro mas não estão devidamente regulamentados. Particularmente, a tarifa do táxi por quilômetros não é regulamentada. Existe uma forte concorrência entre as empresas privadas de táxi. Muitas dispõem de agendamento por telefone. Além disso, é bastante comum para um residente que possui um carro (ou até mesmo pessoas de outras partes da Ucrânia) fornecer serviço de táxi no sistema ad hoc, geralmente apanhando pessoas que estão procurando por um táxi na rua. Engarrafamentos e a falta de vagas de estacionamento são problemas crescentes para os serviços de táxi em Kiev. A regulamentação atual permite o estacionamento nas calçadas, o que pode ser inconveniente para os pedestres.
Os passageiros aéreo chegam a Kie através de um de seus dos dois aeroportos: o Aeroporto de Kiev-Boryspil que é servido por várias companhias aéreas internacionais, e o menor Aeroporto de Zhulyany, servindo principalmente a voos domésticos e voos limitados a países vizinhos. O terminal internacional de passageiros do Boryspil é pequeno, mas moderno, tendo sido ampliado em 2006. Existe um terminal separado para voos domésticos a uma curta distância. Passageiros voando da Ucrânia para outros países costumam viajar através Boryspil, devido aos outros aeroportos do país como o Donetsk, Simferopol e Odessa, fornecerem conexões internacionais muito limitadas. Existe também o Aeroporto de carga de Gostomel, localizado no subúrbio de Hostomel, no noroeste de Kiev.
ESPORTES
Kiev é apta a prática do esporte de campo, em quadra coberta, e esportes aquáticos, praticados no Reservatório de Kiev no Vyshhorod, e Ilha Trukhaniv no rio Dniepre, em frente ao centro da cidade, onde há belas praias e muitas instalações recreativas. Além disso, andar de bicicleta cross country é outro esporte favorito, ocorrendo também na Ilha Trukhaniv. Juntamente com algumas outras cidades da Polônia e da Ucrânia, Kiev abrigou a Eurocopa de 2012. Em 2018, sediou a final da Liga dos Campeões da Europa, entre Real Madrid e Liverpool, vencida pelos espanhóis.
CULTURA
Uma parte importante da cultura de Kiev são os vários teatros da cidade, que incluem: Ópera de Kiev, Teatro Acadêmico Nacional Ivan Franko, Teatro Acadêmico Nacional Lesya Ukrainka, Teatro de Bonecos de Kiev, Palácio de outubro, Filarmônica Nacional da Ucrânia e muitos outros.
Kiev foi a terceira maior cidade da antiga União Soviética e é capital da Ucrânia desde 1934 |
HISTÓRIA
Durante os séculos XVIII e XIX, a vida da cidade foi dominada pelas autoridades militares e eclesiásticas russas; a Igreja Ortodoxa Russa formou uma parte significativa da infra-estrutura e atividade empresarial de Kiev. Na década de 1840, o historiador, Mykola Kostomarov (em russo Nikolay Kostomarov), fundou uma sociedade política secreta, a Irmandade de São Cirilo e São Metódio, cujos membros colocaram adiante a ideia de uma federação do povo eslavo livre, com os ucranianos como um grupo distinto e separado, ao invés de uma parte subordinada da nação russa. A sociedade foi rapidamente reprimida pelas autoridades.
Após a perda gradual de autonomia da Ucrânia, Kiev enfrentou crescente russificação no século XIX, por meio da migração russa, ações administrativas e modernização social. No início do século XX, a cidade foi dominada pela população de língua russa, enquanto as classes inferiores mantiveram a cultura popular ucraniana de forma significativa. No entanto, entusiastas entre nobres ucranianos étnicos, militares e comerciantes fizeram tentativas recorrentes para preservar a cultura nativa de Kiev (pela impressão clandestina de livros, teatro amador, estudos folclóricos, etc.)
Durante a revolução industrial russa no final do século XIX, Kiev tornou-se um importante centro comercial e de transporte do Império Russo, especializada na exportação de açúcar e de grãos por ferrovia e pelo rio Dniepre. A partir de 1900, a cidade também se tornou um importante centro industrial, com uma população de 250 000 habitantes. Marcos deste período incluem a infra-estrutura ferroviária, a fundação de inúmeras instituições educacionais e culturais, bem como notáveis monumentos arquitetônicos. A primeira linha de bonde elétrico do Império Russo foi implantada em Kiev (talvez a primeira no mundo).
Ruínas de Kiev durante a Segunda Guerra Mundial |
Kiev voltou a prosperar no final do século XIX, durante a revolução industrial do Império Russo, quando se tornou a terceira cidade mais importante do império e o principal centro comercial do sudoeste do império. No período turbulento após a Revolução Russa de 1917, Kiev tornou-se capital de vários estados ucranianos de curta duração e foi apanhada no meio de vários conflitos: a Primeira Guerra Mundial, o Guerra Civil Russa e a Guerra Polaco-Soviética. Kiev mudou de mãos dezesseis vezes a do final de 1918 até agosto de 1920.
Desde 1921, a cidade fazia parte da República Socialista Soviética da Ucrânia, uma república da União Soviética. Kiev foi muito afetada por todos os principais processos que ocorreram na Ucrânia soviética durante o período entre-guerras: a ucranização da década de 1920, bem como a migração da população rural de língua ucraniana, fez a cidade (recentemente de língua russa) parcialmente de língua ucraniana, e incentivou o desenvolvimento da vida cultural ucraniana na cidade; a industrialização soviética, que começou no final da década de 1920, transformou a cidade, um antigo centro de comércio e de religião, em um grande centro industrial, tecnológico e científico; a grande fome de 1932-1933 devastou a parte da população migrante não cadastradas para os cartões de racionamento; e o Grande Expurgo de Stalin, na década de 1930, quase eliminou a intelligentsia da cidade.
Em 1934, Kiev se tornou a capital da Ucrânia soviética. A cidade cresceu novamente durante os anos da industrialização soviética. Sua população cresceu rapidamente e muitos gigantes da indústria foram criados, alguns dos quais existem até hoje.
Na Segunda Guerra Mundial, a cidade voltou a sofrer danos significativos, mas se recuperou rapidamente nos anos pós-guerra, tornando-se mais uma vez a terceira cidade mais importante da União Soviética. O catastrófico acidente na central nuclear de Chernobil ocorreu apenas 100 km ao norte da cidade. No entanto, os ventos predominantes no sentido norte soprou os detritos radioativos mais substanciais para longe da cidade.
A Ucrânia se tornou independente em 1991, em meio ao colapso da União Soviética |
Na esteira do colapso da União Soviética, a declaração da Independência da Ucrânia foi proclamada na cidade pelo parlamento ucraniano em 24 de agosto de 1991, com Kiev sendo a capital da Ucrânia independente.
No final de 2004 e início de 2005, ocorreu a Revolução Laranja (em ucraniano: Помаранчева революція), uma série de protestos e eventos políticos que tomou diversos lugares de toda a Ucrânia, principalmente Kiev, o centro da revolução, em resposta às alegações maciças de corrupção, intimidação por votos e fraude eleitoral direta, em favor de Viktor Yanukovych, durante o segundo turno da eleição presidencial ucraniana de 21 de novembro de 2004. Os protestos iniciaram no dia seguinte ao da eleição, na medida em que a contagem oficial de votos diferia notadamente das últimas pesquisas eleitorais. Centenas de milhares de ucranianos faziam manifestações diariamente em Kiev, principalmente em Praça da Independência, onde militantes e simpatizantes de Viktor Yushchenko, o candidato derrotado da oposição, ficavam acampados em tempo integral. A ação foi destacada por uma série de protestos pacíficos e uma greve geral organizada pela oposição. Em grande parte devidos aos efeitos do movimento da oposição, os resultados da eleição foram anulados e uma segunda eleição foi ordenada pela Suprema Corte da Ucrânia para 26 de dezembro de 2004. Sob uma intensa fiscalização na contagem de votos, a segunda votação foi aceita por observadores locais e internacionais como livre de problemas. Os resultados finais mostraram uma clara vitória de Yushchenko, que recebeu 52% dos votos, enquanto Yanukovych recebeu cerca de 44%. Yushchenko foi declarado o vencedor oficial e, com sua posse em 23 de janeiro de 2005, em Kiev, a Revolução Laranja obteve pleno êxito.
GEOGRAFIA E CLIMA
Geograficamente, Kiev pertence a zona ecológica da Polésia (uma das maiores área pantanosas da Europa). No entanto, a paisagem única da cidade a distingue das regiões vizinhas. Kiev está localizada em ambos os lados do rio Dniepre, que corre para o sul através da cidade em direção ao Mar Negro. A parte mais antiga da cidade, na margem direita (a oeste do rio), é representada por numerosas colinas arborizadas, pequenos vales e pequenos rios. A cidade cresceu para a margem esquerda (leste do rio) apenas a partir do século XX. Significativas áreas da margem esquerda do vale do Dniepre foram artificialmente preenchidas com areia e protegidas por barragens.
O rio Dniepre forma um sistema de ramificação de afluentes, ilhas e portos, dentro dos limites da cidade. A cidade está limitada pela foz do rio Desna e do reservatório de Kiev, ao norte, e do reservatório de Kaniv, ao sul. Tanto o rio Dniepre quanto o rio Desna são navegáveis em Kiev, apesar de regulados por eclusas e limitados pelo gelo no inverno. No total, existem 447 corpos de água abertos dentro dos limites de Kiev, que incluem o próprio Dniepre, seus reservatórios, vários pequenos rios, dezenas de lagos e lagoas criadas artificialmente. Eles ocupam 79,49 km² de território. Além disso, a cidade possui 16 praias artificiais (num total de 1,40 km²) e 35 áreas de recreio próxima a água (que abrange mais de 10 km²). Nem todos os corpos d'água estão autorizados para a natação.
Kiev tem um clima continental úmido. Os meses mais quentes são junho, julho e agosto, com temperaturas médias entre 13,8-24,8 °C. O meses mais frios são dezembro, janeiro e fevereiro, com temperaturas médias de -4,6 a -1,1 °C. A temperatura mais alta já registrada na cidade foi de 39,4 °C, em 31 de julho de 1936. A temperatura mais baixa já registrada foi -32,2 °C, em 7 e 9 de fevereiro de 1929. Geralmente neva entre meados de novembro até o final de março, com um período livre de geadas médio de 180 dias ao ano, mas superando os 200 dias nos últimos anos.
Grande quantidade de neve em frente a Catedral de Santa Sofia, em Kiev |
ECONOMIA
Como a maioria das capitais, Kiev é centro administrativo, cultural e científico do país. Ela é a maior cidade em termos de população, área e possui o mais alto nível de atividade empresarial. Em 1 de janeiro de 2009 existiam em torno de 230.000 entidades empresariais registradas em Kiev. Em 2005, o PIB da cidade foi de 32 bilhões de dólares, garantindo o 6º lugar entre as cidades da Europa Oriental, após Moscou, Praga, Budapeste, Varsóvia e Bucareste. O PIB per capita era de US$ 12000, sendo o salário médio - US$ 280.
O crescimento do PIB em 2006 foi de 5,3%. Em 2004, o investimento estrangeiro direto foi um total de 2,7 bilhões de dólares em exportações - 4,13 bilhões. Kiev representa 5,6% da população da Ucrânia, 20% do PIB do país e 30% do investimento direto estrangeiro. O PIB per capita é 75% superior à média nacional (US$ 6800). Em 2004, havia 1,35 milhão de empregos, incluindo 884 mil (65,6%) das empresas de grande e médio porte. 79% da economia era representada pela prestação de serviços, dos quais 23% - no comércio, 15% - no mercado imobiliário. Apenas 21% dos trabalhadores na produção industrial. Serviços prestados eram mais de 82% do PIB e mais de 30% do volume de negócios da cidade no setor de serviços. O desemprego está abaixo de 5%.
Os setores de serviços que fornecem a principal contribuição para a economia de Kiev são transportes e comunicações, além de pequenos comércios, setor imobiliário, serviços jurídicos e financeiros. Os principais setores de crescimento da economia é o comércio a retalho, tecnologia da informação e finanças.
Banco Nacional da Ucrânia |
EDUCAÇÃO
Kiev hospeda muitas universidades, as principais são a Universidade Nacional Taras Shevchenko de Kiev, a Universidade Técnica Nacional "Instituto Politécnico de Kiev", e a Academia Kiev Mohyla. O número total de instituições de ensino superior em Kiev aproxima-se de 200, permitindo que os jovens sigam quase qualquer área de estudo. Enquanto a educação tradicionalmente permanece em grande parte nas mãos do estado, há diversas instituições privadas credenciadas na cidade.
Universidade Técnica da Ucrânia |
Existem cerca de 530 escolas secundárias gerais e cerca de 680 escolas maternais e jardins de infância em Kiev. Além disso, existem escolas noturnas para adultos e escolas técnicas especializadas. A pesquisa científica é realizada em muitos dos institutos de ensino superior e, além disso, em muitos institutos de pesquisa afiliados com a Academia Ucraniana de Ciências e vários ministérios industriais Ucraniano. Kiev também é famosa por suas pesquisas em medicina e ciência da computação.
Existem muitas bibliotecas na cidade, sendo a biblioteca Vernadsky, afiliada à Academia de Ciências, a maior e mais importante.
TRANSPORTES
O transporte público em Kiev conta com metrô (subterrâneo), ônibus, trólebus e bondes. O metrô de Kiev, de propriedade pública, é o sistema mais rápido, mais conveniente e mais acessível que cobre a maior porte da cidade. O metro está continuamente expandindo para os limites da cidade para com o objetivo de atender à demanda crescente, enquanto que os outros tipos de transportes públicos não são bem conservados. Em particular, o serviço público de ônibus não possui horário muito confiável. As linhas públicas de trólebus e bondes são mais confiáveis, mas possuem equipamentos antigos e são carentes de recursos. O histórico sistema de bonde, que era um meio de transporte bem conservado e amplamente utilizado, está sendo atualmente interrompido gradativamente em favor dos ônibus e trólebus.
Bondes de Kiev |
Um meio de transporte incomum encontrado em Kiev é o funicular (em ucraniano: Київський фунікулер, transliterado: Kyivs’kyi funikuler; em russo: Киевский фуникулёр, transliterado: Kyivskiy funikulyor), que sobe a íngreme margem direita do rio Dniepre, que conecta o centro histórico com o bairro comercial do distrito de Podil, junto a margem do rio Dniepre. Ele transporta entre 10.000 e 15.000 passageiros por dia. O funicular foi construído entre 1902-1905, e foi aberto ao público em 7 de maio de 1905, passando por restaurações em 1928, 1958, e 1984.
Porto de Kiev |
Todo o transporte público rodoviário em Kiev é operado pela Kyivpastrans, uma empresa municipal. Esta empresa é bastante subsidiada pela cidade uma vez que um grande número de passageiros (pensionistas, etc) possuem acesoo gratuito em suas linhas. O transporte público de Kiev utiliza um sistema de tarifa única, independentemente da distância percorrida: bilhetes para transporte terrestre devem ser adquiridos a cada embarque. Passagens com desconto estão disponíveis para estudantes do ensino fundamental e ensino superior. Pensionistas usam o transporte público gratuitamente. Bilhetes mensais, que são vendidos ao preço de 60 viagens, também estão disponíveis em todas as combinações de transporte público: metrô, ônibus, trólebus e bondes. Recentemente, micro-ônibus de propriedade privada, os marshrutkas, tem aparecido nas ruas de Kiev. Eles oferecem uma boa cobertura para pequenas ruas residenciais e possuem itinerários convenientes. Os micro-ônibus levam menos passageiros, são mais rápidos, param quando solicitado e estão mais disponíveis, embora com uma maior frequência de acidentes. O preço do bilhete e o itinerário dos micro-ônibus são regulados pelo governo da cidade, e o custo de uma viagem, embora mais alto do que nos ônibus públicos, ainda é muito inferior do que na Europa Ocidental.
Ônibus circular de Kiev |
O serviço de táxi em Kiev é caro mas não estão devidamente regulamentados. Particularmente, a tarifa do táxi por quilômetros não é regulamentada. Existe uma forte concorrência entre as empresas privadas de táxi. Muitas dispõem de agendamento por telefone. Além disso, é bastante comum para um residente que possui um carro (ou até mesmo pessoas de outras partes da Ucrânia) fornecer serviço de táxi no sistema ad hoc, geralmente apanhando pessoas que estão procurando por um táxi na rua. Engarrafamentos e a falta de vagas de estacionamento são problemas crescentes para os serviços de táxi em Kiev. A regulamentação atual permite o estacionamento nas calçadas, o que pode ser inconveniente para os pedestres.
Estação Ferroviária de Kiev |
Os passageiros aéreo chegam a Kie através de um de seus dos dois aeroportos: o Aeroporto de Kiev-Boryspil que é servido por várias companhias aéreas internacionais, e o menor Aeroporto de Zhulyany, servindo principalmente a voos domésticos e voos limitados a países vizinhos. O terminal internacional de passageiros do Boryspil é pequeno, mas moderno, tendo sido ampliado em 2006. Existe um terminal separado para voos domésticos a uma curta distância. Passageiros voando da Ucrânia para outros países costumam viajar através Boryspil, devido aos outros aeroportos do país como o Donetsk, Simferopol e Odessa, fornecerem conexões internacionais muito limitadas. Existe também o Aeroporto de carga de Gostomel, localizado no subúrbio de Hostomel, no noroeste de Kiev.
Aeroporto Internacional de Kiev |
ESPORTES
O futebol é o esporte mais popular em Kiev, seguido de basquete e hóquei no gelo. Kiev tem muitos clubes de futebol profissional e amador, incluindo o Dínamo de Kiev e o FC Arsenal Kiev, que jogam na primeira divisão do Campeonato Ucraniano de Futebol. Outros clubes menores de destaque na cidade são: o clube de futebol FC Obolon Kiev, o clube de hóquei Sokil Kiev e o clube de basquetebol BC Kiev.
Durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1980 na União Soviética, Kiev realizou as partidas preliminares e os quartas de final do torneio de futebol em seu Estádio Olímpico, que foi reconstruído especialmente para o evento. O complexo é o maior estádio ucraniano entre 15 estádios de Kiev. Inicialmente construído para um público de 100.000, após a instalação de assentos individuais, agora pode acomodar 83.053 espectadores. Outros estádios desportivos notáveis em Kiev são o Estádio Dínamo Lobanovsky, o Palácio dos Esportes, entre muitos outros.
Estádio Olímpico de Kiev recebeu final da Eurocopa e da Champions League |
Kiev é apta a prática do esporte de campo, em quadra coberta, e esportes aquáticos, praticados no Reservatório de Kiev no Vyshhorod, e Ilha Trukhaniv no rio Dniepre, em frente ao centro da cidade, onde há belas praias e muitas instalações recreativas. Além disso, andar de bicicleta cross country é outro esporte favorito, ocorrendo também na Ilha Trukhaniv. Juntamente com algumas outras cidades da Polônia e da Ucrânia, Kiev abrigou a Eurocopa de 2012. Em 2018, sediou a final da Liga dos Campeões da Europa, entre Real Madrid e Liverpool, vencida pelos espanhóis.
Loris Karius passa incrédulo pela taça da Liga dos Campeões: goleiro falhou duas vezes, e o Real Madrid venceu por 3 a 1. Na temporada seguinte, o Liverpool foi campeão europeu pela sexta vez, já sem o arqueiro alemão. |
CULTURA
Kiev era o centro histórico e cultural da civilização eslava oriental e uma base importante para a cristianização da Rússia de Quieve. Kiev manteve através dos séculos sua importância cultural e, até mesmo em tempos de relativa decadência, ela continuou a ser o centro do Cristianismo Ortodoxo Oriental. Seus locais sagrados, que incluem a Pecherska Lavra (em ucraniano: Печерська лавра - Mosteiro das Cavernas) e a Catedral de Santa Sofia são provavelmente os mais famosos, atraíram peregrinos durante séculos e agora, reconhecidas como Patrimônio Mundial da UNESCO, continuam a ser os principais centros religiosos, bem como as principais atrações turísticas. Estes locais também são parte das Sete Maravilhas da Ucrânia.
Teatro Ivan Franko |
Uma parte importante da cultura de Kiev são os vários teatros da cidade, que incluem: Ópera de Kiev, Teatro Acadêmico Nacional Ivan Franko, Teatro Acadêmico Nacional Lesya Ukrainka, Teatro de Bonecos de Kiev, Palácio de outubro, Filarmônica Nacional da Ucrânia e muitos outros.
Outros importantes centros culturais incluem o Estúdio de Filmes Dovzhenko e o Circo de Kiev. O mais importantes dos muitos museus da cidade são o Museu Histórico de Kiev, Museu da Grande Guerra Patriótica, Museu de Arte Nacional da Ucrânia, Museu de Arte Ocidental e Oriental, o Centro de Arte Pinchuk e o Museu Nacional de Arte Russa.
Em 2005, Kiev sediou o 50° Festival Eurovisão da Canção, como resultado da vitória do álbum Wild Dances de Ruslana em 2004.
Comentários
Postar um comentário