Yerevan - Armênia

Ela é uma das cidades mais antigas continuamente habitadas do mundo. Localizada ao longo do rio Hrazdan, é o centro administrativo, cultural, e industrial do país. É a capital desde 1918, e a sétima localizada dentro ou em volta da planície de Ararat. Hoje, o Just Travel vai contar mais da história de Yerevan, a capital da Armênia, ex-república da extinta União Soviética. Preparados para mais uma viagem? Então vamos lá!

Resultado de imagem para yerevan
Yerevan é a 13ª capital da história da Armênia

HISTÓRIA

Os vestígios arqueológicos indicam que foi fundada, em 782 a.C., uma fortaleza urartiana chamada Erebuni (Էրեբունի) por ordens do rei Argistis I. A Fortaleza de Erebuni era uma sentinela contra os ataques bárbaros a partir do norte do Cáucaso.

Yerevan é, assim, uma das mais antigas cidades do mundo dentre as ainda habitadas. Tornou-se uma cidade importante devido à sua localização estratégica no meio das rotas de caravanas entre a Europa e a Índia. Tem a atual designação pelo menos desde o século VII, quando era a capital da Arménia sob soberania persa.

Devido à sua localização, Yerevan foi constantemente disputada entre a Pérsia e os otomanos, tendo mudado de mãos inúmeras vezes. A cidade constituiu um canato entre 1604 e 1828 e esteve alternadamente sob domínio da Pérsia e da Turquia. Em 1827, foi conquistada pela Rússia e formalmente cedida pela Pérsia em 1828. Depois da Revolução russa de 1917, foi, durante três anos, a capital da Armênia independente. A partir de 1920, tornou-se capital da República Socialista Soviética da Armênia, dentro da União Soviética. Com o fim da União Soviética em 1991, tornou-se a capital da atual República da Armênia.

O Exército Vermelho soviético invadiu a Armênia em 29 de novembro de 1920 a partir do nordeste. Em 2 de dezembro de 1920, Yerevan, juntamente com os outros territórios da República da Armênia, tornou-se parte da União Soviética, conhecida como a República Socialista Soviética da Armênia. No entanto, a República Socialista Soviética armênia formou o SFSR da Transcaucásia (TSFSR) juntamente com a República Socialista Soviética da Geórgia e a República Socialista Soviética do Azerbaijão, entre 1922 e 1936.

Sob o domínio soviético, Yerevan tornou-se o primeiro entre as cidades da União Soviética para o qual foi desenvolvido um plano geral. O "Plano Geral de Yerevan", desenvolvido pelo acadêmico Alexander Tamanian, foi aprovado em 1924. Foi inicialmente projetado para uma população de 150.000 habitantes. A cidade foi rapidamente transformada em uma moderna metrópole industrial de mais de um milhão de pessoas. Novas instituições educacionais, científicas e culturais foram fundadas também.

Monumento "Mother Armenia", erguido em 1967, sob o lugar da estátua do ex-ditador Joseph Stalin
Tamanian incorporou tradições nacionais com a construção urbana contemporânea. Seu projeto apresentava um arranjo circular radial que cobria a cidade existente e incorporava grande parte de seu plano de ruas existente. Como resultado, muitos edifícios históricos foram demolidos, incluindo igrejas, mesquitas, a fortaleza persa, banhos, bazares e caravanas. Muitos dos distritos ao redor do centro de Yerevan receberam o nome de antigas comunidades armênias que foram destruídas pelos turcos otomanos durante o genocídio armênio. Os distritos de Arabkir, Malatia-Sebastia e Nork Marash, por exemplo, receberam o nome das cidades Arabkir, Malatya, Sebastia e Marash, respectivamente. Após o final da Segunda Guerra Mundial, os prisioneiros de guerra alemães foram usados ​​para ajudar na construção de novos edifícios e estruturas, como a Ponte de Kiev.

Ao longo dos anos, o distrito central de Kentron tornou-se a área mais desenvolvida em Yerevan, algo que criou uma lacuna significativa em comparação com outros distritos da cidade. A maioria das instituições educacionais, culturais e científicas estava centrada no distrito de Kentron.

Em 1965, durante as comemorações do cinquentenário do genocídio armênio, Yerevan foi o local de uma manifestação, a primeira dessas manifestações na União Soviética, para exigir o reconhecimento do genocídio pelas autoridades soviéticas. Em 1968, o aniversário de 2.750 anos da cidade foi comemorado.

Kond, um bairro histórico de Yerevan, surgido no século 17
Yerevan desempenhou um papel fundamental no movimento democrático nacional armênio que surgiu durante a era Gorbachev dos anos 80. As reformas da Glasnost e da Perestroika abriram questões sobre questões como o status de Nagorno-Karabakh, o meio ambiente, a russificação, a corrupção, a democracia e, eventualmente, a independência. No início de 1988, quase um milhão de armênios de várias regiões da Armênia se engajaram em manifestações sobre esses assuntos, centralizados na Praça do Teatro da cidade (atual Praça da Liberdade).

GEOGRAFIA E CLIMA

Yerevan tem uma altura média de 990 m, com um mínimo de 865 m e um máximo de 1.390 m acima do nível do mar no sudoeste e nordeste, respectivamente. Ele está localizado à beira do rio Hrazdan, a nordeste da planície de Ararat (Vale do Ararat), ao centro-oeste do país. A parte superior da cidade é cercada por montanhas em três lados, enquanto desce até as margens do rio Hrazdan, no sul. O Hrazdan divide Yerevan em duas partes através de um pitoresco canyon.

Historicamente, a cidade está situada no coração do altiplano armênio, no cantão de Kotayk (armênio: գավառ գավառ Kotayk Gavar, não confundir com a atual província de Kotayk) da província de Ayrarat, dentro da Armênia Maior.

Rio Hrazdan fluindo pela capital Armênia
Como a capital da Armênia, Yerevan não faz parte de qualquer marz ("província"). Em vez disso, faz fronteira com as seguintes províncias: Kotayk do norte e do leste, Ararat do sul e do sudoeste, Armavir do oeste e Aragatsotn do noroeste.

A Reserva Estadual de Erebuni, formada em 1981, está localizada a cerca de 8 km a sudeste do centro da cidade, dentro do distrito de Erebuni da cidade. A uma altura entre 1300 e 1450 metros acima do nível do mar, a reserva ocupa uma área de 120 hectares, composta principalmente de montanhas semi-desertas-estepe.

Yerevan possui um clima estepe influenciado pelo continente (classificação climática de Köppen: BSk ou "clima semi-árido frio"), com verões longos, quentes e secos e invernos curtos, mas frios e com neve. Isto é atribuído a Yerevan estar em uma planície cercada por montanhas e à sua distância do mar e seus efeitos. Os verões são geralmente muito quentes com a temperatura em agosto chegando a 40 ° C (104 ° F), e os invernos geralmente carregam nevascas e temperaturas congelantes com janeiro sendo frequentemente tão frio quanto -15 ° C (5 ° F) e menor. A quantidade de precipitação é pequena, totalizando anualmente cerca de 318 milímetros (12,5 in). Yerevan experimenta uma média de 2.700 horas de luz solar por ano. O regime de temperatura em Yerevan é próximo às cidades do sul do centro-oeste, como Kansas City, Missouri, Detroit, Michigan e Omaha, Nebraska, embora Yerevan seja muito mais seco.

Em 2018, Yerevan teve seu mês de fevereiro, março e julho mais quentes desde que os registros começaram em 1885 (com uma leitura de 42,4 ° C em 12 de julho de 2018), como outro sinal de aumento dos extremos de calor em um mundo em aquecimento.

Vista de Yerevan durante o inverno
ECONOMIA

A partir de 2013, a participação da Yerevan no produto industrial total anual da Armênia era de 41%. A indústria de Yerevan é bastante diversificada, incluindo produtos químicos, metais primários e produtos siderúrgicos, máquinas, produtos de borracha, plásticos, tapetes e tapetes, têxteis, vestuário e calçado, joalharia, produtos de madeira e mobiliário, materiais de construção e processamento de pedra, bebidas alcoólicas. água mineral, produtos lácteos e alimentos processados. Embora a crise econômica dos anos 90 tenha assolado a indústria do país, várias fábricas permanecem sempre em serviço, notadamente nos setores petroquímico e de alumínio.

As bebidas armênias, especialmente o conhaque e cerveja armênia, têm fama mundial. Assim, Yerevan é o lar de muitas empresas líderes da Armênia e do Cáucaso para a produção de bebidas alcoólicas, como a Yerevan Ararat Brandy Factory, a Yerevan Brandy Company, a Yerevan Champagne Wines Factory, a cervejaria "Beer of Yerevan" (Kilikia Beer), a Armco. Brandy Factory, Proshyan Brandy Factory e Astafian Wine-Brandy Factory. Os dois produtores de tabaco de Yerevan são as empresas "Cigaronne" e "Grand Tabak".

Fábrica de vinhos e champagnes de Yerevan
Outras plantas importantes da cidade incluem a fábrica química e de borracha "Nairit", o laminador de alumínio Rusal Armenal, os fabricantes de confeitos armênio-canadenses "Grand Candy", a fábrica de chocolate "Arcolad", a fábrica "Marianna" para produtos lácteos "Talgrig Group". para produtos de trigo e farinha, fábrica de sorvetes "Shant", "Crown Chemicals" para tintas, empresa de mineração travertina "ATMC", Yerevan Watch Factory "relógios AWI", Yerevan Jewellry Plant e as fábricas de água mineral de "Arzni", Sil "e" Dilijan Frolova ".

Os produtos alimentícios incluem carne processada, todos os tipos de fábricas de enlatados, trigo e farinha, doces e chocolate, frutas secas, refrigerantes e bebidas. Materiais de construção incluem principalmente travertino, pedras trituradas, asfalto e concreto para asfalto.

Como um local de terceirização atraente para multinacionais da Europa Ocidental, russas e americanas, a Yerevan possui muitas empresas internacionais. É o centro financeiro da Armênia, abrigando o Banco Central da Armênia, a Bolsa de Valores da Armênia (NASDAQ OMX Armênia), bem como a maioria dos maiores bancos comerciais do país. A partir de 2013, a cidade dominava mais de 85% do total de serviços anuais na Armênia, bem como mais de 84% do total do comércio varejista anual.

Banco Central da Armênia
Muitas subsidiárias de empresas de serviços e bancos russos operam em Yerevan, incluindo Gazprom, Ingo Armenia, Rosgosstrakh e VTB Bank. O ACBA-Credit Agricole é uma subsidiária do Crédit Agricole francês, enquanto o HSBC Bank Armenia também está operando em Yerevan.

EDUCAÇÃO

Yerevan é um importante centro educacional na região. A partir de 2017, a cidade abrigava mais de 250 escolas, das quais cerca de 210 são estatais, sendo 3/4 delas administradas pelo município e as demais pelo Ministério da Educação. O restante das escolas (cerca de 40) é de propriedade privada. O município também administra 160 creches em toda a cidade.

A Escola Internacional QSI, a École Française Internationale en Arménie, a Escola Ayb, o Complexo Educacional Mkhitar Sebastatsi e a Escola Khoren e Shooshanig Avedisian estão entre as proeminentes escolas internacionais ou privadas em Yerevan.

Yerevan State University
Desde 2018, cerca de 60 instituições de ensino superior estão credenciadas e licenciadas para operar na República da Armênia. Yerevan é o lar de cerca de 50 universidades, quase metade das quais são públicas. A Universidade Estadual de Yerevan, a Universidade Americana da Armênia, a Universidade Russo-Armênia (eslavo), a Universidade Médica do Estado de Yerevan e a Universidade Pedagógica do Estado da Armênia são as melhores universidades da Armênia e estão entre as mais bem avaliadas na região.

Zoológico de Yerevan
Sob o domínio soviético, Yerevan se transformou em um importante centro de ciência e pesquisa. A Academia Nacional de Ciências da Armênia é o pioneiro da pesquisa científica na Armênia. Foi fundada em 1943 como o ramo armênio da Academia Soviética de Ciências para se tornar o órgão principal que realiza pesquisas e coordena as atividades nos campos da ciência na Armênia. Tem muitas divisões, incluindo Ciências Matemáticas e Técnicas, Física e Astrofísica, Ciências Naturais, Química e Ciências da Terra, Armenologia e Ciências Sociais.

Após a independência, muitos novos centros de pesquisa foram abertos na cidade, como o Instituto de Pesquisa Sincrotron da CANDLE (2010), o Centro Tumo de Tecnologias Criativas (2011) e o Nerses Mets Medical Research and Education Center (2013).

Centro Tumo de Tecnologias Criativas, construído em 2011

TRANSPORTES

Yerevan é servida pelo Aeroporto Internacional de Zvartnots, localizado a 12 km (7 milhas) a oeste do centro da cidade. É o principal aeroporto do país. Inaugurado em 1961 durante a era soviética, o aeroporto de Zvartnots foi renovado pela primeira vez em 1985 e uma segunda vez em 2002 para se adaptar às normas internacionais. Passou por um lifting a partir de 2004 com a construção de um novo terminal. A primeira fase da construção terminou em setembro de 2006 com a abertura da zona de chegadas. Uma segunda seção designada para partidas foi inaugurada em maio de 2007. O terminal de embarque está previsto para outubro de 2011, abrigando instalações e tecnologia de última geração. Isso tornará o Aeroporto Internacional Yerevan Zvartnots, o maior e mais movimentado e moderno aeroporto de todo o Cáucaso. Atualmente não há companhias aéreas nacionais que operam na Armênia. Todo o projeto custa mais de US $ 100 milhões.

Um segundo aeroporto, o Aeroporto de Erebuni, está localizado ao sul da cidade. Desde a independência, "Erebuni" é usado principalmente para vôos militares ou privados. A Força Aérea Armênia também instalou sua base lá e há vários MiG-29 estacionados no asfalto de Erebuni.

Resultado de imagem para zvartnots airport
Aeroporto Internacional de Zvartnots é o principal da Armênia
O transporte público em Yerevan é fortemente privatizado e principalmente administrado por cerca de 60 operadores privados. Desde maio de 2017, 39 linhas de ônibus da cidade estão sendo operadas em Yerevan. Estas linhas consistem principalmente em cerca de 425 ônibus Bogdan, Higer City Bus e Hyundai County. No entanto, a participação de mercado desses ônibus em transporte público é de apenas 39,1%.

Trólebus de Yerevan
Mas os 50,4% do transporte público ainda são servidos por "furgões públicos", conhecidos localmente como marshrutka. São cerca de 1210 vans GAZelle de fabricação russa com 13 assentos, que operam da mesma forma que os ônibus, possuindo 79 linhas diferentes com determinadas rotas e mesmas paradas. De acordo com o escritório da prefeitura de Yerevan, no futuro, os marshrutkas devem ser substituídos por ônibus comuns maiores. Apesar de ter cerca de 13 lugares, o limite de passageiros não é controlado, por isso, geralmente, essas vans transportam muito mais pessoas que ficam do lado de dentro.

Marshrutka é uma lotação, um dos principais meios de transporte da cidade
O sistema de trólebus Yerevan está em operação desde 1949. Alguns trólebus antigos da era soviética foram substituídos por novos trólebus da era soviética. Em maio de 2017, apenas 5 linhas de trólebus estavam em operação (2,6% de participação), com cerca de 45 unidades em serviço. O sistema de trólebus é de propriedade e operado pelo município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Lauterbrunnen - Suíça