Gelsenkirchen - Alemanha

Cidade independente (kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis), localizada na região administrativa de Münster, no estado de Renânia do Norte-Vestfália. Fica localizada na porção norte da área de Ruhr. No primeiro post de 2019, o Just Travel vai contar um pouco mais sobre a cidade de Gelsenkirchen, na Alemanha. Que 2019 seja um ano de muitas viagens para todos, e que seus sonhos se realizem. Preparados para mais uma viagem? Então vamos nessa!

Resultado de imagem para gelsenkirchen
Gelsenkirchen é dividida em 17 bairros e cinco regiões

HISTÓRIA

Gelsenkirchen foi documentada pela primeira vez em 1150, mas permaneceu uma pequena vila até o século XIX, quando a Revolução Industrial levou ao crescimento de toda a região. Em 1840, quando a mineração de carvão começou, seis mil habitantes viviam em Gelsenkirchen; em 1900 a população tinha crescido para 138 mil. No início do século XX Gelsenkirchen foi a cidade mais importante em mineração de carvão da Europa. Era chamada de a "cidade dos mil fogos", por causa de toda a fumaça das pilhas. Em 1928 Gelsenkirchen foi unida às cidades vizinhas de Buer e Horst. A cidade ostentou o nome Gelsenkirchen-Buer até ser renomeada Gelsenkirchen em 1930. Durante a era Nazista, Gelsenkirchen permaneceu o centro da produção de carvão e de refinação de petróleo, e por essa razão foi bombardeada por patrulhas aéreas Aliadas na II Guerra Mundial. Hoje em Gelsenkirchen não existem mais carvoarias, e a cidade procura uma nova imagem no turismo e nas novas tecnologias. Hoje a maior geradora de energia solar da Alemanha fica na cidade. Em Gelsenkirchen-Scholven há uma estação de energia por queima de carvão com as maiores chaminés na Alemanha (302 metros).

Nordstern Park, em Gelsenkirchen

Em 17 de dezembro de 1953, a Kokerei Hassel entrou em operação, anunciada como a "primeira nova coqueria" da Alemanha desde a guerra. Quando os códigos postais (Postleitzahlen) foram introduzidos em 1961, Gelsenkirchen foi uma das poucas cidades da Alemanha Ocidental a receber dois códigos: Buer recebeu 466, enquanto Gelsenkirchen recebeu 465. Estes foram utilizados até 1 de julho de 1993. O primeiro escola em North Rhine-Westphalia "foi inaugurado em 1969. Scholven-Chemie AG (a antiga fábrica de hidrogenação) fundiu-se com Gelsenberg-Benzin-AG para formar a nova corporação VEBA-Oel AG. Em 1987, o papa João Paulo II celebrou a missa diante de 85.000 pessoas no Parkstadion de Gelsenkirchen. O papa também se tornou membro honorário do FC Schalke 04.

Veltins Arena, estádio do Schalke 04: arena já recebeu jogos da Copa do Mundo, em 2006
Em 1997, o Federal Garden Show (Bundesgartenschau ou BUGA) foi realizado em razão da desocupada mina de carvão de Nordstern em Horst. Em 1999, foi realizada a última fase do Internationale Bauausstellung Emscher Park, um empreendimento que reuniu muitas cidades na Renânia do Norte-Vestfália. A Coca-Cola foi produzida na antiga fábrica de coque de Hassel pela última vez em 29 de setembro de 1999. Isso marcou o fechamento da última coqueria em Gelsenkirchen, depois de ser uma cidade de coque durante mais de 117 anos. No mesmo ano, a Shell Solar Deutschland AG assumiu a produção de equipamentos fotovoltaicos. Em 28 de abril de 2000, a mina de Ewald-Hugo se fechou - a última mina de Gelsenkirchen. Três mil mineiros de carvão perderam seus empregos. Em 2003, Buer comemorou seu milésimo aniversário da primeira menção documental, e o FC Schalke 04 celebrou em 4 de maio de 2004 seu centésimo aniversário.

Hoje, Gelsenkirchen é um centro de ciências, serviços e produção, com boa infraestrutura.

GEOGRAFIA

Gelsenkirchen tem limite com as cidades de Herne, Bochum e Essen e com distrito de Recklinghausen composto pelas cidades de Gladbeck, Dorsten, Marl e Herten (sentido horário).

ECONOMIA E INFRAESTRUTURA

Gelsenkirchen apresenta-se como um centro de tecnologia solar. A Shell Solar Deutschland GmbH produz células solares em Rotthausen. A Scheuten Solar Technology retomou sua produção de painéis solares. Existem outras grandes empresas na cidade: a THS Wohnen, a Gelsenwasser, e.on, a BP Gelsenkirchen GmbH, a Shell Solar Deutschland GmbH e a Pilkington. ZOOM Erlebniswelt Gelsenkirchen é um zoológico fundado em 1949 como "Ruhr-Zoo" e agora operado pela cidade.


"Quartel general" da Gelsenwasser AG
Gelsenkirchen fica nas auto-estradas A 2, A 40, A 42 e A 52, bem como na Bundesstraßen (rodovias federais) B 224, B 226 e B 227. Gelsenkirchen Hauptbahnhof (estação central) fica na junção do Duisburg-Dortmund, as linhas Essen-Gelsenkirchen e Gelsenkirchen-Münster.

O Canal Reno – Herne tem um porto comercial e industrial em Gelsenkirchen. O porto de Gelsenkirchen tem um volume de negócios anual de 2 milhões de toneladas e uma superfície de água de cerca de 1,2 km², um dos maiores e mais importantes portos de canais da Alemanha, e está ligado à rede ferroviária da Deutsche Bahn em Gelsenkirchen. Hauptbahnhof.

Resultado de imagem para autobahn a40 gelsenkirchen
Autobahn A40, em Gelsenkirchen
O transporte local em Gelsenkirchen é fornecido pela rede de bondes de Bochum/Gelsenkirchen e ônibus operados pela Bochum-Gelsenkirchener Straßenbahn AG (BOGESTRA), bem como pelos ônibus operados pela Vestische Straßenbahnen GmbH no norte da cidade (apesar de seu nome, atualmente funciona apenas ônibus). Algumas linhas Stadtbahn e de bonde são operadas pela Ruhrbahn. Todos esses serviços possuem uma estrutura de tarifa integrada dentro do VRR. Há três linhas de bonde, uma linha de trem leve e cerca de 50 rotas de ônibus em Gelsenkirchen.

Gelsenkirchen é a sede da Verband Lokaler Rundfunk em Nordrhein-Westfalen e.V. (VLR) (Rede de Rádio Local da Associação Registrada da Renânia do Norte-Vestfália). A REL (Radio Emscher-Lippe) também está sediada em Gelsenkirchen.

Estação de metrô em Gelsenkirchen
Entre os jornais, o Buersche Zeitung era um diário até 2006. O Ruhr Nachrichten foi publicado em Gelsenkirchen em abril de 2006. Agora, o Westdeutsche Allgemeine Zeitung é o único jornal local em Gelsenkirchen. A estação local Radio Emscher-Lippe também reporta as notícias locais.

Há também um jornal semanal gratuito, o Stadtspiegel Gelsenkirchen, junto com publicações locais mensais ou irregulares chamadas Familienpost e Beckhausener Kurier.

EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

Gelsenkirchen tem 51 escolas primárias (36 escolas públicas, 12 escolas católicas, 3 escolas protestantes), 8 Hauptschulen, 6 Realschulen, 7 Gymnasien e 5 Gesamtschulen, entre os quais o Gesamtschule Bismarck, como a única escola abrangente administrada pelo ramo Westphalian do A Igreja Evangélica (Luterana), merece menção especial.

A Fachhochschule Gelsenkirchen, fundada em 1992, também tem campi em Bocholt e Recklinghausen com as seguintes ofertas de curso: Economia, Ciência da Computação, Física de Engenharia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Suprimento e Descarte.

Há uma Volkshochschule para educação de adultos, bem como uma biblioteca da cidade com três filiais.

O Institute for Underground Infrastructure, fundado em 1994 e associado à Universidade Ruhr de Bochum, oferece uma ampla gama de serviços de pesquisa, certificação e colsulting. O parque científico criado em 1995 pelo Parque Internationale Bauausstellung Emscher, Wissenschaftspark Gelsenkirchen, fornece um caminho para reestruturar a economia local, desde as indústrias baseadas no carvão e no aço até a energia solar e o gerenciamento de projetos.

ESPORTES

Gelsenkirchen é a casa do clube de futebol alemão FC Schalke 04. O estádio do Schalke, Veltins-Arena, é geralmente lembrado como um dos mais inovadores estádios construídos nos últimos anos, sendo considerado para muitos um dos melhores estádios do Mundo. Ao total, o estádio dispõe de 53 mil lugares, incluindo Logen exclusivas e confortáveis Business-Seats. Entre suas principais atrações estão o teto retrátil, que em apenas 30 minutos transforma a arena em um estádio coberto, o gramado removível e o seu super telão, que possibilita a uma melhor visão das jogadas de todos os lugares.Foi na Arena AufSchalke que o FC Porto ganhou a Liga dos Campeões da época 2003/2004, frente ao AS Mônaco. A cidade foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2006 com 5 partidas.

Resultado de imagem para veltins arena
Além de jogos da Copa do Mundo, a Veltins Arena sediou uma final de Liga dos Campeões da Europa
CULTURA

A cidade é um dos maiores centros culturais no Vale do Ruhr. As ofertas de entretenimento misturam o clássico e o moderno, com ricas ofertas no que diz a respeito a Teatro, Museus, Música, Arquitetura, Fauna e Flora. MiR, Musiktheater im Revier, abriga espetáculos de Ópera, Musicais, Ballets e Orquestras do mais alto nível. A arquitetura do seu prédio é um marco na construção de teatros pós guerra. O complexo foi inaugurado em 1959, um projeto do arquiteto Werner Ruhnau. O MiR pertence desde 1997 ao grupo de patrimônios históricos e culturais do país.

O Nordsternpark também conta com um anfiteatro, com capacidade para cerca de 6100 espectadores. Lá são realizados shows e peças teatrais nas temporadas Open-Air. Já as crianças e adolescentes também tem se lugar reservado no Teatro Consol. Desde 2001 já foram realizados vários espetáculos com ênfase no público jovem, que junto a escolas realiza um trabalho pedagógico que tem com objetivo a inclusão desde a infância no mundo teatral.

Palácio Horst
Ao norte de Buer o Museu de Arte (Kunstmuseum) expõe um grande número de importantes peças impressionistas e a maior coleção de arte cinética alemã.

Com o objetivo de juntar todos os artistas sob um único teto, foi fundado em 1931 a colônia Künstlersiedlung Halfmannshof. Na época foi visto como algo incrível: criar uma „vila do trabalho“, onde cada um de seus moradores teria a possibilidade de tornar sua ideias realidade, trocando experiências e inspirações diariamente. Além de exposições o lugar oferece também visitas guiadas ao dos ateliês dos artistas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Santiago - Chile