Podgorica - Montenegro

Capital de um país que só conquistou sua independência em 2006. Localizada a 44 metros acima do nível do mar. 30% da população do país vive na cidade, que é uma ex-república da Iugoslávia. Hoje, o Just Travel vai contar a história de Podgorica, a capital de Montengero, que até 12 anos atrás, era, ao lado da Sérvia, uma única nação. Prontos para mais uma viagem? Então vamos nessa!


Vista de Podgorica
Podgorica é a capital de Montenegro, que se separou da Sérvia em 2006
PODGORICA 

Localização: capital de Montenegro
Moeda: Euro
População: 185.937 habitantes
Fundação: Antes do século 11
Idioma: Montenegrino
Clima: Mediterrânico



HISTÓRIA

Podgorica está no cruzamento de várias rotas historicamente importantes, perto dos rios Zeta, Morača, Cijevna, Ribnica, Sitnica e Mareza, no vale do Lago Skadar e perto do Mar Adriático, em planícies férteis com clima favorável. Os primeiros assentamentos humanos estavam na pré-história: os restos físicos mais antigos são da Idade da Pedra tardia.

Na Idade do Ferro, a área entre os vales Zeta e Bjelopavlići era ocupada por duas tribos da Ilíria, as Labeates e as Docleatae. A população da cidade de Doclea era de 8.000 a 10.000, na qual todas as questões urbanas centrais foram resolvidas. A alta densidade populacional (em uma área de cerca de 10 km de raio) foi possibilitada pela posição geográfica, clima favorável e condições econômicas e pelas posições defensivas de grande importância na época.

Memorial que lembra os mortos da Segunda Guerra Mundial

Após o Congresso de Berlim em 1878, quando Podgorica foi anexada ao Principado de Montenegro (marcando o fim de quatro séculos de domínio otomano e o começo de uma nova era para Podgorica e Montenegro), a cidade se desenvolveu rapidamente e se tornou um mercado forte. As primeiras formas de concentração de capital foram vistas em 1902, quando estradas foram construídas para todas as cidades vizinhas, e o tabaco se tornou o primeiro produto comercial significativo de Podgorica. Então, em 1904, um banco de poupança chamado Zetska formou a primeira instituição financeira significativa, e logo se tornaria o Banco Podgorička. A Primeira Guerra Mundial marcou o fim do desenvolvimento dinâmico de Podgorica, que até então era a maior cidade do recém-proclamado Reino de Montenegro. Podgorica foi ocupada, como foi o resto do país, pela Áustria-Hungria de 1916 a 1918. Após a libertação pelos Aliados em 1918, a polêmica Assembléia de Podgorica marcou o fim da independência montenegrina, quando Montenegro foi fundido com o Reino da Sérvia. e, eventualmente, incorporado no Reino da Iugoslávia. No período entre as guerras, a população de Podgorica era de cerca de 13.000.

Podgorica sofreu muito durante a Segunda Guerra Mundial; a cidade foi bombardeada mais de 70 vezes durante o curso da guerra, arrasando-a e causando a morte de mais de 4.100 pessoas. A cidade foi libertada em 19 de dezembro de 1944 e, em 13 de julho de 1946, tornou-se a capital da República Socialista de Montenegro (uma das repúblicas da República Socialista Federativa da Iugoslávia) sob o nome de Titogrado. Um período de expansão sem precedentes seguiu; como no resto da Iugoslávia, a população aumentou dramaticamente, a cidade foi fortemente industrializada, a infra-estrutura foi melhorada e instituições de saúde, educação e cultura foram fundadas, transformando a cidade no centro comercial, socioeconômico e cultural do país. O progresso parou novamente na década de 1990, com o desmembramento da Iugoslávia, e o nome de Podgorica foi restabelecido em 2 de abril de 1992, quando a Sérvia e Montenegro entrou em um estado federal.

Museu Nacional de Montenegro
As guerras destrutivas da Iugoslávia contornaram Montenegro, mas o país inteiro sofreu grande impacto econômico com grave estagnação econômica que durou toda a década de 1990 devido a sanções internacionais. A economia começou a se recuperar no início dos anos 2000 e, após um referendo de independência bem-sucedido em maio de 2006, Podgorica tornou-se a capital oficial de um Estado independente, impulsionando seu status de centro regional e aumentando suas perspectivas econômicas.

Hoje Podgorica é a sede do Parlamento e do governo de Montenegro, mas não do presidente do país, que reside na antiga capital real Cetinje.

GEOGRAFIA E CLIMA

Podgorica está localizado no centro de Montenegro. A área é atravessada por rios e a cidade fica a apenas 15 quilômetros ao norte do Lago Skadar. Os rios Morača e Ribnica fluem pela cidade, enquanto o Zeta, Cijevna, Sitnica e Mareza fluem nas proximidades. Morača é o maior rio da cidade, com 70 m ou 230 pés de largura, perto do centro da cidade, e tendo cavado um cânion de 20 ou 66 pés de profundidade durante toda a sua extensão pela cidade. Com exceção dos rios Morača e Zeta, outros rios têm aparência de pequenos riachos. A riqueza em corpos de água é uma das principais características da cidade.

Em contraste com a maior parte de Montenegro, Podgorica fica em uma área predominantemente plana no extremo norte da planície Zeta, a uma altitude de 40 m (130 pés). As únicas exceções são colinas com vista para a cidade. O mais significativo é 130,3 m (427 ft) de alta colina Gorica, homônimo da cidade, que se eleva acima do centro da cidade. As outras colinas incluem Malo brdo ("pequena colina", 205,4 m ou 674 pés), Velje brdo ("grande colina", 283 m ou 928 pés), Ljubović (101 m ou 331 pés) e Dajbapska gora (172 m ou 564). ft). Em sua maioria, elas são muito íngremes para o desenvolvimento e, portanto, limitam a expansão da cidade, especialmente para o norte. No entanto, a urbanização vem invadindo as encostas mais baixas das montanhas desde a década de 1990. A cidade de Podgorica propriamente dita tem uma área de 108 quilômetros quadrados (42 sq mi), enquanto a área urbanizada real é muito menor.

Resultado de imagem para neve em podgorica
Neve em Podgorica
Sob a classificação climática de Köppen, Podgorica tem um clima mediterrâneo limítrofe (Csa) e subtropical úmido (Cfa), já que há apenas um mês de verão com menos de 40 milímetros (1,6 in) de precipitação, com máximas de verão em torno de 30°C (86°F) e altas de inverno em torno de 10°C (50°F). Embora a cidade esteja a apenas 35 km ao norte do Mar Adriático, um braço do Mediterrâneo, a montanha Rumija atua como uma barreira natural dos Alpes Dinâmicos, separando a bacia do Lago Skadar e a região de Podgorica do mar, limitando assim a influência marítima temperada. no clima local.

A precipitação média anual é de 1.600 mm. A temperatura excede 25°C em cerca de 135 dias a cada ano e a temperatura média diária é de 15,6°C. O número de dias chuvosos é de cerca de 120, daqueles com um vento forte em torno de 60 km/h. Um forte vento ocasional do norte influencia o clima no inverno, com um efeito de vento frio abaixando bastante a temperatura.

A cidade vista da Gorica Hill
O recorde de neve máxima de todos os tempos foi batido em 11 de fevereiro de 2012, quando 58 cm de neve foram medidos. Antes disso, a maior queda de neve em Podgorica ocorreu em 1954 (ainda quando Montenegro era uma república iugoslava), quando foram registrados 52 cm de neve.

ECONOMIA

A cidade é a principal base industrial, comercial e jurídica do país desde sua independência .

Podgorica não é apenas o centro administrativo do Montenegro, mas também seu motor econômico principal. A maior parte da base industrial, financeira e comercial do Montenegro está em Podgorica.

Antes da Primeira Guerra Mundial, a maior parte da economia de Podgorica estava no comércio e manufatura em pequena escala, que era um modelo econômico estabelecido durante a longa regência do Império Otomano. Após a Segunda Guerra Mundial, Podgorica tornou-se a capital de Montenegro e um foco da rápida urbanização e industrialização . Indústrias como o alumínio e processamento de tabaco, têxteis, engenharia, produção de veículos e produção de vinho foram estabelecidos dentro e ao redor da cidade.

Imagem relacionada
Lojas do centro de Podgorica
No início dos anos 90, a dissolução da Iugoslávia, as guerras iugoslavas e as sanções impostas pela ONU deixaram as indústrias de Podgorica sem mercados tradicionais, fornecedores e fundos disponíveis. Isto, combinado com pressões de transição típicas, levou a um declínio da base industrial, onde muitas indústrias entraram em colapso deixando milhares de cidadãos desempregados. No entanto, algumas das indústrias conseguiram sobreviver à turbulência da década de 1990, e ainda são grandes contribuintes para as exportações industriais de Montenegro até os dias de hoje.

Como Montenegro começou seu impulso para a independência da Sérvia no final dos anos 90, Podgorica beneficiou grandemente de concentração aumentada de governo e serviços. Além de quase todo o governo do país, Podgorica abriga a Bolsa de Valores de Montenegro e outras grandes instituições financeiras montenegrinas, juntamente com operadoras de telecomunicações, meios de comunicação, companhia aérea de bandeira montenegrina e outras instituições e empresas significativas.

Prédio com escritórios na rua George Washington
A grande presença de governos e setores de serviços poupou a economia de Podgorica de uma prolongada estagnação na recessão dos anos 2000, que atingiu duramente o Montenegro. Embora, em meados de 2014, cerca de 30% dos cidadãos do Montenegro viviam em Podgorica, o município respondeu por 44% dos empregados do país. O salário médio mensal líquido em maio de 2014 era de €509 (R$ 2.340,00) no município de Podgorica.

PAISAGEM URBANA

A mistura de estilos arquitetônicos de Podgorica reflete a turbulenta história da cidade e do país: quando um regime substituiu outro, o estilo correspondente foi introduzido.

Como parte do Império Otomano até 1878, Podgorica tem muitos exemplos da arquitetura turca. As partes mais antigas da cidade, Stara Varoš (cidade velha) e Drač são típicas deste, com duas mesquitas, uma torre do relógio turco e ruas estreitas e sinuosas.

Quando a cidade foi incorporada a Montenegro, o núcleo urbano mudou para a outra margem do rio Ribnica, onde a cidade se desenvolveu em um estilo mais europeu: ruas mais largas com um layout ortogonal. Esta parte da cidade é hoje tradicionalmente considerada como centro da cidade, e é chamada Nova Varoš (Cidade Nova).

Ponte sobre o rio Moraca
Durante a Segunda Guerra Mundial, Podgorica foi quase arrasada, sendo bombardeada mais de 70 vezes. Após a libertação, a reconstrução começou como em outras cidades do comunismo governado por São Francisco. Blocos residenciais de massa foram erguidos, com design básico típico dos países do bloco oriental. Toda essa parte da cidade, na margem direita do rio Morača, foi construída dessa maneira.

Torre do Relógio
As principais artérias de tráfego contemporâneas foram projetadas durante esse período, o que ampliou o traçado ortogonal das ruas do centro da cidade, ao sul e oeste. Os desenvolvimentos residenciais e de infra-estrutura na era da SFRY moldaram o layout da atual Podgorica e acomodaram o crescimento populacional sem precedentes que se seguiu à Segunda Guerra Mundial. Um grande avanço na arquitetura de Podgorica começou no final da década de 1990 e, desde então, a face da cidade mudou rapidamente. A construção residencial e de negócios está avançando rapidamente, incorporando tendências arquitetônicas contemporâneas de vidro e aço. Em um esforço para criar uma capital de estado reconhecível e moderna, as autoridades municipais estão direcionando investimentos significativos para os espaços públicos da cidade. Assim, a cidade ganhou novas praças, parques e monumentos. Novos marcos incluem o templo ortodoxo de Hristovog Vaskrsenja e a Ponte do Milênio, a principal característica do horizonte de Podgorica.

EDUCAÇÃO

A maioria dos estabelecimentos de ensino superior de Montenegro está em Podgorica. É o lar da Universidade de Montenegro, a instituição mais importante do país. As seguintes faculdades estão em Podgorica:
  • Faculdade de Economia
  • Faculdade de Direito
  • Faculdade de Engenharia Elétrica
  • Faculdade de Metalurgia e Tecnologia
  • Faculdade de Ciências Políticas
  • Faculdade de Engenharia Civil
  • Faculdade de Engenharia Mecânica
  • Faculdade de Ciências Naturais e Matemática
  • Faculdade de Medicina
  • Faculdade de Fármacia
  • Faculdade de Arquitetura
  • Faculdade de Biotecnologia
Os institutos de pesquisa científica da universidade estão na cidade:

  • Instituto de Línguas Estrangeiras
  • Instituto de Biotecnologia
  • Instituto de História

A Academia Montenegrina de Ciências e Artes fica em Podgorica, assim como a organização cultural DANU.

Faculdade de Engenharia Civil, na Universidade de Montenegro

A Universidade do Mediterrâneo foi fundada em 2006 como a primeira universidade privada em Montenegro. Entretanto, o número de instituições privadas para o ensino superior aumentou, como a UDG - Universidade de Donja Gorica. O município de Podgorica tem 34 escolas primárias e 10 escolas secundárias, incluindo um ginásio. A primeira escola secundária estabelecida em Podgorica é o Gymnasium "Slobodan škerović". A escola econômica reconstruída oferece novos recursos e educação de melhor qualidade. A Biblioteca Nacional Radosav Ljumović é considerada a mais abrangente de Montenegro.

TRANSPORTE PÚBLICO

A localização de Podgorica no centro de Montenegro faz com que seja um centro natural para o transporte ferroviário e rodoviário. Estradas em Montenegro (especialmente aquelas que ligam Podgorica ao norte de Montenegro e Sérvia) são geralmente inferiores às estradas européias modernas. Ambos os principais projectos de auto-estradas montenegrinas, a auto-estrada Bar-Boljare e a auto-estrada Nudo-Božaj, passarão perto de Podgorica. O recém-construído túnel Sozina (4,2 km) encurtou a jornada de Podgorica para Bar (principal porto marítimo de Montenegro) a menos de 30 minutos. Também um novo desvio rodoviário foi construído em 2011, para remover rotas de transporte de norte a sul do país, fora do centro da cidade. Um desvio no sudoeste também foi planejado, com o mesmo objetivo de mover o transporte pesado para fora do centro da cidade. Podgorica também é característico por sua extensa rede de avenidas de faixas múltiplas que tornam o transporte urbano mais rápido e eficaz. O tráfego sobre o rio Morača também flui com fluidez, já que as margens dos rios estão muito bem conectadas com 6 pontes veiculares e 3 pedestres.

Entrada norte de Podgorica
Podgorica é um centro da rede ferroviária montenegrina em forma de X. A linha Belgrade – Bar converge com a linha para Nikšić e a linha para Shkodër na estação ferroviária de Podgorica. A estação em si está localizada a 1,5 km (0,93 milhas) a sudeste da praça principal da cidade. A principal ligação ferroviária de Podgorica (tanto para o tráfego de passageiros como de mercadorias) é Belgrado – Bar. O link para Nikšić estava recentemente em reconstrução (eletrificação); depois, o serviço de passageiros começou em outubro de 2012. A ligação ferroviária para Shkodër é atualmente usada apenas como frete.

Estação Ferroviária de Podgorica
O Aeroporto de Podgorica está localizado na planície de Zeta, 11 km (6,8 milhas) ao sul do centro da cidade, e é o principal aeroporto internacional de Montenegro.

Aeroporto Internacional de Podgorica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Santiago - Chile