Delft - Holanda
É um dos centros mais antigos do país, tendo já sido mencionada em 1062. Foi palco, em 1584, do assassinato do governador Guilherme I o Taciturno, por um fanático católico. O belo mausoléu de Taciturno encontra-se na Nieuwe Kerk, antiga igreja de Santa Úrsula, hoje transformada em templo protestante, onde se ergueu também o túmulo de Hugo Grotius, e os túmulos dos monarcas do país. Historicamente, graças às contribuições pioneiras de Antonie van Leeuwenhoek e Martinus Beijerinck, a cidade pode ser considerada o berço da microbiologia como disciplina científica. Hoje, o Just Travel vai falar sobre a cidade de Delft, na Holanda, que possui 101 mil habitantes e foi a primeira capital do país pós-independência. Está preparado para conhecer esse lugar tão bonito? Então prepare-se e vamos viajar!
Vista aérea de Delft: da esquerda para a direita, três igrejas, uma torre de torre universitária e um moinho de vento |
HISTÓRIA
A cidade de Delft surgiu ao lado de um canal, o 'Delf', que vem da palavra delven, que significa mergulhar ou cavar, e levou o nome de Delft. Provavelmente começou em torno do século 11 como uma corte de senhorio.
De uma aldeia rural no início da Idade Média, Delft tornou-se uma cidade, que no século 13 (1246) recebeu sua carta. (Para obter mais informações sobre o desenvolvimento inicial, consulte Gracht).
A torre da Igreja |
A associação da cidade com a Casa da Laranja começou quando William of Orange (Willem van Oranje), apelidado de William Silent (Willem de Zwijger), morava em 1572. Na época, ele era o líder da crescente resistência nacional holandesa contra a ocupação espanhola, conhecida como a Guerra dos Oitenta Anos. Naquela época, Delft era uma das principais cidades da Holanda e estava equipada com as paredes necessárias da cidade para servir de sede. Um ataque das forças espanholas em outubro desse ano foi repelido.
Depois que o Ato de Abjuração foi proclamado em 1581, Delft tornou-se a capital de fato da Holanda recém-independente, como a sede do Príncipe de Orange.
Quando William foi morto a tiros em 1584 por Balthazar Gerards no salão do Prinsenhof, o tradicional sepultamento da família em Breda ainda estava nas mãos dos espanhóis. Portanto, ele foi enterrado no Delft Nieuwe Kerk (Nova Igreja), iniciando uma tradição para a Casa da Laranja que continuou até os dias de hoje.
CULTURA
Delft é bem conhecida pelos produtos cerâmicos de cerâmica Delft, que foram denominados na porcelana chinesa importada do século 17. A cidade teve um início precoce nesta área, uma vez que era um porto residencial da Dutch East India Company. Ainda pode ser visto nas fábricas de cerâmica De Koninklijke Porceleyne Fles (ou Royal Delft) e De Delftse Pauw.
O pintor Johannes Vermeer (1632-1675) nasceu em Delft. Vermeer usou ruas de Delft e interiores de casa como assunto ou fundo em suas pinturas. Vários outros pintores famosos viveram e trabalharam em Delft naquela época, como Pieter de Hoogh, Carel Fabritius, Nicolaes Maes, Gerard Houckgeest e Hendrick Cornelisz. van Vliet. Todos eram membros da escola Delft. A Escola de Delft é conhecida por suas imagens de vida doméstica, visões de famílias, interiores de igrejas, pátios, praças e ruas de Delft. Os pintores também produziram imagens que mostram eventos históricos, flores, retratos para patronos e tribunais, bem como peças de arte decorativas. A Delft apoia empresas de artes criativas. A partir de 2001, o Bacinol, um edifício que havia estado em desuso desde 1951, começou a abrigar pequenas empresas no setor de artes criativas. No entanto, a demolição do edifício começou em dezembro de 2009, dando lugar à construção do novo túnel ferroviário em Delft. Os ocupantes do edifício, bem como o nome 'Bacinol', mudaram-se para outro prédio da cidade. O nome de Bacinol relaciona-se com pesquisa holandesa de penicilina durante a Segunda Guerra Mundial.
O Delft Azul é o mais famoso, mas existem outros tipos de Delftware, como esse em rosa |
EDUCAÇÃO
A Delft University of Technology (TU Delft) é uma das quatro universidades de tecnologia na Holanda. Foi fundada como uma academia de engenharia civil em 1842 pelo rei William II. Hoje, mais de 21 mil alunos estão matriculados lá.
O Instituto UNESCO-IHE para Educação em Água, que oferece educação de pós-graduação para pessoas de países em desenvolvimento, baseia-se na forte tradição em gestão de água e engenharia hidráulica da universidade de Delft.
Dependências da Universidade de Tecnologia de Delft |
NATUREZA E RECREAÇÃO
Ao leste de Delft encontra-se uma área de natureza e recreação relativamente vasta chamada "Delftse Hout" ("Delft Wood"). Através da floresta encontram-se bicicletas, passeios a cavalo e trilhas. Também inclui um vasto lago (adequado para natação e windsurf), praias estreitas, um restaurante, jardins comunitários, acampamentos e outras instalações recreativas e desportivas. (Existe também uma facilidade para alugar bicicletas da estação.)
Eis o Plantagegeer, um dos vários parques da cidade de Delft |
Dentro da cidade, além de um parque central, também existem vários parques da cidade menores, como "Nieuwe Plantage", "Agnetapark", "Kalverbos" e outros. Além disso, existe o Jardim Botânico da TU e um arboreto em Delftse Hout.
TRANSPORTES
Os trens que pararam nessas estações conectam Delft com, entre outras, as cidades vizinhas de Rotterdam e Haia, até a cada cinco minutos, durante a maior parte do dia.
Existem várias rotas de ônibus de Delft para destinos semelhantes. Os bondes freqüentemente viajam entre Delft e Haia através de trilhas especiais que atravessam a cidade. Uma dessas duas linhas (19) ainda está em construção dentro de Delft e destina-se a conectar Haia com um parque científico, que está sendo desenvolvido no lado sul (Rotterdam) de Delft e é um projeto conjunto dos municípios de Delft e Rotterdam.
Comentários
Postar um comentário