Especial do Texas

Hoje, o Just Travel vai fazer um especial bem bacana. Atendendo a muitos pedidos, faremos um especial do Texas, passando por todos os lugares desse estado gigantesco dos Estados Unidos! Desde a capital, Austin, até a cidade mais populosa, que é Houston. Também passaremos por San Antonio, entre outros lugares para contar um pouco mais a respeito do estado do Texas. Preparado para mais uma viagem? Arrume as malas!

Dallas é a terceira maior cidade do estado do Texas
HISTÓRIA

A história do Texas como parte dos Estados Unidos começa em 1845, mas a ocupação da região data do período paleolítico superior, cerca de 10.000 A.C.. Sua história foi formada em volta dos seis países independentes, que realizaram sua colonização: Espanha, França, México, a República do Texas, os Estados Confederados da América e os Estados Unidos. Começando na década de 1820, imigrantes norte-americanos e europeus começaram a chegar a esta área. Com os tejanos hispânicos, fizeram uma revolução contra o México em 1836, e derrotaram uma invasão armada. Uma década depois, já como um país independente, o Texas iniciou sua participação na União (dos Estados Unidos) em 1845, o que deu origem a um conflito com o México.

O estado, que faz fronteira com o oeste dos Estados Unidos, caracterizou-se pela criação de gado em larga escala e pela produção de algodão. No século XX, cresceu rapidamente, transformando-se no segundo maior estado em população desde 1994. É bastante diversificado economicamente, com uma crescente base na alta tecnologia.

O estado foi formado pela interação das culturas do sul dos Estados Unidos, da Espanha, dos tejanos, dos nativos norte-americanos, dos afro-americanos e dos alemães. Houston é a cidade mais populosa do Texas e a quarta maior nos Estados Unidos, enquanto San Antonio é a segunda mais populosa do estado e sétima maior nos Estados Unidos. Dallas-Fort Worth e Greater Houston são a quarta e quinta maiores áreas estatísticas metropolitanas no país, respectivamente. Outras grandes cidades incluem Austin, a segunda capital mais populosa do estado nos EUA, e El Paso. Texas é apelidado de "The Lone Star State", para significar seu status anterior como uma república independente, e como um lembrete da luta do estado para a independência do México. A "estrela solitária" pode ser encontrada na bandeira do estado do Texan e no selo do estado do Texan. A origem do nome do Texas é a palavra "Tejas", que significa "amigos" na língua Caddo. Uma indústria texana que prosperou após a Guerra Civil foi o gado. Devido à sua longa história como um centro da indústria, o Texas está associado com a imagem do cowboy. As fortunas econômicas do estado mudaram no início do século 20, quando as descobertas de petróleo iniciaram um boom econômico no estado. Com fortes investimentos em universidades, o Texas desenvolveu uma economia diversificada e indústria de alta tecnologia em meados do século XX. A partir de 2015, é o segundo na lista das empresas mais Fortune 500 com 54. Com uma base crescente da indústria, o estado lidera em muitas indústrias, incluindo a agricultura, petroquímica, energia, computadores e eletrônica, aeroespacial e ciências biomédicas. O Texas liderou a nação em receita de exportação desde 2002 e tem o segundo maior produto bruto do estado.

Big Bend National Park, situado na fronteira dos EUA com o México
GEOGRAFIA E CLIMA

O Texas é o segundo maior estado em área dos Estados Unidos, e o maior em área localizado nos Estados Unidos continental. Limita-se com o Novo México a oeste; com Oklahoma a norte; com a Luisiana e o Arkansas a leste; com o Golfo do México a sudeste; e com o México (estados de Chihuahua, Coahuila, Nuevo León e Tamaulipas) ao sul. O Texas possui um total de 591 quilômetros de litoral. Contando-se todas as regiões banhadas pelo mar - baías, estuários e ilhas oceânicas - este número salta para 5 409 quilômetros. Uma série de barreiras de areia ao longo do litoral do Texas protege o estado de tempestades tropicais e de tsunamis. Além disso, o Texas não possui nenhum vulcão ativo e está longe de qualquer limite de placa tectônica, tornando desastres naturais de grandes proporções raros no estado.

O ponto mais alto é o Monte Guadalupe, com seus 2 667 metros de altitude. Também destaca-se o rio Grande, que separa o Texas do México, servindo como fronteira natural entre o México e os Estados Unidos.

O Texas pode ser dividido em cinco distintas regiões geográficas:

  • As Planícies Litorâneas, localizada ao longo do extremo sul e do leste do Texas, acompanhando o litoral, com o golfo do México. A região é caracterizada por sua fertilidade, de clima subtropical. A altitude média da região é de 91 metros acima do mar. Devido à sua fertilidade, muito dos produtos agrícolas são plantados aqui. O norte desta região possui florestas de tamanho considerável.
Lago Caddo, nas Planícies Litorâneas
  • A Planície dos Praires, caracterizada por solo fértil, ideal para agricultura. Está localizada imediatamente ao norte e a oeste das Planícies Litorâneas.
Hill Country, na Planície dos Praires
  • As Planícies do Noroeste, que localizam-se no centro-norte do estado. É uma região de terreno acidentado, de crescente altitude (aproximadamente trezentos metros), onde grandes depósitos de petróleo estão localizados.
  • As Grandes Planícies, que estendem-se imediatamente ao norte das Planícies Litorâneas e a oeste das Planícies dos Praires e até o extremo nordeste do estado. Possui altitudes variadas, variando entre 213 metros de altitude no leste a mais de 1,2 mil metros no noroeste. É caracterizada pelo seu clima árido e pelo seu solo rochoso e pobre.
  • O Deserto de Trans Peco, localizado no sudoeste do estado. É caracterizado pelo clima extremamente árido e pelo terreno muito acidentado, com um solo muito pobre e rochoso, onde a agricultura é quase inexistente e a prática da pecuária é comum.
Deserto de Trans Peco, no sudoeste do estado
Devido ao seu tamanho, o clima no Texas varia de região para região. No extremo sul, o clima é tropical, enquanto que na região sul em geral o clima é subtropical. O extremo ocidente possui um clima desértico, com grandes variações ao longo do dia – na média, a temperatura do extremo oriente é amena no inverno e baixa, em comparação com outras regiões do estado no verão. Já o norte possui um clima temperado leve. As regiões ao longo do golfo do México possuem um clima ameno, com menores variações de temperatura. No verão, as temperaturas mais altas são registradas no extremo sul e no sudoeste, e as temperaturas mais baixas estão no extremo ocidente do estado. As partes ao longo do golfo do México apresentam uma temperatura média de 31°C, com baixas variações de temperatura durante o dia e a noite, enquanto as regiões do extremo ocidente possuem temperatura média de 26°C no verão (embora com altas temperaturas durante o dia e baixas temperaturas durante a noite).

A região em torno de Dallas também apresenta médias maiores do que 30°C no verão, enquanto o extremo norte possui médias menores do que 25°C. Máxima de 36°C em Dallas e 34°C ao longo do golfo do México.

No inverno, as temperaturas mais altas são registradas no extremo sul, com médias de 15 °C. À medida que se prossegue para o norte, a temperatura média cai, chegando a 1°C no extremo norte. Máximas são de 14°C em Dallas e de 20°C ao longo do golfo do México. Mínimas são de 0°C em Dallas e de 6°C ao longo do Golfo do México.

Neve nas Montanhas Franklin
A taxa de precipitação média anual do Texas é baixa, de apenas 117 centímetros, embora isto varie entre mais de 150 centímetros no extremo oriente a menos de 30 centímetros no extremo ocidente. Em média, Dallas regista 82 dias de precipitação por ano, enquanto a média das regiões ao longo do golfo do México é de 72 centímetros anuais de chuva. A estação chuvosa é o inverno, e a estação seca é o verão. A precipitação de neve é uma rara ocorrência no Texas (onde várias regiões não registram precipitação de neve há anos), ocorrendo mais comumente no norte, e muito mais raramente no restante estado.

ECONOMIA

Em parte por causa de sua grande população, a economia do Texas é uma das maiores do país. O produto interno bruto do Texas, de 982,4 bilhões de dólares em 2005, é o terceiro maior dos Estados Unidos, atrás somente da Califórnia e de Nova Iorque. A renda per capita do Estado, por sua vez, foi de 30 222 dólares em 2004. A taxa de desemprego do Texas é de 6,1%.

O setor primário do Texas é responsável por 1% do PIB do Texas. A agricultura e a pecuária - que já foram anteriormente as principais fontes de renda do estado - empregam juntas aproximadamente 500 mil pessoas. O Texas possui no total cerca de 227 mil fazendas (popularmente chamadas de ranchos no Estado) - mais do que qualquer outro Estado americano - que cobrem cerca de 75% do Estado. A maior parte destas fazendas são utilizadas para a criação de gado bovino. O Texas possui o maior rebanho bovino do país. Os principais produtos produzidos pela indústria agropecuária do Texas são carne e leite bovino, algodão, arroz, trigo e peru (ave)s. Os efeitos da pesca e da silvicultura são negligíveis na economia do Estado. O valor anual da pesca coletada no Estado é de cerca de 230 milhões de dólares.

O setor secundário do Texas responde por 25% do PIB do Texas - mas já chegou a responder por mais da 75%, durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Os produtos fabricados anualmente no estado possuem um valor total de mais de 130 bilhões de dólares. O Texas é o terceiro Estado que mais emprega trabalhadores na área da manufatura - atrás somente da Califórnia e de Nova Iorque. A mais importante indústria do Estado é a indústria de alta tecnologia - fábricas produtoras de equipamentos eletrônicos avançados, softwares e computadores estão localizadas primariamente em Houston e em Austin. O Texas é o maior produtor de produtos químicos em geral - fertilizantes, ácido sulfúrico e remédios são os mais importantes. Por causa da imensa população, o processamento de alimentos é a terceira maior indústria do Estado. E o Texas é o maior produtor de petróleo, gás natural, e derivados, dos Estados Unidos, possuindo as maiores reservas destes recursos naturais, do país. A indústria de manufatura emprega mais de 900 mil pessoas, e responde sozinha por 14% do PIB do Estado. A mineração emprega mais de 250 mil pessoas e responde por 6% do PIB estadual. E a indústria de construção responde por 5% do PIB do Estado, empregando mais de 750 mil pessoas.

Um poço de petróleo no Texas
O setor terciário do Texas responde por mais de 74% do PIB do Texas. Dallas é sede de várias das mais importantes empresas financeiras dos Estados Unidos, enquanto Houston sedia as principais empresas petrolíferas do país. Serviços comunitários e pessoais respondem por 20% do PIB do Estado, e empregam mais de 3,5 milhões de pessoas. O comércio por atacado e varejo responde por 17% do PIB do Estado e empregam 2,5 milhões de pessoas. Serviços financeiros e imobiliários empregam aproximadamente 885 mil pessoas e respondem por 14% do PIB do Estado. Serviços governamentais empregam 1,7 milhão de pessoas e responde por 12% do PIB do Estado. Transportes, telecomunicações e utilidades públicas respondem por 11% do PIB estadual, empregando aproximadamente 630 mil pessoas. O Texas é o maior produtor de eletricidade do país. Cerca de 50% da eletricidade gerada no Estado é produzida por usinas termelétricas a gás natural, 40% por usinas termelétricas a carvão, e a maior parte do restante é gerada por usinas nucleares.

EDUCAÇÃO

À época da independência do Texas, em 1836, do México, o Texas possuía poucas escolas públicas, a maioria em péssimo estado e que ensinavam apenas em espanhol. A falta de ensino primariamente anglófono de qualidade foi uma das razões da rebelião dos colonos americanos do Texas contra o governo mexicano. Em 1854, o já Estado americano de Texas instituiu um sistema estadual de ensino público escolar.

Atualmente, todas as instituições educacionais no Texas precisam seguir regras e padrões ditadas pelo Conselho Estadual de Educação do Texas. Este conselho controla diretamente o sistema de escolas públicas do Estado, que está dividido em diferentes distritos escolares. Cada cidade primária (city), diversas cidades secundárias (towns) e cada condado, é servida por um distrito escolar. Nas cidades, a responsabilidade de administrar as escolas é do distrito escolar municipal, enquanto que em regiões menos densamente habitadas, esta responsabilidade é dos distritos escolares operando em todo o condado em geral. O Texas permite a operação de escolas charter - escolas públicas independentes, que não são administradas por distritos escolares, mas que dependem de verbas públicas para operarem. Atendimento escolar é compulsório para todas as crianças e adolescentes com mais de seis anos de idade, até a conclusão do segundo grau ou até os 18 anos de idade.

Em 1999, as escolas públicas do Estado atenderam cerca de 3,992 milhões de estudantes, empregando aproximadamente 267,9 mil professores. Escolas privadas atenderam cerca de 227,6 mil estudantes, empregando aproximadamente 19,8 mil professores. O sistema de escolas públicas do Estado consumiu cerca de 22,43 bilhões de dólares, e o gasto das escolas públicas foi de aproximadamente 6,2 mil dólares por estudante. Cerca de 77,2% dos habitantes do Estado com mais de 25 anos de idade possuem um diploma de segundo grau.

O Sistema de Universidades de Texas, estabelecido pela Constituição de Texas em 1876, consistia em nove universidades acadêmicas, seis instituições de saúde, bem como os quartéis-generais da empresa, em 2004. 182.752 estudantes estudaram em uma das instituições controladas pelo Sistema de Universidades de Texas, fazendo desta empresa um dos maiores sistemas de educação superior nos Estados Unidos. Em 2004, somente na Universidade de Texas em Austin, a maior das instituições administradas pelo Sistema de Universidades de Texas, foram registrados 50.377 estudantes.

O Texas possui atualmente 540 sistemas de bibliotecas públicas, que movimentam anualmente uma média de 4,2 livros por habitante. O Estado possui atualmente 200 instituições de educação superior, dos quais 109 são públicas e 91 são privadas. O Sistema de Universidades do Texas é o sistema público de instituições de educação superior do Texas, bem como o maior sistema educacional do Estado. A Universidade do Sudoeste é a instituição de educação superior mais antiga do Texas, tendo sido fundada em 1840, em Georgetown.

Universidade Metodista Meridional, em Dallas
A Universidade do Texas em Austin já foi no passado a maior instituição de ensino superior de todo os Estados Unidos, mas atualmente, a universidade caiu para a terceira posição. É considerada a décima quinta melhor universidade do mundo. Sete programas de doutorado estão entre os dez melhores do país, e um total de 22 programas de doutorado da Universidade de Texas em Austin aparecem entre os 25 melhores de todo os Estados Unidos. Em 2004, a University of Texas Southwestern Medical Center at Dallas foi considerada a décima sexta melhor escola médica dos Estados Unidos. Esta instituição de ensino superior formou 11 estudantes que posteriormente ganhariam o Prêmio Nobel.

TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES

Antigamente, várias estradas precárias, construídas por exploradores espanhóis, cruzavam o Texas. Várias destas estradas tornaram-se famosas. Por muito tempo, tais estradas serviram como rotas para outros exploradores e para missionários. Em 1852, a primeira ferrovia foi construída no Estado. Atualmente, o Texas possui uma malha ferroviária composta por 44 linhas diferentes. Esta malha fornece transporte inter-urbano de passageiros entre 20 cidades diferentes, e serviços de carga para mais de 300 cidades e vilas. O Estado possui a maior malha ferroviária e rodoviária dos Estados Unidos. Em 2002, o Texas possuía 16.652 quilômetros de ferrovias. Em 2003, o Estado possuía 486.001 quilômetros de estradas e rodovias, dos quais 5.203 quilômetros eram considerados parte do sistema federal de rodovias interestaduais.

O transporte público das cidades do Texas é precário. Não existem linhas de metrô em nenhuma das grandes cidades do Estado. As cidades do Texas são servidas apenas por umarede de rotas de ônibus, geralmente, ineficiente, e em alguns casos, suplementados por uma ou duas linhas de light rail. A precariedade do sistema de transporte público das cidades do Texas faz com que o uso de carros por parte da população texana seja muito alto, gerando constantemente congestionamentos, bem como grande poluição atmosférica nos grandes centros urbanos do Estado. O Texas possui 13 grandes portos marítimos, sendo que o porto de Houston é o mais movimentado do Estado. Possui também diversos aeroportos movimentados, dois dos quais se destacam como grandes centros aeroportuários internacionais: O Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth, na região metropolitana de Dallas-Fort Worth, que é o quinto aeroporto mais movimentado do mundo, e é o principal centro de operações da American Airlines, a maior companhia aérea do mundo; e o Aeroporto Intercontinental George Bush, em Houston, o oitavo mais movimentado do país, e o principal centro de operações da Continental Airlines.

Imagem aérea do Aeroporto Internacional de Dallas
O primeiro jornal publicado no Texas foi o Gaceta de Texas, um jornal mexicano publicado em espanhol, publicado pela primeira vez em 1813. Atualmente são publicados no Texas cerca de 620 jornais, dos quais cerca de 75 são diários. Muitos destes jornais são publicados em espanhol, graças à grande população hispânica do Estado. São impressos no Estado cerca de 400 periódicos diferentes. A primeira estação de rádio do Texas foi fundada em 1922, em Dallas, e a primeira estação de televisão do Estado foi fundada em 1948, em Fort Worth. Atualmente, o Texas possui cerca de 500 estações de rádio e aproximadamente 100 estações de televisão, muitos deles com sua programação em espanhol.

ESPORTES

O esporte individual que é símbolo no Texas é o rodeio. Em equipe, é o futebol americano, onde competem na NFL o Dallas Cowboys e o Houston Texans. No basquete, competem na NBA o San Antonio Spurs (de San Antonio) e o Dallas Mavericks (da cidade de Dallas). 

Resultado de imagem para circuit of the americas
Desde 2012, Austin recebe o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1
Outro esporte muito popular e que passa pelo Texas é a Fórmula 1, a maior categoria de monopostos do automobilismo mundial. De 2000 até 2007, o GP dos Estados Unidos era sediado no lendário circuito de Indianápolis, no estado de Indiana. Desde então, o país ficou sem receber uma corrida da F1 até 2012, quando foi inaugurado, em Austin, o COTA (Circuit of the Americas), o Circuito das Américas. De lá pra cá, foram 4 edições, e 5 delas foram vencidas pelo inglês Lewis Hamilton. Inclusive, ele conquistou o seu terceiro título mundial correndo em Austin, no ano de 2015. Em 2013, foi o alemão Sebastian Vettel quem levou a melhor, na temporada em que se sagrou tetracampeão.

Resultado de imagem para dallas cowboys
Estádio do Dallas Cowboys lotado em dia de jogo pela NFL
CULINÁRIA

O prato típico do estado do Texas é o Chili Con Carne. Um prato com carne moída e feijão temperado com muita pimenta chilli, acompanhado por nachos. Outro prato muito conhecido da culinária texana é o churrasco, considerado um dos melhores do mundo. O Texas é considerado como "A terra do Churrasco Americano".

Deu água na boca? Esse é o Chili Con Carne
No tradicional Texas Barbeque a carne é cozida lentamente por 8 a 10 horas, dependendo do tamanho. Nesse caso, estamos falando do Beef Brisket (peito bovino), o corte mais popular do churrasco texano. Outras carnes que acompanham o brisket é a linguiça estilo alemã, costela de porco e de boi, carne de porco e frango. Embora a maioria dos restaurantes ofereça diversas variedades de molho BBQ, os texanos preferem não colocar molho na carne quando ela é cozida perfeitamente.

Resultado de imagem para churrasco do texas
Eis o "Rib-Eye", um dos cortes de churrasco mais tradicionais do Texas
Alguns dos acompanhamentos mais populares para as carnes é o Baked Beans (feijão adocicado), Coleslaw (salada de repolho), Potato Salad (salada de batata), Creamed Corn (creme de milho) e vagens. Os condimentos que estão sempre disponíveis para complementar o prato, e de graça, são cebolas, pickles, pimenta jalapeño e pão de forma. A bebida típica para acompanhar a refeição é o famoso Texas Sweet Tea (chá doce gelado). E pra não esquecer, também tem a sobremesa! Pecan Pie (torta de noz-pecã) com sorvete de creme por cima, de preferência Blue Bell, Banana Pudding (crème banana com bolacha) e Bread Pudding (pudim de pão).

O churrasco central do Texas foi estabelecido no século 19 ao longo da fuga de Chisholm nas cidades de Lockhart, de Luling, e de Taylor. Os imigrantes alemães e outros imigrantes europeus possuíram fábricas de carne que abriram varejistas de carne que servem carnes cozidas embrulhadas em papel de açougueiro vermelho - esta tradição continua até hoje em muitas cidades centrais do Texas. Além disso, a popularidade deste estilo de churrasco tem se espalhado consideravelmente ao redor do mundo, especialmente para o sul da Califórnia, Nova York, e na Grã-Bretanha e Austrália.

Hoje, muitos restaurantes de churrasco abrem em torno de 11:00 e servem até quando "eles estão fora de carne", a maioria dos estabelecimentos de churrasco estão fechados aos domingos.

Uma placa do BBQ central do estilo de Texas. Salada de batata é onipresente no Texas churrasco como um prato de lado.
Em uma típica churrascaria do Texas Central, o cliente tem uma bandeja no estilo cafeteria e é servido por um açougueiro que esculpe a carne em peso, pratos laterais e sobremesas são, então, colocadas ao longo da linha com fatias de pão branco, pickles, cebola cortada, e jalapeño. As carnes do assado são vendidas geralmente pela libra. A ênfase do churrasco do Texas Central está na carne, se molho está disponível, é geralmente considerado um mergulho lateral para molhar fins. Calvin Trillin, escrevendo em The New Yorker, disse que as discussões de churrasco Central Pit Texas não dizem respeito à picância dos molhos, ou sobre os pratos comuns e sobremesas - consideração principal é a qualidade da cozedura das carnes.

Smith postula esta teoria sobre por que os molhos não são um foco do estilo do pit do Texas Central: nos primeiros dias, os mercados de carne de meio-dia eram dominados pelos compradores de classe alta, que podiam escolher entre os cortes de carne de alta qualidade com pouco interesse em molhos . Smith descreve muitos molhos no Texas Central churrasco como intencionalmente feito "bland", em comparação com o sabor das carnes. O molho é tipicamente mais fino e unsweetened, diferente do que de outros molhos do barbecue tais como aqueles encontrados no sul, ou os estilos de Kansas City e de Memphis (que confiam pesadamente no melado, no açúcar, e no xarope de milho para fornecer a espessura e a doçura).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Santiago - Chile