Verona - Itália

É uma cidade italiana da região do Vêneto, com cerca de 256 110 habitantes. Estende-se por uma área de 206,63 km², tendo uma densidade populacional de 1 182 hab/km². Faz fronteira com Bussolengo, Buttapietra, Castel d'Azzano, Grezzana, Mezzane di Sotto, Negrar, Pescantina, Roverè Veronese, San Giovanni Lupatoto, San Martino Buon Albergo, San Mauro di Saline, San Pietro in Cariano, Sommacampagna, Sona, Tregnago, Villafranca di Verona. É um dos locais onde se passa a história da peça romântica mais famosa do mundo. Se você disse Verona, acertou! Hoje viajaremos para a Itália.

Coliseu de Roma? Não...é a Arena de Verona, um anfiteatro romano. A arquitetura é a mesma.

HISTÓRIA

A cidade de Verona, ao que parece, foi fundada pelos Celtas. Mais tarde, foi uma colônia romana em 1989, com o nome de Augusta. Foi capital de ducados durante a Reino Lombardo. Em 145 foi uma colônia de monges Benedetinos.

Verona chegou a ostentar a supremacia artística de toda a Itália, sendo sede de uma escola pictórica onde se destacou Paolo Veronese.

Verona foi palco para a célebre matança de franceses conhecida com o nome de Páscoas Veronesas.

Verona foi incorporada ao Reino de Itália, em 1866, com a Terceira Guerra de Independência Italiana.

A cidade foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO por causa da sua estrutura urbana e arquitetura: Verona é um maravilhoso exemplo de cidade que se desenvolveu progressivamente e sem interrupções durante dois mil anos, integrando elementos artísticos de altíssima qualidade dos diversos períodos que se seguiram, representa também, em um modo excepcional o conceito de uma cidade fortificada em etapas determinantes da história europeia.

Piazza Delle Erbe é um dos pontos turísticos de Verona

ARTESANATO

Dizem que o artesanato de Verona é o mais belo da Itália. Grande fama possui a produção artesanal de moveis clássicos na região ao sul da província de Verona, cuja atividade produtiva é caracterizada pela presença de micros e pequenas empresas muito diferenciadas entre si mesmas, recorrendo a sub-fornecedores especializados para as diversa fases produtivas. Essa técnica artesanal junto com a capacidade artística criam uma forte vantagem sobre a concorrência veneta e italiana. Em torno de 5% dessas empresas, mais precisamente aquelas que precisam de mão-de-obra não-qualificada, obtendo vantagem da presença de infraestrutura se aproximaram do centro da cidade, deslocando-se do sul da província.

INDÚSTRIA

A extração de mármore em Verona tem origens muito antigas, como demonstrado pela cidade romana no seu interior, realizando monumentos em mármore de Verona vermelho e mármore Rosa del Garda. Este distrito produtivo esta dividido entre a Valpantena, Lessinia e uma parte menor na cidade de Verona (10% sobre o valor da produção). O distrito industrial de Verona representa o principal pólo italiano para trabalhar o granito e mármore e é ainda mais importante no que diz respeito à produção de aglomerados, com 80% da produção mundial de todo o mundo. 

O processamento do mármore nesta região tem uma longa tradição e a difusão, gerando importantes habilidades e conhecimentos, dando origem, então, a uma elevada qualidade dos produtos, mesmo se, no início do século XXI foi sentida a forte concorrência com novas realidades, em especial China, Índia, Brasil e a Turquia. O sector agro-alimentar em Verona representa um ramo econômico muito importante e envolve muitas empresas agrícolas, empresas de artesanato e indústrias de alimentos, que envolve a produção, processamento, transformação, comercialização e distribuição alimentar, além da formação de todos os intervenientes do sector e a pesquisa. Particularmente forte é a exportação de carne e produtos à base de carne e conservas de frutas e legumes, produtos lácteos e sorvetes. Entre as indústrias de alimentos e produtos de confeitaria mais conhecidas temos a Rana, AIA e três empresas que devem sua sorte principalmente a um doce típico de Verona, ou seja, o pandoro, que são a Bauli, Paluani e Melegatti.


ESPORTES


Estádio Marcantonio Bentegodi, em Verona. Campo recebeu partidas da Copa do Mundo de 1990.
Verona tem dois times na primeira divisão do Campeonato Italiano de futebol, ou o calcio, como é conhecido o esporte no país. O Hellas Verona, promovido para a elite faz duas temporadas, e o Chievo Verona, o mais tradicional time da cidade. Ambos mandam seus jogos no estádio Marcantonio Bentegodi, que recebeu quatro jogos da Copa do Mundo de 1990, realizada no país e vencida pela Alemanha. O Chievo já disputou até os playoffs da Liga dos Campeões da Europa, mas bateu na trave e quase entrou na fase de grupos em 2006-2007, quando outro time italiano, o Milan, foi campeão.

CIDADE DOS NAMORADOS

Verona é um dos locais onde se passa a história da peça Romeu e Julieta escrita por William Shakespeare. No centro da cidade existe uma vila onde, pelo que conta a história, Julieta morava. Este é um grande marco da cidade, que recebe a fama de cidade dos namorados, atraindo centenas de turistas. Embora para muitos esse romance não passe apenas de uma peça de teatro, há quem diga que ela tem um fundo de verdade e teria acontecido nos primeiros anos do século XIV.
A história do casal desafortunado arrasta milhares de pessoas até Verona todos anos e, acredite você ou não na sua veracidade, a cidade vale a visita, não apenas pelo clima de romance que está no ar, mas por todos os seus grandes monumentos do período romano.


A famosa varanda onde Romeu se declarou para Julieta. Milhares de casais apaixonados visitam Verona todos os anos e nunca deixam de passar pelo local.
A Casa de Julieta foi construída no século XIII e é aberta ao público para visitação. Na entrada da casa estão milhares de bilhetes e juras de amor depositadas no muro por visitantes de todo mundo.


Casais apaixonados deixam bilhetes e juras de amor no muro da Casa de Julieta.
Além de bilhetes, o muro da casa está coberto de declarações de amor, nome dos casais apaixonados, corações, datas de namoro, casamento…


Estátua de Julieta.
Na parte interna da casa há uma estátua de Julieta. E, segundo a tradição, para que seja encontrado o verdadeiro amor, as mulheres devem passar a mão sobre o seio direito da estátua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Santiago - Chile