Roma - Itália

A cidade dos gladiadores, fundada por dois irmãos que foram amamentados por uma loba. Uma cidade com 20 divisões, um dos lugares mais visitados do mundo, e onde fica também o lugar mais visitado por fiéis no planeta. Que lugar é esse? Se você disse Roma, acertou. Hoje, vamos conhecer um pouco mais da capital italiana, e também falar do Vaticano, onde situa-se a Basílica de São Pedro, a sede oficial da Igreja Católica. 


Coliseu de Roma é a maior atração turística da capital italiana.
Vamos conhecer um pouco sobre a capital da Itália, cidade de 2 milhões de habitantes.

MOEDA: Euro
IDIOMA: Italiano
POPULAÇÃO: 2,7 milhões de habitantes


HISTÓRIA

Segundo a tradição, Roma teria sido fundada no ano de 753 a.C. por Rômulo e o seu irmão Remo. Rômulo e Remo envolveram-se numa luta e Rômulo acabou por assassinar o seu irmão Remo. No começo foi governada por reis mas, novamente de acordo com a tradição, tornou-se uma República em 509 a.C. A cidade cresceu e, no final da República, Roma era a capital de um vasto império em volta do Mar Mediterrâneo. No seu auge, durante o século II, a cidade chegou a ter cerca de 45 000 prédios de apartamentos, e uma população de 1 600 000 habitantes. Seus aquedutos transportavam mais de um milhão de metros cúbicos de água, mais água do que chega à Roma moderna.

Com o fortalecimento do cristianismo do rei, no século III d.C., o Bispo de Roma (que mais tarde passaria a ser chamado de Papa) tornou-se a maior autoridade religiosa na Europa Ocidental.


A partir de meados do século III, com o começo das migrações dos povos bárbaros para o interior das fronteiras do império, e que eventualmente invadiriam por várias vezes a cidade, registrou-se um fluxo de habitantes da cidade para o campo; quando o império entrou em colapso (476), pouco mais de 50 mil habitantes ainda moravam na cidade.

A cidade de Roma estaria em mãos bárbaras (e apoiada economicamente e politicamente pelo Império Bizantino) por pelo menos mais quatro séculos até que, em 756, Pepino III, o Breve, derrotou os Lombardos, devolvendo a Roma sua autonomia. Roma passaria a ser capital dos Estados Pontifícios até 1870, onde o Papa era a autoridade máxima do Estado.

Numa série de acontecimentos sem precedentes em toda a península itálica, Roma tornou-se a capital da nova Itália unificada de Giuseppe Garibaldi, em 1871. Em 11 de fevereiro de 1929, Benito Mussolini estabeleceu, numa série de acordos com o Papado, o Estado independente do Vaticano, cedendo um pedaço de 0,44 km² no seio da cidade a este novo país.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Roma sofreu pesados bombardeamentos e foi também o palco de várias batalhas, embora tenha sofrido menos danos que outras cidades controladas pelo Eixo (como Berlim ou Varsóvia); foi capturada pelos Aliados em 4 de junho de 1944, tornando-se a primeira capital de uma potência central do Eixo a cair.


Nos anos que se seguiram à guerra, a cidade foi palco de crescimento acelerado. Com cerca de 240 mil habitantes à época da unificação do país, a cidade cresceu para 692 mil em 1921 e 1,6 milhão em 1962.


Basílica de São Pedro, Vaticano, Roma. É a sede oficial da Igreja Católica
VATICANO

É a sede da Igreja Católica e uma cidade-Estado soberana sem costa marítima cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km²) e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor país do mundo, por área.


A Cidade do Vaticano é uma cidade-Estado que existe desde 1929. É distinta da Santa Sé, que remonta ao cristianismo primitivo e é a principal sé episcopal de 1,490 bilhão de católicos romanos (latinos e orientais) de todo o mundo. Ordenanças da Cidade do Vaticano são publicados em italiano; documentos oficiais da Santa Sé são emitidos principalmente em latim. As duas entidades ainda têm passaportes distintos: a Santa Sé, como não é um país, apenas trata de questões de passaportes diplomáticos e de serviço; o estado da Cidade do Vaticano cuida dos passaportes normais. Em ambos os casos, os passaportes emitidos são muito poucos.

É na Basílica de São Pedro onde ocorrem missas comandadas pelos papas. Nesse caso atual, o Papa Francisco.

CLIMA

Roma é caracterizada por seu clima mediterrânico] (Classificação climática de Köppen: Csa), com invernos suaves e úmidos e verões quentes e secos. Sua temperatura média anual está acima dos 20 °C durante o dia e 10 °C durante a noite. Em janeiro, o mês mais frio, a temperatura média é de 12 °C durante o dia e de 3 °C à noite. Nos meses mais quentes, como julho e agosto, a temperatura média é de 30 °C durante o dia e 18 °C à noite.

Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios, com temperaturas médias em torno de 12,5 °C durante o dia e de 3,6 ºC à noite. As temperaturas variam geralmente entre 10 e 15 °C durante o dia e entre 3 e 5 °C à noite, mas com períodos mais frios ou mais quentes que ocorrem com frequência. A queda de neve é rara, no entanto nevascas ocorrem em quase todos os invernos, geralmente sem acumulação de neve, e grandes nevascas atingem a cidade uma vez a cada 20 ou 25 anos (a última foi em 2012).


A umidade relativa média é de 75%, variando de 72% em julho para 77% em novembro. As temperaturas do mar variam de um mínimo de 13 °C em fevereiro e março para uma alta de 24 °C, em agosto.


Neve na capital italiana. Queda dos flocos de gelo é rara em Roma, no entanto, as nevascas ocorrem em quase todos os invernos.

PONTOS TURÍSTICOS

Além do Coliseu e da Basílica de São Pedro (no Vaticano), vamos listar alguns outros pontos turísticos de Roma.

  • Estádio Olímpico: Abriga os jogos de futebol de Roma e Lazio pelo Campeonato Italiano, e é a sede da final da Copa da Itália. Recebeu os Jogos Olímpicos em 1960, mas foi inaugurado muito antes, em 1937. Hospeda vários concertos de música, de todos os estilos. Além das Olimpíadas e diversas partidas dos dois times da cidade, o estádio recebeu a final da Copa do Mundo de 1990, entre Alemanha e Argentina (vitória dos germânicos por 1 a 0), e a final da Liga dos Campeões da Europa na temporada 2008-2009, entre Barcelona e Manchester United (vitória do time catalão por 2 a 0).

Estádio Olímpico de Roma durante a final da Liga dos Campeões da Europa, entre Barcelona e Manchester United (maio de 2009 - Barcelona-ESP 2x0 Manchester United-ING)

  • Fontana Di Trevi: Simplesmente a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália. 

A fonte situava-se no cruzamento de três estradas (tre vie), marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. No ano 19 a.C., supostamente ajudados por uma virgem, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilômetros da cidade (cena representada em escultura na própria fonte, atualmente). A água desta fonte foi levada pelo menor aqueduto de Roma, diretamente para os banheiros de Marco Vipsânio Agripa e serviu a cidade por mais de 400 anos.

    O "golpe de misericórdia" desferido pelos invasores godos em Roma foi dado com a destruição dos aquedutos, durante as Guerras Góticas. Os romanos durante a Idade Média tinham de abastecer-se da água de poços poluídos, e da pouco límpida água do rio Tibre, que também recebia os esgotos da cidade.

      O antigo costume romano de erguer uma bela fonte ao final de um aqueduto que conduzia a água para a cidade foi reavivado no século XV, com o Renascimento. Em 1453, o Papa Nicolau V, determinou que fosse consertado o aqueduto de Acqua Vergine, construindo ao seu final um simples receptáculo para receber a água, num projeto feito pelo arquiteto humanista Leon Battista Alberti.

      A fonte foi restaurada em 1998; as esculturas foram limpas e polidas, e a fonte foi provida de bombas para circulação da água e sua oxigenação. Este cartão postal de Roma passa pela maior reforma em 252 anos, desde 2014. A restauração da Fontana di Trevi deverá ser encerrada apenas, no segundo semestre de 2015 e é a primeira de uma série de restaurações financiadas pela Fendi e seu programa "Fendi for Fountains". Apresentado em janeiro de 2013, que visa a conservação e valorização de algumas fontes históricas de Roma, através de constante suporte ao patrimônio histórico-artístico da capital italiana.

      Fontana Di Trevi foi construída em 1762 e atrai casais anualmente
      • Circus Maximus: Situada no vale entre a Colina Palatina e a Colina Aventina, este local foi inicialmente utilizado para jogos e entretenimento pelos reis etruscos de Roma. Certamente, os primeiros jogos romanos (ludi romani) eram desenrolados neste local por Tarquínio Prisco, o primeiro governante etrusco da cidade. Mais tarde, no século II a.C., o Circus seria palco para jogos, festivais e corridas de bigas, uma clara influência dos gregos. Numa tentativa de ir ao encontro das exigências dos cidadãos de Roma, Júlio César expandiu o Circo por volta de 50 a.C., aumentado a pista para, aproximadamente, 600 metros em comprimento, 225 metros em envergadura, permitindo acomodar cerca de 250.000 espectadores. Mais tarde, o imperador Tito construiu o arco que levou seu nome na extremidade, no Fórum Romano, enquanto o imperador Domiciano ligou o seu novo palácio, no monte Palatino, ao Circo, para poder assistir às corridas de suas varandas. O imperador Trajano mais tarde adicionou outros cinco mil lugares e expandir a zona imperial, numa tentativa de obter maior visibilidade durante os jogos. O Circo chegou a ter sua capacidade ampliada para 385.000 lugares, no total. Hoje em dia restam em pé algumas poucas ruínas da sua estrutura, e a área descampada que era ocupada por sua extensão é utilizada pelos romanos como uma área de lazer ao ar livre.

      Circus Maximus ainda tem poucas ruínas de sua estrutura. Área descampada foi utilizada como ponto de encontro de torcedores italianos para ver jogos no telão durante a Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha e vencida pela Itália.

      UNIVERSIDADES

      Universidade de Roma "La Sapienza": É uma das mais antigas e maiores universidades do mundo em número de estudantes, tendo cerca de 150.000 alunos de todas as partes do planeta. No século XIV havia em Roma diversas instituições escolásticas, sem que, entretanto, qualquer delas fosse reconhecida oficialmente pela Igreja e, ao mesmo tempo, fosse externa à Igreja. Por meio da bula In Supraemae Praeminentia Dignitatis do Papa Bonifácio VIII, em 20 de abril de 1303 nasce a primeira universidade romana, a Studium Urbis. O financiamento da empreitada veio por uma nova taxa sobre o vinho estrangeiro e contribuições de nobres romanos. O dinheiro foi usado para comprar o palácio onde hoje se encontra a Igreja de Santo Ivo, dentro do campus da universidade. Embora tenha permanecido fechada durante o pontificado de Clemente VII, os papas seguintes fizeram retomar a atividade de ensino e pesquisa, promovendo o surgimento de novas cátedras. No século XVII foi construída a nova sede, por Alexandre VII.

      Após sucessivas reformas, durante o período de transição dos Estados Papais para o Reino de Itália pode-se verificar uma progressiva laicização da universidade. Em 1870, por fim, deixa de ser uma universidade pontifícia e torna-se a universidade da capital da Itália. A Junta Provisória do primeiro governo (1870) enquadra a universidade na nova legislação nacional.

      La Sapienza experimentou diversas crises, em especial com a Primeira Grande Guerra e início do fascismo (1931). Os docentes deviam jurar lealdade ao Duce e os que se recusaram perderam a cátedra. Apesar de todas as crises, em 1935 a nova cidade universitária é inaugurada, obra do arquiteto Marcello Piacentini.

      Desde então a Universidade de Roma La Sapienza vem se reafirmando continuamente como a mais importante instituição do sistema universitário italiano.

      Universidade de Roma "La Sapienza".

      Universidade de Roma Tor Vergata: É uma universidade fundada em 1982 e localizada em Roma, Itália. É a terceira maior universidade da capital da Itália. A Universidade de Roma Tor Vergata é dividida em seis escolas. Então, preste atenção nas que estão listadas, caso você queira cursar por lá.

      1. Escola de Economia
      2. Escola de Engenharia
      3. Escola de Humanidades, Artes e Ciências Sociais
      4. Escola de Direito
      5. Escola de Medicina e Cirurgia
      6. Escola de Ciência

      Univerisdade Tor Vergata, em Roma, é dividida em seis escolas e é a terceira maior da capital italiana.

      Roma Tre Università: Fundada em 1992 pelo Ministério da Educação Pública, no âmbito do pedido de vários professores da Universidade Sapienza de Roma, foi a terceira universidade pública a se estabelecer na região metropolitana de Roma. A universidade dispõe de 8 escolas e 32 departamentos, registrando 35.338 estudantes e tendo em 1370 o pessoal académico e profissional. Atualmente, a universidade oferece 54 cursos de graduação, 75 programas de mestrado, 16 de doutorado e cinco escolas de programas de doutoramento. É a segunda maior universidade de Roma, através de inscrição e uma das maiores instituições de investigação no país. 

      O principal objetivo das 8 escolas da Universidade é definir, organizar e integrar as atividades acadêmicas dos cursos de graduação:

      • Escola de Arquitetura: Oferece curso de graduação e de qualificação de mestrado. A escola tem uma rede de programas de intercâmbio com a União Européia, Oriente Médio, Estados Unidos e universidades da Europa de Leste. A Escola é constantemente classificada entre as três melhores do país.
      • Escola de Economia: (Facoltà di Economia "Federico Caffè") - O Federico Caffè School of Economics  criou programas de intercâmbio com outras universidades estrangeiras e também convênios com empresas e instituições nacionais e internacionais que permitam a seus alunos a ter um primeiro contato com o mercado de trabalho durante os seus estudos, os graduados podem escolher diferentes carreiras: cargos gerenciais em financeira, gestão, consultoria e empresas de auditoria ou grupo bancário, em organizações sem fins lucrativos e carreiras acadêmicas ou profissionais nas universidades ou pesquisa- organizações de orientação.
      • Escola de Educação Científica
      • Escola de Engenharia
      • Escola de Direito: A escola de direito é localizada em via Ostiense, na frente da Basílica de São Paulo sem as paredes. É constantemente ranqueada entre terceiro e quinto lugar entre outras 60 escolas de direito da Itália. Sedia o único programa clínico legal em Roma. A clínica foca primeiramente em Direitos Humanos, imigração e lei de refugiados.
      • Escola de Literatura e Filosofia: A escola de literatura e filosofia oferece matérias tradicionais como literatura, filosofia, história, estudos clássicos, arqueologia, entre outros, e também novas matérias, como história da arte, música e artes cênicas. A escola é localizada em via Ostiense.
      • Escola de Matemática, Física e Ciências Naturais: A escola de matemática, física e ciências naturais abrange diferentes áreas científicas e de investigação que vão desde matemática a química, da física à ciência da informação, desde a geologia até a biologia e biotecnologia, das ciências naturais para a astronomia, a partir da ciência ambiental para restauro e conservação do patrimônio cultural.
      • Escola de Ciências Políticas

      Roma Tre Università: Constantemente ranqueada entre terceiro e quinto lugar entre outras 60 escolas de direito da Itália, foi fundada em 1992 e é uma Universidade pública.

      AEROPORTOS

      Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci: É o mais movimentado aeroporto da Itália, com um movimento de mais de 36 milhões passageiros em 2010, servindo também a Cidade do Vaticano. Está localizado em Fiumicino, a 35 quilômetros do Centro Histórico de Roma. Em 2008 foi o 25ª aeroporto com maior número de passageiros do mundo. É o hub da Alitalia. O aeroporto tem o nome do gênio renascentista italiano Leonardo da Vinci, que foi o primeiro a projetar um helicóptero e uma máquina voadora com asas. O aeroporto foi oficalmente aberto em 15 de janeiro de 1961 com duas pistas substituindo o pequeno aeroporto de Ciampino como o principal aeroporto de Roma. A Alitalia durante a década de 60 realizou pesados investimentos no aeroporto, com a construção de hangares e centros de manutenção, ao mesmo tempo que uma terceira pista (16L/34R) foi incorporada as instações do aeroporto.

      Quatro pistas estão no momento em operação no aeroporto: 16L/34R e 16R/34L (separadas por uma distancia de 4,000 metros), 16C/34C (próxima a 16L/34R), e a 07/25, utilizada em condições meteorológicas (ventos) desfavoráveis.

      Possui três terminais, com diversas companhias aéreas de todo mundo, e destinos para todos os continentes.

      Comentários

      Postagens mais visitadas deste blog

      Tbilisi - Geórgia

      Bali - Indonésia

      Santiago - Chile