Estocolmo - Suécia

Uma das cidades mais lindas da Europa. Recebe visitantes do mundo inteiro quase todos os anos. Apelidada de "Veneza do Norte". Se você disse Estocolmo, acertou. A cidade é a capital da Suécia, e também a sede do governo do país. Estocolmo é o maior e mais importante centro urbano, cultural, político, financeiro, comercial e administrativo da Suécia desde o século XIII. Sua localização estratégica sobre 14 ilhas no centro-sul da costa leste da Suécia, ao longo do lago Mälaren, tem sido historicamente importante. Uma vez que a capital sueca está situada sobre ilhas conhecidas por sua beleza, a cidade é destino de turistas de todo o mundo, tendo sido apelidada nos últimos anos de "Veneza do Norte". Estocolmo é conhecida pelos seus edifícios e monumentos extremamente bem preservados, por seus arborizados parques, por sua riquíssima vida cultural e gastronômica, e pela gigantesca qualidade de vida que oferece à seus moradores.

Estocolmo é a capital e maior cidade da Suécia
Para os brasileiros, a capital da Suécia tem boas lembranças. Foi lá, na final da Copa do Mundo de 1958, que a Seleção Brasileira conquistou o seu primeiro título mundial, goleando os donos da casa por 5 a 2, com show de Pelé e Garrincha. O estádio Räsunda, onde a partida aconteceu, teve seu último jogo em 2012, numa reedição daquela decisão, e vitória do Brasil por 3 a 0, com gols de Leandro Damião, atacante do Santos, e dois de Alexandre Pato, que defende o São Paulo.

IDIOMA OFICIAL: Sueco (e outras línguas)

HISTÓRIA

A cidade foi fundada por Brigério Jarl, sem que haja a certeza de ter efetivamente ocorrido nessa altura, com o intuito de proteger a Suécia das invasões marítimas de navios estrangeiros, e também com o objectivo de tentar travar as pilhagens de cidades tais como Sigtuna nas margens do lago Mälaren.

A que agora é a cidade velha (Gamla Stan) foi edificada perto da ilha de Helgeandsholmen entre 1300 e 1500. A cidade original obteve alguma importância através da Liga Hanseática, um importante acordo econômico entre países da região báltica. Estocolmo desenvolveu-se, crescendo tanto econômica como culturalmente, estabelecendo importantes uniões nesses campos com cidades tais como Lübeck, Hamburgo, Danzig, Visby, Reval (atual Tallinn) e Riga. Entre 1296 e 1478 a Câmara Municipal de Estocolmo era constituída por 24 membros dos quais mais de metade eram representantes da Liga Hanseática.

A localização estratégica de Estocolmo no panorama econômico de toda a região do mar Báltico fez com que a cidade fosse um elemento preponderante nas negociações entre os Reis da Dinamarca da União de Kalmar e o movimento de independência nacional no século XV. A 8 de Novembro de 1520, ainda antes da separação da Coroa Sueca da União de Kalmar, assistiu-se na cidade ao chamado banho de sangue de Estocolmo, um massacre sem precedentes de membros opositores da União, e por conseguinte apoiantes dos rebeldes independentistas. Com a ascensão de Gustavo I Vasa ao poder, em 1523, e com o estabelecimento da monarquia, Estocolmo atingiu tempos de prosperidade tendo a sua população crescido, atingindo uma dezena de milhares de habitantes em 1600.

No século XVII a Suécia atingiu grande prosperidade e respeito por parte dos países europeus, refletindo-se no desenvolvimento de Estocolmo. Desde 1610 até 1680, a população multiplicou-se seis vezes. Em 1634, a cidade tornou-se na capital oficial do Império Sueco. Foram aprovadas leis que deram a Estocolmo o monopólio do comércio da Suécia e dos territórios escandinavos.

Em 1710 a cidade sofreu um surto de peste bubônica. Depois do fim da Grande Guerra do Norte Estocolmo estagnou, tanto a nível de população como também a nível econômico e cultural. Contudo, a cidade manteve-se como centro político da monarquia tendo retomado o rumo de crescimento com o rei Gustavo III. A Ópera Real é um bom exemplo da arquitetura que se praticava na época devido sobretudo ao impulso cultural e artístico que o monarca provocou.

Cidade é o mais importante centro urbano, cultural, político, financeiro, comercial e administrativo da Suécia


CLIMA

A cidade de Estocolmo tem um clima continental. Devido à latitude da capital sueca, o clima deveria ser mais frio, mas no entanto é ameno, devido à influência da Corrente do Golfo. A duração do dia, em média, varia entre 18 horas, no Verão, e 6 horas no Inverno, sendo que a cidade desfruta de 1981 horas de sol anualmente.

Os Verões são agradáveis com a temperatura máxima a variar entre os 20 e os 23°C e a mínima à volta dos 15°C. Os Invernos são frios com temperaturas a rondar os 0°C. A precipitação anual é de 539 mm, sendo que a média de dias úmidos por ano é 164. Durante os meses de dezembro a março ocorrem normalmente nevões que cobrem a cidade durante várias semanas.


UNIVERSIDADES

Cidade conhecida pela entrega do Prêmio Nobel, Estocolmo tem diversas universidades, a maior concentração de faculdades e instituições de ensino superior na Suécia.

  • Universidade de Estocolmo
  • Real Instituto de Tecnologia
  • Escola de Economia de Estocolmo
  • Instituto Karolinska
  • Escola Real de Belas Artes
  • Escola Real de Música
  • Universidade-Escola de Artes, Desenho e Design
  • Universidade-Escola de Ópera
  • Universidade-Escola de Educação Musical
  • Universidade-Escola de Dança
  • Universidade-Escola do Sul de Estocolmo
Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo


AEROPORTOS

Aeroporto de Arlanda: Foi utilizado pela primeira vez em 1959, mas somente para vôos de treino de pilotos. Em 1960 abriu ao tráfego geral, e em 1962 foi inaugurado oficialmente. Tem quatro terminais: o 5 e o 2 para voos internacionais, e os 3 e 4 para voos nacionais.

O novo edifício central, Arlanda Norte, aberto em final de 2003, conecta o terminal 5 com o recém-construído cais F. Todos os voos internacionais da SAS e seus parceiros da Star Alliance usam o edifício central. Entre os terminais 4 e 5 existe um centro comercial, Sky City, que conta com uma paragem do monocarril. Está ligado pelo comboio rápido (trem) Arlanda Express, com o centro de Estocolmo (T-centralen).

Aeroporto de Arlanda, em Estocolmo, capital da Suécia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tbilisi - Geórgia

Bali - Indonésia

Santiago - Chile