Viena - Áustria
É a capital da Áustria, centro cultural e político do país. É também um dos nove estados (Bundesland Wien); com 1.681.469 habitantes, era em 2008 o mais populoso deles, ainda que seus 414 km² façam dele o menor, sendo também uma das maiores cidades sobre o rio Danúbio. Viena é cercada pelo Estado da Baixa Áustria. A sua aglomeração urbana tem 2,3 milhões de habitantes. Segundo a pesquisa "Qualidade de Vida no Mundo", realizada pela consultoria de recursos humanos Mercer, Viena foi considerada nos anos 2007, 2010 e 2011 a melhor cidade do mundo para se viver. O Centro histórico da cidade faz parte da Lista de Patrimônio da UNESCO, desde 2001.
Capital da Áustria, Viena já foi considerada a melhor cidade do mundo para se viver. |
HISTÓRIA
A presença humana na atual Viena parece ter sido de origem celta (ca. 500 a.C.).
Fundada em torno de 500 a.C., Viena foi originalmente um assentamento celta. Em 15 a.C., Viena tornou-se uma cidade fronteiriça romana (Vindobona) protegendo o Império Romano contra os povos germânicos ao norte.
No século XIII, Viena esteve sob a ameaça do Império Mongol, que se estendeu por grande parte da Rússia e China atuais. No entanto, devido à morte de seu líder, Ogedei, os exércitos mongóis recuaram da fronteira europeia e não retornaram.
Durante a Idade Média, Viena foi a sede da Dinastia Babenberg, e em 1440 tornou-se a cidade de residência da Dinastia Habsburgo. A cidade viria a se tornar a capital do Sacro Império Romano e um centro cultural de artes e ciência, música e gastronomia. Foi ocupada pela Hungria, entre 1485-1490. Nos séculos XVI e XVII, o exércitos otomanos foram barrados duas vezes fora de Viena (ver Cerco de Viena de 1529 e Batalha de Viena, de 1683). Em 1679, a peste bubônica atingiu a cidade, matando cerca de um terço de sua população.
GEOGRAFIA E CLIMA
Viena está localizada no nordeste da Áustria, na extensão leste dos Alpes, na Bacia de Viena. O início do povoamento, na localidade do interior da cidade de hoje, foi ao sul do Danúbio sinuoso, enquanto a cidade agora abrange ambos os lados do rio. A elevação varia de 151–524 m (495 a 1.719 pés).
Viena tem um clima continental úmido, segundo a classificação de Köppen. A cidade tem verões quentes com temperaturas médias elevadas, de 22 a 26 °C (72-79 °F), com máximas superiores a 30 °C (86 °F) e mínima em torno de 15 °C (59 °F). Os invernos são relativamente frios, com temperaturas médias em torno do ponto de congelamento, e queda de neve que ocorre principalmente entre dezembro e março.
A Primavera e o Outono são suaves. A precipitação é geralmente moderada ao longo do ano, com média de 620 milímetros (24,4 polegadas) anualmente.
Inverno é rigoroso em Viena |
UNIVERSIDADES
Universidade Técnica de Viena: É uma das maiores universidades de Viena, a capital da Áustria. Fundada em 1815 como "Instituto Politécnico Real e Imperial" (k. k. Polytechnisches Institut), tem atualmente ca. 26.200 estudantes (19% estrangeiros, sendo destes 30% mulheres), 8 faculdades e ca. 4 mil funcionários (1800 professores). O foco da universidade é o ensino e a pesquisa em engenharia e ciências naturais.
Universidade de Viena: É uma universidade pública, fundada há 649 anos atrás. Possui diversos cursos, como:
- Direito
- Teologia Católica
- Teologia Protestante
- Negócios, Economia e Estatística
- Ciências da Computação
- Estudos Históricos e Culturais
- Filologia e Estudos Culturais
- Filosofia e Educação
- Psicologia
- Ciências Sociais
- Matemática
- Química (Engenharia Química)
- Ciências da Terra, Geografia e Astronomia
- Ciências da Vida
- Centro de Estudos em Tradução
- Centro de Ciências do Desporto e do Desporto Universitário
- Biologia Molecular
Universidade de Viena |
AEROPORTOS
Aeroporto Internacional de Viena: Localizado a 18 quilômetros (11 mi) a sudeste do centro de Viena, é o maior e mais movimentado aeroporto da Áustria. Também conhecido pelo nome da cidade onde se localiza, Schwechat, é a hub da Austrian Airlines e de suas subsidiárias, bem como da companhia aérea de baixo custo Niki.
Durante 2009 um total de 18.114.103 passageiros passaram pelo aeroporto, uma queda de 8,3% no movimentado, comparado aos números de 2008
Aeroporto de Viena |
Comentários
Postar um comentário