Nuuk - Groenlândia
Um lugar onde há belos fiordes, auroras boreais, ursos polares e muitas paisagens estonteantes para quem faz a viagem a este destino remoto. O prato nacional é a carne de baleia e o local tem apenas dois semáforos. Hoje, o Just Travel vai falar um pouco mais sobre Nuuk, a capital da Groenlândia, que é uma nação constituinte da Dinamarca desde 1721. Preparados para mais uma viagem? Então arrumem as malas e não esqueçam dos agasalhos!
HISTÓRIA
ECONOMIA E ESTRUTURA URBANA
TURISMO
Nuuk é a capital da congelante Groenlândia |
A cidade tem uma longa história de diferentes habitações: primeiro pelos antigos "pré-Inuit", paleo-esquimós, mais tarde pelos vikings exploradores, no século X, e logo em seguida pelos povos inuit. Os Inuit e os vikings viviam com pouca interação nesta área por volta de 1000 até aproximadamente 1500, quando a habitação nórdica parou, provavelmente devido à mudança do clima e da vegetação.
![]() |
Porto de Nuuk |
A cidade foi fundada em 1728 pelo missionário norueguês-dinamarquês Hans Egede, e dado o nome Godthåb (Boa Esperança). Hans Egede havia chegado próximo à Kangeq, lugar onde a população inuit já existente vivia. Naquela época, a Groenlândia era uma colônia norueguesa governada pelo Reino da Dinamarca e Noruega, mas a colônia não tinha tido qualquer contato adequado com a Noruega durante quase três séculos. Em 1733-1734 uma epidemia de varíola matou a maior parte da população nativa, bem como a esposa de Hans Egede. Hans Egede voltou para a Dinamarca, após 15 anos na Groenlândia, deixando seu filho Paul Egede para continuar seu trabalho.
Em 1979, a cidade foi renomeada para Nuuk pelo governo da Groenlândia. Como o resto da Groenlândia, Nuuk hoje é preenchida por Inuit e dinamarqueses. Atualmente, cerca de um quarto da população total da Groenlândia vive na região de Nuuk. A Groenlândia se sente independente, votou majoritariamente pelo direito à autodeterminação num plebiscito em 2008, e celebra o dia da independência em 21 de junho. Mas a ilha ainda depende da Dinamarca e não poderia sobreviver sem os 450 milhões de euros anuais aportados por Copenhague.
Estátua de Hans Egede, o fundador da cidade |
Os setores econômicos no futuro serão o turismo e os serviços energéticos, Nuuk está já, e vai beneficiar ainda mais, do crescente tráfego no Ártico.
GEOGRAFIA E CLIMA
Nuuk está localizada a aproximadamente 64° 10′ N 51° 44′ W, na foz do Kangerlua Nuup (dinamarquês: Godthåbsfjorden fiorde), cerca de 10 km das margens do Estreito de Davis, na costa sudoeste da Groenlândia, e cerca de 240 km (150 km) ao sul do Círculo Ártico. Atualmente, a Groenlândia é parcialmente independente da Dinamarca. tem um clima marítimo, influenciado pelo clima sub-ártico, com invernos frios, com neve e verões frescos. As temperaturas estão abaixo de zero durante o inverno e permanece um frescor no verão.
![]() |
Durante o inverno, as temperaturas ficam abaixo de zero em Nuuk |
Nuuk possui muita diversidade na área comercial. Na cidade existem sedes de bancos, agências de viagens, empresas industriais e restaurantes especializados na culinária do ártico. É na cidade também que se situa a sede do Royal Greenland company, um dos maiores exportadores e processadores no mundo de peixe e derivados do pescado. A Air Greenland, companhia aérea regional da Groenlândia, tem sua sede em Nuuk.
EDUCAÇÃO
A Universidade da Groenlândia (Ilisimatusarfik) situa-se em Nuuk e foi fundada em 1987. É a única instituição de ensino universitário em todo o país. A maioria de seus cursos são ministrados em dinamarquês, já outros em groenlandês. Outras relevantes instituições de ensino presentes na cidade são a Nuuk Technical College (Escola Técnica de Nuuk), The Greenlandic School of Journalism (Escola Groenlandesa de Jornalismo) e The College of Education (A Escola da Educação). A universidade concede licenciaturas em todos os departamentos, e mestrados em todas as áreas, com exceção de Teologia. Também oferecem programas de doutorado, que na atualidade são frequentados por 5 alunos.
![]() |
Sediada em Nuuk, a Universidade da Groenlândia é a única insituição de ensino universitário do pais |
A cidade possui diversos hotéis e pousadas, com destaque para o Hotel Hans Egede, o maior da Groenlândia. Em 1992, foi construído o Escritório de Turismo de Nuuk, no mesmo prédio onde funciona o Conselho Nacional de Turismo da Groenlândia. O órgão é responsável por fornecer informações a turistas e funciona também como um atrativo turístico. Semanalmente, há excursões que permitem a exploração da natureza do Ártico nos arredores da capital. As casas são pintadas com cores fortes e vivas, dando alguma cor à paisagem.
![]() |
As casas em Nuuk são pintadas com cores fortes e vivas |
Por se localizar na foz de um grupo de fiordes, é tida como uma boa localidade para uma viagem para observar as baleias, um passeio de trenó puxado por cães do ártico e renas e também para a exploração das geleiras. Outros atrativos turísticos são o Museu Nacional de Arquivos, que exibe coleções de raros artefatos arqueológicos Norse e Inuit, e o Centro Cultural Katuaq que oferece uma mostra de música e arte contemporânea groenlandesa.
TRANSPORTES
O Aeroporto Internacional de Nuuk está situado na cidade, em uma distância de 4 quilômetros ao nordeste do centro comercial. Construído em 1979, é o mais movimentado do país e operado pela Air Greenland, que também está sediada em Nuuk e opera a sua base técnica no aeroporto. A cidade é servida por um porto marítimo, que atende toda a costa oeste do Ártico e interliga a capital à comunidades da costa ocidental. As ruas de Nuuk em geral, são largas e quase não há problemas de trânsito como nas grandes capitais mundiais, como o congestionamento de automóveis. A principal rodovia da cidade é a Aqqusinersuaq, que conta com um grande número de lojas e prédios públicos, além de abrigar o Hotel Hans Egede o maior e mais antigo da cidade.
Essa é a Aqqusinersuaq, a principal rodovia de Nuuk |
Grande parte dos 72 ônibus que servem a localidade e os 2.570 carros registrados (dados de 2004) operam ativamente em Nuuk. A empresa Nuup Bussii fornece serviços de transporte coletivo frequentes para os bairros periféricos, como o Nuussuaq e Qinngorput.
CURIOSIDADES
Os supermercados da Groenlândia têm todos os produtos encontrados num supermercado comum, mas tudo o que você encontra é trazido de fora da ilha. Não se produz nada localmente, a não ser derivados de peixe. Junto com a foca, a baleia é o prato nacional da Groenlândia. Mas o mais apreciado no local não é a sua carne (vendida por preço baixo), e sim sua pele, consumida crua ou em sopas, oferecendo os benefícios de sua grande quantidade de vitaminas.
Carne de foca, juntamente com a de baleia, são os pratos típicos na Groenlândia |
A Groenlândia é o único território a ter deixado a União Europeia. Após ter entrado no Mercado Comum com a Dinamarca, os habitantes determinaram a saída através de um plebiscito para proteger seus interesses pesqueiros.
Comentários
Postar um comentário