Chicago - Estados Unidos

É a mais populosa cidade de Illinois, nos Estados Unidos. Mais populosa até do que a capital do estado, Springfield. É a sede do Condado de Cook, o segundo condado mais populoso dos Estados Unidos depois do Condado de Los Angeles, na Califórnia. Possui menos de 1% de seu território no Condado de DuPage. Foi fundada em 1833, perto de um varadouro entre os Grandes Lagos e a bacia do rio Mississipi. Também possui times profissionais que representam em todos os cinco esportes mais praticados nos Estados Unidos. Hoje, o Just Travel vai falar sobre Chicago, uma das cidades mais antigas do país. Essa postagem foi sugerida pela querida leitora Bárbara Marques, de Chapecó/SC. Preparado para conhecer mais sobre o local? Arrume as malas e vamos viajar!

Chicago durante a noite (imagem de satélite)
HISTÓRIA

Nativos americanos potawatomis habitavam a região, antes da chegada dos primeiros europeus. A presença destes nativos data desde 3000 a.C. Perto do final do século XVII, exploradores passaram pela região, onde nativos potawatomis viviam perto do atual Rio Chicago. O nome dado pelos nativos ao rio era Checagou, sendo que o nome da cidade tem sua origem nesta palavra nativa. Os encontros entre tais nativos e exploradores eram amistosos.

Os primeiros europeus a passarem pela região onde atualmente fica a cidade de Chicago foram os franceses Louis Joillet, um explorador, e Lacques Piquette, um missionário. Ambos estavam a caminho de Quebec, em 1673. Desde então, até 1698, caçadores e missionários usaram frequentemente um porto instalado no Lago Huron. Em 1683, jesuítas franceses fundaram um assentamento na região, o Fort de Chicago. Devido a conflitos entre os nativos Fox e os comerciantes franceses, os nativos bloquearam o acesso do forte ao porto da cidade, em 1698. O forte foi depois abandonado, em 1705. Pouco se sabe sobre a história da região, desde então, e até 1779, quando um comerciante, Jean Baptiste Pointe du Sable, um colono haitiano, fundou o primeiro assentamento permanente, na foz do rio Chicago. Um total de 3 mil nativos migraram forçadamente, e a pequena vila de Chicago então cresceu bastante. Apenas três anos após a saída dos nativos, a vila de Chicago tinha já aproximadamente 4 mil habitantes. Em 4 de março de 1837, Chicago foi elevada ao posto de cidade. Por volta de 1848, um canal foi construído, conectando o Lago Michigan com o sistema hidroviário do Rio Mississippi-Missouri, tornando a cidade de Chicago um centro primário nacional de transportes.

Fotografia de Chicago em 1858
Por volta da década de 1850, foram construídas grandes quantidades de ferrovias, conectando a cidade com outras regiões do Estado. A primeira delas foi inaugurada em 1848. Por volta de 1856, a cidade de Chicago já era o centro primário de uma malha de 10 linhas ferroviárias, cuja extensão total era de 4,8 mil quilômetros. A cidade tornou-se o centro ferroviário mais movimentado do mundo, e o mais importante do país. Dezenas de trens partiam e chegavam à estação central de Chicago. Então, Chicago já era a maior cidade do estado de Illinois, com uma população de mais de 100 mil habitantes. Porém, o crescimento acelerado da cidade tinha seu lado negativo. A cidade possuía um péssimo sistema de saneamento básico, com esgoto infiltrando e contaminando o solo da cidade. Logo, Chicago adquiriu a reputação de ser a cidade mais suja dos Estados Unidos. Nisso, a municipalidade da cidade desenvolveu um massivo programa, cujo objetivo era a criação de uma grande e eficiente sistema de esgoto. Canos foram espalhados pela cidade, com a gravidade forçando os dejetos acima dentro dos canos. Em 1855, o terreno da cidade como um todo foi elevada de um a dois metros, para cobrir o recém-criado e definitivo sistema de esgoto da cidade. hicago cresceu enormemente durante a Guerra Civil Americana (1861 - 1865). O sistema ferroviário foi modernizado e expandido, bem como depósitos de carga, de modo a acomodar com mais facilidade carga procedente de várias partes do país, e remetidas às frentes de batalha. O comércio de trigo e a indústria da cidade também cresceram bastante, por causa da guerra. Após a guerra, imigrantes da Europa instalaram-se em grandes números em Chicago. Apartamentos pequenos, lotados, em bairros pobres, localizados perto de fábricas e comerciais, tornaram-se uma cena comum na cidade. Em 1870, Chicago era o principal fornecedor de cereais, gado e madeira, e possuía uma população de cerca de 300 mil habitantes.

GEOGRAFIA 

Chicago está localizada no nordeste do Estado americano de Illinois, à extremidade sudoeste do Lago Michigan, e em torno do Rio Chicago. A área total da cidade é de 606,1 km², sendo que deles, 588,3 km² são terra, e 17,8 km² são cobertos por corpos de água (2,94% da área da cidade). Além do Rio Chicago, o Rio Calumet também corta a cidade, no extremo sul da cidade. A região metropolitana de Chicago espalha-se por onze condados diferentes, localizados em três Estados americanos: Os condados de Cook (onde a cidade de Chicago em si está localizada), Du Page, Kane, Kendall, Lake, McHenry e o Will, no Estado de Illinois; os condados de Lake, Poter e LaPorte, no Estado de Indiana, e o condado de Kenosha, no Estado de Wisconsin.

A região metropolitana de Chicago possui 9.286.207 habitantes, enquanto o Condado de Cook possui cerca de 5,2 milhões de habitantes, o segundo maior condado dos Estados Unidos em população, perdendo apenas para o Condado de Los Angeles. A região metropolitana de Chicago possui uma área de 17.951 km². A cidade de Chicago apresenta crescimento populacional mínimo dentro de seus limites populacionais desde a década de 1940. A maior parte do crescimento populacional da região metropolitana de Chicago ocorreu principalmente em seus subúrbios, onde estão localizados muitos shopping centers, edifícios comerciais e modernos complexos industriais.

Chicago possui a maior quantidade de área destinada a parques nos Estados Unidos. São cerca de 220 facilidades ao longo da cidade, que possuem uma área total de 30 km² de área verde. Chicago também é a cidade americana que mais gasta (per capita) em seus parques. Os parques mais famosos da cidade são: o Millennium Park, aberto em 2004, ocupa uma grande área (101.000 m²) entre o centro financeiro e o litoral da cidade.; Grant Park, construído sobre um antigo aterro sanitário, em 1901; Lincoln Park, ocupa 4,9 km² no norte da cidade, ao longo do litoral do Lago Michigan, além de possuir um zoológico; Garfield Park, ocupa 748.000 m² no oeste da cidade e possui um dos maiores conservatórios do país.
Lincoln Park é um dos vários parques de Chicago
CLIMA

Chicago possui um clima continental húmido (Dfa na classificação climática de Köppen-Geiger), com as quatro estações do ano bem definidas. Os verões são quentes e húmidos e os invernos frios e com neve, com poucos dias de sol. As amplitudes térmicas mensais são elevadas, com temperaturas médias chegando aos 24ºC em julho e caindo para abaixo de zero no inverno. Outono e primavera são estações de transição.

Ao longo do ano a cidade pode experimentar extremas ondas de frio no inverno e intensas ondas de calor de verão que podem durar durante vários dias consecutivos. Há também muitos dias suaves de inverno e verão. Não são incomuns temporais durante a primavera e o verão, sendo que por vezes podem ocorrer tempestades de granizo, ventos fortes e tornados.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, a temperatura mínima absoluta registrada em Chicago foi de -33°C em 20 de janeiro de 1985, no Aeroporto de O'Hare, e a máxima absoluta atingiu 43ºC em 24 de julho de 1934, no Aeroporto Midway, sendo que no mesmo dia foram registrados 41ºC em outro ponto da cidade.

Imagem relacionada
Neve em Chicago
ECONOMIA

Chicago possui o terceiro maior produto interno bruto (PIB) metropolitano nos Estados Unidos, cerca de 630,3 bilhões de dólares, segundo estimativas de 2014-2016. A cidade também foi avaliada como a economia mais equilibrada nos Estados Unidos, devido ao seu alto nível de diversificação. Chicago foi nomeada o quarto centro de negócios de mais importante do mundo pela MasterCard. Além disso, a área metropolitana de Chicago registrou o maior número de instalações empresariais novas ou ampliados nos Estados Unidos para o ano civil de 2014.A região metropolitana tem a terceira maior força de trabalho para ciência e engenharia do que qualquer outra metrópole do país. Em 2009, Chicago foi classificada em 9º lugar na lista UBS das cidades mais ricas do mundo. Chicago era a base de operações comerciais para industriais como Marshall Field e muitos outros visionários comerciais que lançaram as bases para a indústria do Meio-Oeste e global.

Vista noturna do Centro Financeiro de Chicago
Chicago é um importante centro financeiro mundial, com o segundo maior distrito central de negócios nos Estados Unidos. A cidade é a sede do Federal Reserve Bank de Chicago (Distrito Sétimo da Reserva Federal). A cidade tem grandes bolsas de valores e futuros, incluindo a Bolsa de Chicago, a Chicago Board Options Exchange (CBOE) e o Chicago Mercantile Exchange (o "Merc"), que é de propriedade, juntamente com a Chicago Board of Trade (CBOT), do CME Group de Chicago, que também é dono do New York Mercantile Exchange (NYMEX), a Bolsa de Mercadorias Inc. (COMEX) e dos índices Dow Jones. Talvez devido à influência da Escola de Chicago, a cidade também tem mercados de negociação de contratos incomuns, tais como emissões (na Chicago Climate Exchange) e índices de estilo de equivalência patrimonial (na bolsa de futuros dos EUA). A fabricação e o processamento de alimentos também desempenha um papel importante na economia da cidade. Vários produtos médicos e empresas de serviços estão sediadas na área de Chicago, incluindo Baxter International, Boeing, Abbott Laboratories e da divisão Healthcare Financial Services da General Electric. Além de Boeing, a United Airlines mudou-se para a cidade em 2011, assim como a GE Transportation em 2013, a ThyssenKrupp e a Archer Daniels Midland. Além disso, a construção do Canal de Illinois e Michigan, que ajudou a transportar mercadorias dos Grandes Lagos ao sul pelo rio Mississippi, e as ferrovias do século XIX fizeram da cidade um importante centro de transporte nos Estados Unidos. Na década de 1840, Chicago se tornou um importante porto de grãos e na década de 1850 e 1860 a indústria de carne de porco e carne de Chicago expandiu. Atraídos por uma combinação de grandes clientes empresariais, dólares de pesquisa federais e uma grande força de trabalho alimentada por universidades da área, Chicago é também o local de um número crescente de empresas iniciantes na web como Careerbuilder, Groupon e FeedBurner.

TURISMO

Em 2014, Chicago atraiu mais de 50 milhões de turistas americanos, 11 milhões de turistas de negócios e 1,3 milhões vindos de fora dos Estados Unidos. Estes visitantes movimentaram mais de US$ 13,7 bilhões (Portugal: 13,7 mil milhões) na economia da cidade. Compras ao longo da Magnificent Mile, restaurantes, arquitetura, parques e museus atraem turistas de todos os lugares do mundo. Chicago é a terceira cidade mais utilizada para realizações de grandes convenções nos Estados Unidos. Um estudo de 2011 classificou Chicago como a quinta melhor cidade para se conhecer a pé nos Estados Unidos.

O Navy Pier, localizado na beira do lago Michigan, é um píer de 910 metros de comprimento com restaurantes, casas noturnas, uma roda gigante, sala de jogos, auditórios e espaço para descanço. A roda gigante de 46 metros de altura atrai cerca de 8 milhões de visitantes anualmente. Com previsão para ser inaugurado em 2020, o Barack Obama Presidential Center será uma ala da Universidade de Chicago no Hyde Park e incluirá também a biblioteca presidencial de Obama e o escritório da Obama Foundation. A Willis Tower (antiga Sears Tower) é um destino popular entre os turistas. O prédio possui um observatório no último andar, de onde é possível ver a cidade e o lago Michigan. Inclui também uma sacada de vidro para fora do prédio, de onde é possível olhar abaixo dos pés. Em 2013, Chicago foi eleita uma das dez cidades dos Estados Unidos que devem ser visitadas pela revista Condé Nast Traveler.

Teria coragem? A Willis Tower (antiga Sears Tower) possui um observatório com uma sacada de vidro para fora do prédio, de onde se é possível olhar abaixo dos pés. Assustador, não é?
EDUCAÇÃO

Chicago possui o terceiro maior sistema de escolas públicas dos Estados Unidos, e o quinto maior da América do Norte (superado apenas pela Cidade do México, Nova Iorque, Los Angeles e Toronto, no Canadá). Este sistema é comandado por sete pessoas, que são diretamente escolhidas pelo prefeito da cidade, e é responsável pela administração de cerca de 410 mil estudantes, bem como de 550 escolas. Cerca de 80 mil estudantes na cidade estudam em escolas católicas na cidade, que são suportadas economicamente pelo município. Outras 25 mil estudam em escolas particulares.

Chicago possui uma biblioteca central, bem como outras 80 bibliotecas menores espalhadas pela cidade. O sistema de biblioteca pública de Chicago é um dos maiores do país, com cerca de seis milhões de livros, e mais um total de seis milhões de revistas, recortes, filmes e jornais. Esta localiza-se no centro da cidade. Foi completamente destruída no Grande Incêndio de Chicago, em 1871, mas foi reconstruída no ano seguinte, com os ingleses doando cerca de oito mil livros para a biblioteca. Muitas outras bibliotecas privadas existem na cidade, sendo a maioria delas especializada em uma certa área, como matemática, geografia, artes ou história, por exemplo. Elas estão localizadas primariamente em universidades e faculdades.

A maior instituição de educação superior em Chicago é a Universidade de Chicago, que tem cerca de 25 mil estudantes. Além disso, outras três universidades estaduais, a Chicago State, a Northeastern Illinois e a Universidade de Illinois, bem como uma universidade privada, a Universidade Roosevelt, e outras duas instituições católicas, a Universidade DePaul e a Universidade Loyola, estão localizadas na cidade. O The School of the Art Institute of Chicago, considerada uma das melhores escolas de Belas Artes dos Estados Unidos, também está localizada na cidade.

Universidade de Chicago foi uma das primeiras dos EUA. Fundada em 1890.
Chicago é o maior centro de treinamento médico e dentário dos Estados Unidos, com cerca de seis faculdades de treinamento médico, que fazem da cidade um líder mundial em educação e pesquisa médica. A Universidade de Illinois assume ser maior o centro de treinamento médico do país, com seus 1,3 mil estudantes. Quatro grandes associações médicas americanas estão sediadas em Chicago. Muitas faculdades, entre públicas e privadas, estão instaladas na cidade. Entre elas, estão um sistema de sete faculdades comunitárias, que possuem um total de 200 mil estudantes, incluindo 50 mil pessoas recém-chegadas ao país, e que estão ainda aprendendo inglês.

TRANSPORTES

Chicago é o maior centro de transportes dos Estados Unidos, possuíndo a mais movimentada malha ferroviária do país, bem como o segundo aeroporto mais movimentado do mundo. O órgão público Chicago Transit Authority (CTA), é o responsável por administrar o sistema de transporte público da cidade, operando todas as linhas de ônibus, metrô e trens inter-urbanos na cidade. Aproximadamente 375 mil pessoas usam o transporte público de Chicago para locomoção dentro da cidade. A CTA é uma subsidiária da Regional Transport Authority, que controla a CTA, bem como outras companhias de transporte público que operam em outras cidades da região metropolitana de Chicago.

Aproximadamente três quartos dos habitantes da região metropolitana de Chicago usam carros como meio de locomoção, principalmente para irem ao local de trabalho. Porém, um sistema eficiente de ruas e avenidas, suplementadas com um sistema extensivo de vias expressas e autoestradas evitam problemas maiores de trânsito, tal como grandes congestionamentos. A invovação da cidade de Chicago na arquitetura e engenharia mundial afetou também suas vias públicas. Para minimizar problemas de trânsito, ruas com dois ou três andares correm ao longo da cidade. Chicago, desde primórdios de sua fundação em 1833, foi um centro portuário movimentado, tendo sido o porto madereiro mais movimentado do mundo no final do século XIX e no começo do século XX, e mesmo atualmente, Chicago continua a ser um dos mais movimentados centros portuários do país. Isto deve-se à sua localização estratégica, com o Canal de Illinois-Michigan conectando os Grandes Lagos com o sistema hidroviário do Rio Mississipi Missouri. O porto da cidade movimenta cerca de 24 milhões de toneladas de carga anualmente, possuindo 84 terminais capazes de receber navios fluviais de pequeno porte a outros gigantescos navios de cruzeiro. 

Aeroporto Internacional O' Hare já foi o mais movimentado do mundo
Os terminais ferroviários de Chicago movimentam cerca de 25 milhões de toneladas de produtos anualmente, fazendo da cidade o principal terminal ferroviário dos Estados Unidos, sem contar os mais de 37 milhões de toneladas movimentadas por caminhões de carga. Chicago é um dos centros aeroportuários mais movimentado do mundo, desde o término da Segunda Guerra Mundial. Na década de 1950, o Aeroporto Internacional Midway foi o mais movimentado do mundo, até 1962, quando o Aeroporto Internacional O'Hare superou Midway, e que continuou até 1998 como o aeroporto mais movimentado do mundo (por número de passageiros), quando foi superado pelo Aeroporto Internacional de Atlanta.

CULTURA

Chicago possui comidas de várias regiões, visto que a cidade é um caldeirão cultural. Um dos pratos mais famosos é a internacionalmente conhecida pizza no estilo de Chicago, que foi criada pela Pizzeria Uno. A cidade também possui seu próprio estilo de hot-dog, com pickles, cebola, mostarda, tomate e ervilha. Os maiores chefs de cozinha possuem filiais em Chicago, incluindo Charlie Trotter, Rick Tramonto, Grant Achatz e Rick Bayless. Em 2003, Robb Report elegeu a cidade como o melhor destino gastronômico da América.

Ficou com água na boca? Essa é a tradicional pizza de Chicago.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial Just Travel - 32 anos do desastre de Chernobyl (parte 1, Pripyat)

Centralia - Pensilvânia (Estados Unidos)

Tallinn - Estônia