Burnaby - Canadá

Cidade da província canadense de Colúmbia Britânica, e parte da região metropolitana de Vancouver. Sua população é de aproximadamente 198 mil habitantes. Situa-se ao leste de Vancouver e é a terceira maior cidade em população da província, atrás somente de Surrey (Colúmbia Britânica) e de Vancouver. É nela que acontece a série "Se liga Ian", do Cartoon Network. No dia de hoje, o Just Travel vai falar sobre a cidade de Burnaby, do Canadá, a pedido da nossa queridíssima leitora Bárbara Marques, de Chapecó/SC. É hora de conhecer mais uma cidade. Preparados? Então arrumem as malas e vamos viajar!

Bairro de Brentwood, em Burnaby
HISTÓRIA

Na incorporação, os cidadãos do município escolheram de forma unânime nomeá-lo após o legislador, orador, Freemason e o explorador Robert Burnaby, que tinha sido secretário confidencial ao coronel Richard Moody, primeiro comissário de terra para a colônia da Colômbia britânica, em meados do século XIX. Em 1859, Burnaby tinha examinado o lago de água doce perto do que é agora o centro geográfico da cidade. Moody escolheu o nome de Lago Burnaby.

Nos primeiros 30 a 40 anos após sua incorporação, o crescimento de Burnaby foi influenciado pela sua localização entre os centros urbanos em expansão de Vancouver e New Westminster. Serviu primeiramente como uma área rural agricultural que abastece mercados próximos. Mais tarde, serviu como um corredor importante do transporte entre Vancouver, o vale de Fraser e o interior e continua a fazer assim. Como Vancouver se expandiu e se tornou uma metrópole, foi um dos subúrbios de primeira classe da comunidade de Vancouver, juntamente com a cidade e distrito de North Vancouver e Richmond. Burnaby mudou de caráter ao longo do tempo de rural para suburbano para urbano.

Metrotown area, seen from Burnaby's Deer Lake
Burnaby Deer Lake com a vista da área de Metrotown
GEOGRAFIA E CLIMA

Burnaby ocupa 98,60 quilômetros quadrados (38,07 milhas quadradas) e está localizado no centro geográfico da área de Metro Vancouver. Situado entre a cidade de Vancouver, a oeste, e Port Moody, Coquitlam, e New Westminster, a leste, Burnaby é mais delimitada por Burrard Inlet e o rio Fraser no norte e sul, respectivamente. Burnaby, Vancouver e New Westminster ocupam coletivamente a maior parte da Península de Burrard. A elevação de Burnaby varia do nível do mar a um máximo de 370 medidores (1.200 pés) sobre a montanha de Burnaby. Devido à sua elevação, a cidade de Burnaby costuma ter um pouco mais de neve durante os meses de inverno do que nas proximidades de Vancouver ou Richmond. Em geral, a paisagem física de Burnaby é uma das colinas, cumes, vales e uma planície aluvial. As características da terra e seus locais relativos tiveram uma influência na posição, no tipo e na forma do desenvolvimento na cidade.

Burnaby é o lar de muitas empresas industriais e comerciais. O maior centro comercial da Colúmbia Britânica (e o segundo maior) do Canadá, o Metropolis at Metrotown, está localizado em Burnaby. Ainda assim, a proporção de terra de parque para moradores de Burnaby é uma das mais altas da América do Norte, e mantém algumas terras agrícolas, particularmente ao longo dos flancos de Fraser no bairro de Big Bend ao longo de seu perímetro sul. Tem um clima quente e temperado. O verão tem muito menos pluviosidade que o inverno. De acordo com a Köppen e Geiger o clima é classificado como Csb. 10.0 °C é a temperatura média em Burnaby. Tem uma pluviosidade média anual de 1369 mm. 38 mm refere-se à precipitação do mês de Julho, que é o mês mais seco. O mês de Dezembro é o mês com maior precipitação, apresentando uma média de 210 mm.

Devido à sua elevação, a cidade de Burnaby costuma ter um pouco mais de neve durante os meses de inverno do que nas proximidades de Vancouver ou Richmond.
TRANSPORTE

O sistema de trânsito rápido SkyTrain, com sede em Burnaby, atravessa a cidade de leste a oeste em dois lugares: a Linha Expo (concluída em 1986) cruza o sul ao longo Kingsway e a Linha do Milênio (concluída em 2002) segue a estrada Lougheed. O SkyTrain incentivou conexões mais íntimas para New Westminster, Vancouver e Surrey, bem como desenvolvimento urbano denso no Centro da Cidade Lougheed na fronteira oriental da cidade, no Centro da Cidade de Brentwood no centro-oeste e, mais notavelmente, em Metrotown, no sul.

As principais ruas norte-sul que atravessam a cidade incluem Boundary Road , Willingdon Avenue, Royal Oak Avenue, Kensington Avenue, Sperling Avenue, Gaglardi Way, Cariboo Road e North Road. As rotas leste-oeste que ligam as cidades vizinhas de Burnaby entre si incluem a Hastings Street , a Barnet Highway, a Lougheed Highway, a Kingsway (que segue a antiga trilha de cavalos entre Vancouver e New Westminster), a Canada Way e Marine Drive / Marine Way. Douglas Road, que costumava atravessar a cidade de noroeste para sudeste, tem sido amplamente absorvida pela Trans-Canada Highway e Canada Way. Desde a década de 1990, Burnaby desenvolveu uma rede de trilhas para ciclistas. Também é bem servido por Metro Vancouver.

EDUCAÇÃO

O Distrito Escolar 41 é responsável pelas escolas públicas em Burnaby. Possui também um Departamento de Educação de Comunidade e de Adultos, e também um Programa Internacional de Estudantes. As principais instituições de ensino pós-secundário incluem os principais campus da Universidade Simon Fraser (no topo da montanha Burnaby) e o Instituto de Tecnologia da Colúmbia Britânica.

Universidade Simon Fraser, em Burnaby
ECONOMIA E INDÚSTRIA

As principais empresas de tecnologia como a Electronic Arts, a Creo (agora parte da Eastman Kodak), a Ballard Power Systems e a Telus baseiam suas operações em Burnaby. A indústria pesada inclui Chevron Corporation e Petro-Canada, refinarias de petróleo nas margens de Burrard Inlet. Outras empresas como a eBay (cessou a operação em 2009), Future Shop, Ritchie Bros. Auctioneers, Cross Blue Pacific e Nokia também possuem instalações significativas em Burnaby. Outras empresas com operações baseadas em Burnaby incluem: Canada Wide Media, Doteasy, Telus, Teradici, AFCC, Mercedes-Benz Fuel Cell, HSBC Systems, Group Centro de Desenvolvimento e TransLink. A cidade possui áreas residenciais de alta densidade, grandes centros comerciais da cidade, trânsito rápido, parques de negócios e pesquisa de alta tecnologia, estúdios de produção cinematográfica como The Bridge Studios, estações de TV como a Global TV e complexos industriais.

CURIOSIDADES

Enquanto Burnaby ocupa cerca de 4% da área de terra do Grande Distrito Regional de Vancouver, representou cerca de 10% da população da Região em 2001. É o terceiro centro urbano mais populoso da Colúmbia Britânica (depois de Vancouver e Surrey) com uma estimativa População de 205.261. Como grande parte da Grande Vancouver, Burnaby sempre teve grandes comunidades étnicas e de imigrantes: para citar dois exemplos, North Burnaby, perto de Hastings Street, tem sido lar de muitos restaurantes italianos e jogos de bocha recreativos, enquanto as torres de condomínios do Metrotown sempre crescentes no sul foram abasteciddos em parte pelas chegadas mais recentes da China (Hong Kong e Macau), de Taiwan, da Coreia do Sul e da ex-Iugoslávia. De acordo com o Censo de 2006, 54% dos residentes de Burnaby têm uma língua materna que não é nem inglês nem francês, que são os idiomas oficiais do Canadá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial Just Travel - 32 anos do desastre de Chernobyl (parte 1, Pripyat)

Centralia - Pensilvânia (Estados Unidos)

Tallinn - Estônia