Brisbane - Austrália
Capital do estado de Queensland, terceira maior cidade e principal hub economico, administrativo, cultural e urbano do leste do país. É banhada pelo Oceano Pacífico e é em seu território que deságua o rio que dá nome a cidade. Hoje, o Just Travel vai até Brisbane, na Austrália, para conhecer um pouco mais sobre uma das cidades mais antigas desse fantástico país. Preparado para mais uma viagem? Então arrume as malas!
ECONOMIA
![]() |
Brisbane é a terceira maior cidade da Austrália |
HISTÓRIA
Brisbane foi fundada pelos britânicos, em 1825.
Antes da colonização européia, a área de Brisbane era habitada pelos povos Turrbal, cujos ancestrais migraram para a região através do estreito de Torres.
A área da baía de Moreton foi inicialmente explorada por Matthew Flinders. Em 17 de julho de 1799, Flinders desembarcou no que hoje é conhecido como Woody Point, que ele chamou de "Red Cliff Point", após as falésias de cor vermelha da baía. Em 1823, o governador de Nova Gales do Sul, Thomas Brisbane, instruiu que uma nova exploração seria desenvolvida, e um grupo liderado por John Oxley exploraria a baía de Moreton. Oxley explorou o rio Brisbane, na medida do Goodna. Oxley recomendou o ponto de Red Cliff para uma nova colônia, relatando que os navios podiam atracar em qualquer maré e facilmente chegar perto da costa.
Queensland foi proclamada uma colônia separada em 6 de junho de 1859, com Brisbane como sua capital, embora não tenha sido incorporado como uma cidade até 1902. Mais de vinte pequenos municípios e condados foram reunidos em 1925, para formar a cidade de Brisbane, que é regida pelo Conselho da Cidade de Brisbane.
1930 foi um ano significativo para Brisbane, com a construção dos marcos que ajudaram a definir o caráter da cidade. A Ponte Story e Brisbane City Hall, em seguida, edifícios mais altos da cidade. Além disso, o Santuário da Lembrança, em ANZAC Square, tornou-se o principal memorial da guerra de Brisbane.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Brisbane tornou-se ponto fundamental para a campanha dos Aliados quando o edifício AMP (agora chamado de MacArthur Central) foi utilizado como sede da South Pacific West pelo General Douglas MacArthur, chefe das forças aliadas do Pacífico. MacArthur tinha anteriormente rejeitado uso da Universidade de Queensland como seu quartel-general, como as curvas distintas no rio de Santa Lucia poderiam ajudar os bombardeiros inimigos. Também foi usado como um quartel-general das tropas americanas durante a Segunda Guerra Mundial o T & G Building. Aproximadamente um milhão tropas americanas passaram pela Austrália durante a guerra.
Apesar do crescimento constante, o desenvolvimento de Brisbane foi marcado por problemas de infra-estrutura. O governador do Estado John Bjelke-Petersen começou um grande programa de mudança e de renovação urbana, começando com o Distrito Financeiro Central e subúrbios. Bondes era um popular meio de transporte público em Brisbane, e a cidade tornou-se a última cidade da Austrália a fechar completamente a sua rede de bondes. A inundação de Brisbane em 1974 foi um grande desastre que temporariamente impediu o avanço da cidade. Durante esta época, Brisbane cresceu e modernizou rapidamente se tornando um destino da migração interestadual. Alguns dos marcos populares de Brisbane foram perdidos, incluindo o Hotel Bellevue e Cloudland, demolidos em circunstâncias controversas.
O crescimento da população de Brisbane ultrapassa a média nacional, desde 1990 cresce a uma taxa média de cerca de 2,2% ao ano.
GEOGRAFIA E CLIMA
Localizada no Oceano Pacífico, junto à foz do rio Brisbane, é um porto importante porto da Austrália, além de centro comercial e industrial.
Tem cerca de 980 mil habitantes na cidade propriamente dita, com mais de 1,8 milhão de habitantes em sua região metropolitana. É a maior área urbana da Austrália em território, porém, apenas a terceira em população. As estimativas dizem que em 2030 a cidade terá mais de 2,5 milhões de habitantes.
O clima de Brisbane é subtropical (classificado por Köppen como Cfa), com verões quentes e chuvosos e invernos amenos e secos. Os invernos são mais secos porque sua localização fica próxima a cidades de clima tropical. O mês de janeiro é o mais chuvoso e o mês de julho, o mais seco.
O período de seca pode começar a qualquer momento a partir de junho, seu início pode variar muito de um ano para outro, enquanto em alguns anos pode começar em junho, em outros as chuvas só diminuem no fim de agosto. Considerando a média de precipitação, o período seco se inicia em julho e se intensifica em agosto e setembro, acabando no início de outubro, quando são registradas as primeiras chuvas de verão.
No verão se destacam o calor e as chuvas, chove muito nessa época e tempestades são comuns. A temperatura fica alta durante à tarde, próxima ou superior aos 30°C, mas raramente acima dos 40°C. Massas de ar polar são raras nessa época do ano.
Durante o inverno, a amplitude térmica diária é maior, por causa do tempo mais seco, principalmente em setembro. Nos meses de junho a agosto, é comum a chegada de frentes frias seguidas de massas de ar polar, que derrubam muito a temperatura, entretanto elas atuam durante poucos dias na região, pois elas perdem força devido ao contato com o ar mais quente de latitudes mais baixas.
![]() |
Apesar de não ser uma cidade litorânea, Brisbane possuia uma praia artificial |
As indústrias de colarinho branco incluem tecnologia da informação, serviços financeiros, ensino superior e administração do setor público geralmente concentrado e em torno do distrito de negócios central e recentemente estabeleceu áreas de escritório nos subúrbios internos. As indústrias de colarinho azul, incluindo a refinação de petróleo, a estiva, a moagem de papel, a metalurgia e as oficinas ferroviárias, tendem a situar-se nos cursos inferiores do rio Brisbane e em novas zonas industriais na área urbana. O turismo é uma parte importante da economia de Brisbane, tanto em seu próprio direito e como uma porta de entrada para outras áreas de Queensland. Desde o final dos anos 1990 e início dos anos 2000, o Governo do Estado de Queensland vem desenvolvendo indústrias de tecnologia e ciência em Queensland como um todo, e Brisbane em particular, como parte de sua iniciativa "Smart State". O governo investiu em várias instalações de biotecnologia e pesquisa em várias universidades de Brisbane. O Instituto de Biociências Moleculares da Universidade de Queensland (UQ) Santa Lúcia Campus é uma grande CSIRO e iniciativa do governo de Queensland para a investigação e inovação que está atualmente a ser emulada no Queensland University of Technology (QUT) Campus em Kelvin Grove com o estabelecimento do Instituto de Inovação em Saúde e Biomédica (IHBI).
TRANSPORTES
Brisbane tem uma rede extensa do transporte dentro da cidade, assim como as conexões aos centros regionais, interestaduais e outros destinos. O uso do transporte público urbano ainda é apenas um pequeno componente do total do transporte de passageiros, sendo o maior componente de viagens de carro particular.
O transporte público é fornecido por serviços de ônibus, trens e ferry. Os serviços de autocarros são operados por operadores públicos e privados, enquanto os comboios e ferries são operados por agências públicas. O distrito central de negócios de Brisbane (CBD) é o ponto central para todos os serviços de transporte público com serviços que se concentram na estação de ônibus Queen Street, Roma Street e estações ferroviárias Central e vários cais de balsas da cidade. Brisbane CityCat serviço de ferry de alta velocidade, popular entre os turistas e viajantes, opera serviços ao longo do Rio Brisbane entre a Universidade de Queensland e Apollo Road.
A rede de Queensland Rail City consiste em 10 linhas suburbanas e abrange principalmente os lados oeste, norte e leste da cidade. Ele também fornece a rota para um serviço de trem sob controle público/privado conjunto entre a cidade e o aeroporto de Brisbane. Desde 2000, Brisbane tem vindo a desenvolver uma rede de rodovias, incluindo a South Busway Leste, Busway do Norte e da Eastern Busway. A TransLink opera um sistema integrado de emissão de bilhetes através da rede de transportes públicos.
O aeroporto de Brisbane é o principal aeroporto da cidade e o terceiro mais movimentado na Austrália, depois dos aeroportos de Sydney (a capital do país) e Melbourne. Ele está localizado a nordeste do centro da cidade e oferece serviços de passageiros nacionais e internacionais. No ano de 2012, o aeroporto de Brisbane movimentou mais de 21,3 milhões de passageiros. O aeroporto é servido pelo Brisbane Airtrain, que fornece um serviço ferroviário do centro da cidade de Brisbane para e do aeroporto. O aeroporto de Archerfield (nos subúrbios do sul de Brisbane) acua como um aeroporto geral da aviação.
Trem na estação de Nambour, em Brisbane |
EDUCAÇÃO
Brisbane possui universidades e faculdades de vários campus, incluindo a Universidade de Queensland (UQ), a Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT) e a Universidade de Griffith, todas entre as universidades mais altas da Austrália. Outras universidades que têm campus em Brisbane incluem a Universidade Católica Australiana, a Universidade Central de Queensland, a Universidade James Cook, a Universidade de Southern Queensland e a Universidade da Sunshine Coast. Brisbane é também a casa para o Centro Aborígene para as Artes Performáticas.
![]() |
Universidade de Queensland |
Existem três grandes faculdades TAFE em Brisbane: o Instituto Brisbane Norte de TAFE, o Instituto Metropolitano Sul de TAFE eo Instituto Southbank de TAFE. Brisbane é também o lar de inúmeros outros provedores terciários independentes, incluindo o Colégio Australiano de Medicina Natural, o Colégio de Teologia de Brisbane, o QANTM, o Jazz Music Institute, bem como o Jschool: Journalism Education & Training, JMC Academy.
Muitas das escolas de pré-primária, primária e secundária de Brisbane estão sob a jurisdição da Educação Queensland, um ramo do Governo de Queensland. Há também um grande número de independentes (privado), católicos romanos, luteranos e outras escolas cristãs.
SAÚDE E SERVIÇOS PÚBLICOS
O armazenamento, tratamento e entrega de água para Brisbane é feito pela SEQ Water, que vende a Queensland Urban Utilities (anteriormente Brisbane Water) para distribuição na área de Brisbane. A água para a área é armazenada em uma das três barragens; Wivenhoe, Somerset e Pinheiro Norte. Desde 13 de maio de 2005, Brisbane impôs restrições de água devido à seca. Isso também levou ao Governo do Estado a anunciar que a água reciclada purificada seria bombeada para as barragens uma vez que o gasoduto foi concluído em 2009. Mais recentemente, as restrições foram levantadas e conservação da água não é mais uma grande preocupação do conselho, embora os moradores são convidados a Medidas permanentes de conservação.
![]() |
O Lago Wivenhoe é a principal reserva de água de Brisbane |
As redes elétricas e de gás em Brisbane são tratadas pela Energex (eletricidade) e pela Origin Energy (gás), sendo que cada empresa detêm anteriormente o monopólio da oferta de varejo nacional. Desde 1 de Julho de 2007, as alterações da regulamentação de Queensland abriram o mercado de energia de retalho, permitindo que várias empresas revendam gás e electricidade.
A região metropolitana de Brisbane é atendida por todas as maiores e mais pequenas empresas de telecomunicações e suas redes. Brisbane tem o maior número de centrais telefônicas DSL habilitadas em Queensland. Um número crescente também é habilitado com hardware especial (DSLAMs), que permitem alta velocidade ADSL2 + acesso à Internet. O Brisbane CBD também possui uma rede de fibra óptica subterrânea completa, com inúmeras conexões para os subúrbios internos fornecidos por vários prestadores de serviços. Brisbane é coberto pelas áreas de serviço de saúde "Northside" e "Southside" de Queensland Health. Dentro da área de Brisbane grande há 8 hospitais públicos principais, 4 hospitais confidenciais principais, e facilidades públicas e confidenciais menores. Especialista e práticas médicas gerais estão localizados na CBD, ea maioria dos subúrbios e localidades.
Comentários
Postar um comentário