Belfast - Irlanda do Norte
O nome tem origem no irlandês Béal Feirste, ou 'boca do Farset' (feirste é o genitivo da palavra fearsaid, "um carretel"), o nome do rio onde a cidade se ergueu. O rio Farset foi tomado pelo rio Lagan, por este ser um rio mais importante. O Farset encontra-se agora canalizado debaixo da rua High. Bridge Street indica onde existia antigamente uma ponte sobre o rio Farset. É a cidade considerada o "berço" do Titanic. É flanqueada por trechos de montanha nos dois lados. Hoje, vamos conhecer a cidade de Belfast, a capital da Irlanda do Norte. Cidade onde o navio "inafundável" começou a ser construído, em 1908. Preparados para conhecer mais um lugar fantástico? Então arrumem suas malas e vamos viajar!
HISTÓRIA
LOCAIS DE INTERESSE (Pontos Turísticos)
O Europa Hotel, localizado no centro, foi bombardeado 27 vezes durante os ataques e está entre os hotéis mais bombardeados da Europa.
![]() |
Norte de Belfast, New Lodge |
A área de Belfast tem sido ocupada desde a era do bronze, e alguns objetos remanescentes da era do ferro podem ser vistos. Passou a ser um lugar importante no século XVII e surgiu como centro comercial e industrial nos séculos XVIII, XIX e XX.
Belfast tem sido a capital da Irlanda do Norte desde sua criação em 1921. Uma vez que começou a surgir como cidade principal no século XVIII também tornou-se tristemente sede de conflitos entre Católicos (agora chamados de nacionalistas) e Protestantes (frequentemente chamados de leais). O mais recente episódio destes conflitos ocorreu de 1969 até aos finais dos anos 1990.
GEOGRAFIA E CLIMA
Belfast está situada a 54°35′50″N, 05°56′20″W. Como consequência de tal latitude, possui dias de inverno curtos e longas tardes de verão. No meio do período mais escuro em dezembro, o pôr-do-sol se dá às 15h50 enquanto o nascer do sol acontece às 08h45. Entretanto, isso é contrabalanceado pelo período de maio a julho. Nos meados de junho, o pôr-do-sol ocorre depois das 22h e a luz do sol permanece até às 23h em noites mais limpas.
Ao norte de Belfast, encontram-se os Vales de Antrim, no município de Antrim, e ao sul estão os montes Castlereagh Hills, no município de Down. Mirando a cidade, estão a montanha Divis, a Black Mountain e Cavehill. Assim como o resto do país, Belfast tem um clima com muita chuva. Normalmente a média da temperatura máxima é 19°C em julho e 8°C em janeiro. A cidade é alvo de pluviosidade significativa em mais de 200 dias por ano e a média pluviométrica chega aos 850mm por ano. Ainda assim, é metade do que chove na Escócia e na Irlanda Ocidental. Enquanto o granizo e a neve caem ocasionalmente no inverno, como é uma área urbana e costeira, a neve cai em Belfast apenas 2 a 3 dias por ano.
O dia mais quente já registrado em Belfast foi de 29°C. O dia mais frio foi de 13°C abaixo de zero.
![]() |
Estádio coberto pela neve em Belfast |
O prédio da administração municipal, datado de 1906, a Queen's University of Belfast, de 1849, e outros edifícios vitorianos e eduardinos apresentam um grande número de esculturas. Dentre os edifícios, existem dois antigos bancos do Ulster Bank (1860), na Waring Street e Northern Bank (1769), próximo à Donegall Street. Também notável é a Biblioteca Linenhall Library (1788), na Donegall Square North. O arquiteto Charles Lanyon é responsável por grande parte do edifícios vitorianos. Ao lado do prédio da administração monicipal, encontra-se uma roda gigante, conhecida localmente como Belfast wheel.
A maior doca seca do mundo fica na cidade, podendo os guindastes gigantes (Samson and Goliath) dos estaleiros Harland and Wolff, construtores do Titanic, ser vistos de longe. Outras indústrias são a do linho e de corda.
Algumas áreas da cidade possuem murais sectários, refletindo as discrepâncias políticas e religiosas dos que ali vivem. Áreas com a Shankill Road contêm murais que são praticamente todos Protestantes, representando a violência republicana, a lealdade à Coroa Britânica, a Ulster Volunteer Force e a Ulster Defence Association. Murais em áreas como Falls Road, que são quase que completamente católicos romanos, apresentam temas políticos tais como a Irlanda Unida e o IRA, assim como o folclore tradicional e a língua irlandesa. O herói folclórico irlandês Cú Chulainn aparece nos dois murais, representando o herói celta das batalhas entre o Ulster e as outras províncias. Alguns murais paramilitares foram trocados, tanto nas áreas republicanas como nas áreas leais à Coroa, com imagens menos controversas. Incluíram a memória do jogador de futebol George Best, ídolo histórico do Manchester United.
![]() |
Mural em homenagem a George Best, ídolo histórico do Manchester United e que faleceu em 2005. |
O Europa Hotel, localizado no centro, foi bombardeado 27 vezes durante os ataques e está entre os hotéis mais bombardeados da Europa.
O Crown Liquor Saloon na Great Victoria Street é o único bar controlado pelo National Trust. O bar fica situado do outro lado da rua, em frente ao Hotel Europa, tendo escapado de vários ataques. Muitos dizem que isso acontece porque “Deus protege os bêbados”.
As Cortes Reais da Justiça em Chichester Street constituem a sede do Suprema Tribunal da Irlanda do Norte. Os Jardins Botânicos de Belfast possuem muitas atrações incluindo uma casa feita de palmeiras.
Belfast também possui o edifício mais alto da ilha da Irlanda, o Windsor House, que possui 80 metros de altura e 23 andares.
![]() |
Prefeitura Muncipal de Belfast. Ao fundo, a roda gigante |
O Albert Clock fica no final da High Street e foi construído em homenagem ao consorte da Rainha Vitória, o Príncipe Alberto. A Galeria de Banhos Ormeau na Ormeau Avenue é um dos mais belos espaços de arte contemporânea da Irlanda. O Belfast Zoo fica ao norte da cidade, aos pés dos montes Cavehill. Fundado em 1833 pelo Bispo Crolly, St. Malachy's College é um dos mais antigos centros de educação católico-romano da Irlanda.
O Cemitério de Belfast possui túmulos de vários notáveis residentes de Belfast, incluindo Viscount Pirrie e Sir Edward Harland.
ÁREAS E DISTRITOS DA CIDADE
![]() |
Panorama da cidade de Belfast |
- Andersonstown – uma área predominantemente católica em Belfast Oeste, sob a sombra da Black Mountain e Divis com uma mistura de área residencial e comercial. O jornal local é o Andersonstown News.
- Ardoyne
- Ballymacarrett – um distrito da classe operária protestante, perto da rua. Construído sob as sombras dos famosos guindastes da Harland and Wolff: Sansão e Golias, grande número de trabalhadores da região trabalharam nos estaleiros. A área é também conhecida como 'Ulster's Freedom Corner', uma séria de murais leais à Coroa.
- Ballymurphy – um bairro residencial em Belfast Oeste. O nome vem do irlandês Baile na Murghiagh significando a vila aos pés da grande montanha. Esta área tem sido habitada desde a época Viking e era originalmente um local de pesca do rio Farset.
- Belfast City Centre
- Belvoir
- Braniel
- Castlereagh
- Cherryvalley
- Cregagh
- Donegall Road
- Falls Road
- Finaghy
- Gilnahirk
- Lisburn Road
- Malone
- New Lodge
- Newtownbreda
- Rathcoole
- Ravenhill – localizada na Ravenhill Road e ao sul do centro da cidade, o parque Ormeau fica nas vizinhanças. A área tem tido um aumento considerável no preço das casas nos últimos anos.
- Rosetta
- Sandy Row
- Shankill Road
- Shaw's Road – Entre as vias Stewartstown Road e Glen Road em Belfast Oeste. Esta área é conhecida por ter sido o primeiro lugar em Belfast a ter casas construídas por falantes de Irlandês, com o propósito de construir uma Gaeltacht.
- Short Strand
- Stormont – uma das áreas mais ricas de Belfast, onde o parlamento Northern Ireland Parliament buildings e o Stormont Castle estão localizados.
- Tiger's Bay – uma área dos unionistas ao norte de Belfast. Situada entre Duncairn Gardens e a via Limestone Road, não muito longe da área nacionalista New Lodge, o que fez desta área um local muito violento durante os conflitos.
- Stranmillis
- Turf Lodge – um distrito predominantemente católico em Belfast Oeste.
TRANSPORTE
Belfast é, pelos padrões europeus, uma cidade relativamente dependente de carro, com uma extensa rede de estradas, incluindo uma via com 10 faixas M2 motorway.
Todo o transporte público da Irlanda do Norte é operada por subsidiárias da Translink. Os serviços de ônibus na cidade e nos arredores são operados pela Translink Metro, que fazem a ligação entre os distritos residenciais e o centro da cidade com 12 corredores de transportes públicos de alta qualidade, fazendo serviços radiais a partir do centro, o que resulta numa falta de conexões diretas entre as áreas suburbanas. Áreas mais distantes são servidas pelo Ulsterbus.
Northern Ireland Railways tem serviços ferroviários, com trens saindo dos subúrbios ao norte de Belfast para Carrickfergus e Larne, em direção ao leste para Bangor, e em direção ao sul para Lisburn e Portadown.
A mais importante reforma de estradas em Belfast começou no início de 2006 e foi finalizada em 2009.
A cidade possui dois aeroportos: o George Best Belfast City Airport (em homenagem ao ex-jogador, que fez história na seleção do país e no Manchester United, da Inglaterra) perto do Belfast Lough e o Belfast International Airport perto do Lago Neagh. O aeroporto internacional oferece vôos domésticos, europeus e transatlânticos. O aeroporto da cidade que é muito próximo ao centro, oferece vôos domésticos e para algumas cidades da Europa.
ESTALEIRO HARLAND AND WOLFF
Em 155 anos de existência, a empresa já construiu mais de 1.700 navios, sendo os mais conhecidos da famosa White Star Line: RMS Olympic, HMHS Britannic e o mais famoso deles, talvez o mais famoso do mundo, o Titanic. Após a compra do estaleiro Harland fez de seu assistente Wolff um sócio da empresa. Gustav Wolff era o sobrinho de Gustav Schwabe, um investidor da cidade de Hamburgo, que tinha interesses comerciais na empresa de navegação Bibby Line. Aos três primeiros navios encomendados ao estaleiro foram construídos para essa linha. O estaleiro que diferenciou pela adoção de várias inovações, entre elas a substituição da madeira utilizada nos decks superiores por chapa de ferro, o que possibilitou a construção de secção quadrada e plana na parte inferior, com o consequente aumento na capacidade dos navios construídos pelo estaleiro.
Com a morte de Edward Harland em 1895, a direção da empresa foi assumida por William Pirrie que lá permaneceu até sua morte em 1924. Thomas Andrews foi o projectista chefe da empresa durante o período da construção dos navios Olympic e seus navios irmãos: o Titanic e o Britannic entre 1909 e 1914.
![]() |
Imagem rara do Titanic sendo construído, em 1909. Navio afundou em abril de 1912 |
Falando mais sobre o mais famoso navio construído pela Harland and Wolff, a história dele todo mundo já conhece. Da saída do porto de Southampton (Inglaterra) em 10 de abril de 1912, com as escalas em Cherbourg (França) e Cobh (Irlanda) até a fatal colisão com um iceberg quatro dias depois, resultando no naufrágio que matou cerca de 1.500 pessoas durante a viagem inaugural, que tinha como destino Nova York. A localização exata do navio ficou desconhecida do mundo durante 73 anos, sendo encontrado por uma expedição em 1985, perto da Ilha de Terra Nova, no Canadá.
![]() |
Belfast tem um museu dedicado inteiramente ao Titanic, contando toda a história do navio desde a construção até o naufrágio |
Atualmente, um quarteirão inteiro de Belfast é dedicado ao navio. O museu que relembra toda a história do Titanic está instalado em um prédio que foi projetado para ser um marco arquitetônico no país. E tão grandioso quanto foi o navio. O museu funciona no mesmo lugar onde o Titanic foi construído.
Comentários
Postar um comentário